Carro de menor consumo no Brasil não é um compacto 1.0?

Toyota, criadora do primeiro carro híbrido de produção em massa e, agora, do primeiro veículo híbrido flex, acredita na sustentabilidade socioambiental

Por AutoPapo25/02/19 às 08h10
CONTEÚDO PATROCINADO

Apesar de maiores e mais pesados que os veículos compactos, os carros híbridos são os que têm os menores consumo de combustível e emissão de poluentes. A tecnologia é muito mais eficiente do que um motor a combustão, mesmo se for um 1.0. Assim, os híbridos também contribuem mais com o meio ambiente.

Entre os fatores que contribuem para a eficiência dos híbridos é o recurso da frenagem regenerativa, que recarrega a bateria. Os veículos da categoria são equipados com esse sistema, colocando em uso a energia despendida pelo atrito dos freios que, em carros a combustão, seria desperdiçada.

Além disso, os carros híbridos podem andar, por algum tempo, consumindo apenas eletricidade. Ou, caso contrário, estão combinando a energia do motor a combustão com a eletricidade. No primeiro caso, não emitem nenhum poluente. No segundo, vão reduzir significativamente a quantidade de químicos expelidos.

Criadora do primeiro carro híbrido de produção em massa e, agora, do primeiro veículo híbrido flex, a Toyota acredita na sustentabilidade socioambiental.
Toyota Prius é o primeiro híbrido flex do mundo.

Um exemplo é o Toyota Prius, o modelo híbrido mais vendido do mundo, e também o primeiro a chegar, em massa, ao mercado. Ele é equipado com um motor elétrico de 72 cavalos de potência e 16,6 kgfm de torque, e outro a gasolina 1.8 16V, com potência de 98 cv e torque 14,2 kgfm. A potência combinada é de 123 cv.

Segundo testes do Inmetro, o consumo de combustível do modelo, na cidade, é de 18,9 km/l. Já na estrada esse valor diminui, o que também é característico dos carros híbridos: 17 km/l. Em comparação, o carro 1.0 com menor consumo de gasolina na cidade é o Renault Kwid, que roda 14,9 km/l.

Assim, vemos que os carros híbridos, como o Prius, contribuem mais com o meio ambiente. Neste sentido, a Toyota é uma fabricante que sempre se destacou. O Prius foi o primeiro carro híbrido produzido em larga escala, em 1997, no Japão. Desde então, o modelo chegou a dezenas de outros países e, hoje, é o híbrido mais vendido do mundo.

Mais recentemente, a Toyota também se destacou por criar o primeiro motor híbrido flex do planeta. A fabricante está desenvolvendo dois modelos com a nova tecnologia, um Prius e um Corolla. Este último será o primeiro a ser lançado, no fim de 2019.

O primeiro motor híbrido flex do mundo foi concebido pela Toyota do Brasil e, além de contribuir para o meio ambiente e evolução da tecnologia, também traz distinção para o país.

“Este é um trabalho que […] destaca o Brasil no cenário mundial das alternativas para a eletromobilidade, como produtor de um dos automóveis mais limpos do mundo, em consonância com o Programa Rota 2030”, declarou Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, durante a cerimônia de apresentação do Prius híbrido flex, em Brasília (DF).

Carros híbridos refletem preocupação da Toyota com o meio ambiente

Ao investir no desenvolvimento de carros híbridos e de tecnologia que os tornem um bem prático e adaptado à realidade brasileira, a Toyota está honrando um compromisso que fez com a sociedade e o meio ambiente. Em 2015, a fabricante japonesa criou o Desafio Toyota 2050, um conjunto de metas que visam a sustentabilidade da cadeia produtiva.

Os objetivos definidos pela marca devem ser alcançados até o ano de 2050, e envolvem o lançamento de novos veículos e fábricas com zero emissão de gás carbônico (CO2); otimização do uso da água na produção; adoção de sistemas baseados em reciclagem; e o investimento de uma sociedade em harmonia com a natureza.

A Fundação Arara Azul, em parceria com a Toyota, luta pela preservação desta e outras espécies na área do Pantanal.

Estes itens, contudo, não são apenas palavras ao vento. A empresa vem tomando diversas atitudes no sentido de alcançar suas metas. Além do desenvolvimento de novos modelos e tecnologias de carros híbridos, a Toyota implementou a coleta de água da chuva em duas de suas fábricas; reduziu o consumo de água e produção de resíduos com a fabricação de carros; a reciclagem de toneladas de baterias; e a coleta de milhares de pneus no Brasil para destinação correta.

Além disso, desde 2009, a companhia mantém a Fundação Toyota do Brasil, organização que patrocina programas de preservação ambiental e formação de cidadãos. A fundação também  a coordena, hoje, programas ecológicos que a companhia já mantinha no país desde a década de 1980.

Zona de proteção ambiental em Tamandaré (PE): Criadora do primeiro carro híbrido de produção em massa e, agora, do primeiro veículo híbrido flex, a Toyota acredita na sustentabilidade socioambiental.
A área de proteção ambiental da Costa dos Corais, em Tamandaré (PE), também tem o apoio da Fundação Toyota.

Entre os projetos da Fundação Toyota do Brasil, está uma parceria com a Organização Não Governamental (ONG) SOS Mata Atlântica, que tem o objetivo de preservar o bioma mais ameaçado do país. A empresa também colabora com o Instituto Arara Azul, que luta pela preservação desta e outras aves do Pantanal; e com o SOS Pantanal, outra ONG dedicada é conservação da região do Pantanal.

Outros parceiros da organização incluem a área de proteção ambiental Costa dos Corais e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Fundação Toyota do Brasil também investe em ações sociais

Além de desenvolver carros híbridos, tecnologias de zero emissões, e investir na preservação do meio ambiente, a Toyota também coordena programas sociais. Através da Fundação Toyota do Brasil, a companhia mantém diversos projetos nas cidades onde possui fábricas.

Assim, as ações beneficiam comunidades de Guaíba (RS), Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Sorocaba (SP).  Os projetos englobam as áreas como a educação, meio ambiente e cultura, e incluem a participação de funcionários como voluntários.

Vitrine Cultural, em Guaíba (RS), é um espaço que visa promover o desenvolvimento cultural e turístico da cidade.

Em Guaíba, a Toyota criou a Vitrine Cultural a partir da restauração de um imóvel histórico conhecido como “Casa do Juiz”. O novo espaço, aberto ao público, passou a servir como área de exposições de arte, lançamentos de livro, oficinas e palestras, com o objetivo de promover o desenvolvimento turístico e cultural da cidade.

Já em São Bernardo do Campo, a Fundação Toyota do Brasil está realizando a ampliação e modernização da Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato. Um investimento de R$ 4,5 milhões foi feito na reforma do edifício, a praça e locais em seu entorno.

A nova biblioteca contará com espaço infantil, sala temática e plataforma elevatória para pessoas com mobilidade reduzida, além de uma sala multiuso com assentos para 120 pessoas.

Espetáculo circense promovido durante o Dia das Crianças da Toyota.

Além disso, desde 2009, em Indaiatuba e Sorocaba, a Toyota realiza um evento público no Dia das Crianças. A programação inclui atividades voltadas para a conscientização ambiental relacionadas aos projetos ambientais da empresa, como o Arara Azul.

O Dia das Crianças da Toyota também inclui teatro de fantoches, jogo de xadrez humano, um contador de histórias, oficinas ecológicas, atividades circenses e apresentações do circo Vox.

Imagens Toyota | Divulgação

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