7 carros feitos no México que seriam bem-vindos no Brasil

Desde o dia 19 de março, carros e autopeças estão sendo negociados entre o Brasil e o México sem qualquer tarifa de importação

toyota tacoma trd sport access cab 9
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 31/03/2019 às 10h54
Atualizado em 11/08/2022 às 16h28

O sistema de cotas do comércio bilateral automotivo entre Brasil e México terminou recentemente. Desde o dia 19, carros e autopeças estão sendo negociados entre os dois países sem pagar tarifa de importação. A mudança ainda levanta muitas incertezas sobre o futuro do acordo e os prós e contras – principalmente para a indústria brasileira. Mas faz a gente lembrar de veículos bacanas que são produzidos no país parceiro. Fato que a produção lá é voltada principalmente para os Estados Unidos, mas não custa sonhar com alguns desses modelos sendo vendidos aqui.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

7. Mazda 3

Foto Mazda | Divulgação

Seria legal ver a marca japonesa de volta ao país depois de vazar do Brasil nos anos 2000. O modelo médio é produzido na unidade de Salamanca e acaba de ganhar a quarta geração, apresentada no Salão de Los Angeles, em novembro de 2018.

Tem variações hatch e sedã e desenho instigante que segue a linguagem Kodo, da Mazda. Inspirado no carro conceito Kai, tem capô abaulado, faróis afilados e laterais com desenho limpo, aspectos que conferem um conjunto bastante arrojado e peculiar. No México, é vendido com motor 2.5 aspirado da linha SkyActiv-G, com 184 cv de potência e opções de caixas manual ou automática de seis marchas.

6. Lincoln MKZ

Está bem, o MKZ é uma variação do Fusion. Sim, a gente sabe que a marca não existe e dificilmente existirá no Brasil. Mas seria legal ver esta variação do sedã médio-grande da Ford com o emblema da Lincoln e visual que parece uma salada de estilos. Mantém o porte clássico, só que a grade grandona remete a antigos modelos da Jaguar, misturado a capô com linhas arredondadas e faróis bem horizontalizados.

A traseira ostenta spoiler nada discreto e uma linha contínua de luzes de uma ponta a outra da carroceria. Fabricado em Hermosillo, é equipado com motores Ecoboost: um 2.5 de 245 cv e um V6 de 350 cv, além de versão híbrida.

5 . Hyundai Accent

Foto Hyundai | Divulgação

O sedã compacto já esteve entre nós em sua segunda geração, com aquele desenho controverso de sul-coreano dos anos 1990 e início dos 2000. Agora em sua quinta geração e produzido em Monterrey nas configurações hatch e sedã, parece um mini Sonata – cá entre nós, o desenho remete a uma penca de outros Hyundai mundo afora. Aqui no Brasil, canibalizaria o HB20, mas só que o Accent tem mais espaço, com 2,60 m de entre-eixos. O conjunto mecânico é conhecido: motor Gamma 1.6, mesmo do HB, que rende 121 cv lá e trabalha com câmbio manual ou automático de seis marchas.

4. Toyota Tacoma

Feita no México, Tacoma ficaria acima da Hilux
Foto Toyota | Divulgação

Maior que a Hilux importada da Argentina, a Tacoma é bem ao estilo estadunidense, com porte robusto e meio abrutalhado – só em 2018 foram 224 mil unidades desta picape mexicana vendidas nos EUA, para desespero de Donald Trump. Usa sempre um V6 com injeção direta, potência de 278 cv e torque máximo de 36 kgfm. Com 5,39 m de comprimento, só não impressiona na capacidade de carga: até 682 kg nas versões com tração 4×2 e para até 571 kg, nas 4×4 – até a Fiat Toro leva mais peso. É feita na fábrica da Toyota em Tecate, na região de Baja California.

3. Kia Rio

Kia Rio feito no México pode vir para o Brasil
Foto Felipe Boutros | AutoPapo

O Kia Rio em sido prometido desde a segunda geração, que deixou de ser produzida em 2011, mas nunca chegou por culpa do câmbio sempre desfavorável. A nova fábrica da marca sul-coreana em Pesquería, no México, abriu nova possibilidade. Com design assinado pelo cultuado alemão Peter Schreyer, o carro foi mostrado no Salão de São Paulo (de novo!) e prometido para 2019 com o mesmo motor do Hyundai HB20: 1.6 Gamma. Façam suas apostas.

importados
Foto Kia | Divulgação

2. Chevrolet Blazer

Blazer já foi feita no Brasil; hoje, no México
Foto Chevrolet | Divulgação

Pois é, um Blazer renovado já roda e é produzido em Coahuila desde dezembro de 2018. Adotou design bem mais moderno, que não lembra o estilo “Spin gigantesco” do atual Trailblazer fabricado no Brasil. Tem carroceria esculpida, faróis afilados e grade diferentona com filetes ondulados. O utilitário esportivo grande ganha apenas 1 cm a mais no entre-eixos (2,85 m), mas usa a moderna plataforma C1XX, que serve a diferentes jipões das diversas marcas da GM.

No México e nos EUA se posiciona entre o Equinox e o gigantesco Traverse e é equipado com motor 3.6 V6 de 309 cv aliado a uma caixa automática de nove marchas.

Quer conhecer o Equinox? Confira o vídeo!

1. GMC Sierra

Feita no México, Tacoma poderia vir
Foto GMC | Divulgação

Se é para ter uma picape grandona, que seja diferente. Com estilo quadradão, faróis retilíneos e grade bicuda e generosa, a Sierra impressiona só de olhar e faria a cabeça de agroboys e picapeiros urbanos por aí. O único problema é achar vaga no shopping para seus 5,22 m de comprimento, 2 m de largura e 3 m de entre-eixos. Derivação GMC da Chevrolet Silverado 1500 produzida em Guanajuato, no México, tem capacidade de carga de mais de 800 kg.

O motor é o 5.3 V8 da família EcoTec3, com injeção direta, 355 cv de potência e 53 kgfm de torque. O modelo, a propósito, ganhou nova geração no Salão de Detroit de 2018 e já é produzida nos EUA, com mudanças significativas na frente, mas sem perder a imponência. Na boa, poderiam trazer as duas picaponas que a gente agradece.

Fotos | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Experienced Maids 18 de agosto de 2025

Efficiency experts delivered, gave us family time back. Lifestyle enhancement achieved. Schedule heroes.

Avatar
FABIO 31 de março de 2019

O México fabrica algum Hatch Médio interessante?

Avatar
joao paulo estevam 31 de março de 2019

bom dia, tenho um HOND FIT 2009 LXL AUTOMATICO. E uma coisa que me intriga e a marcacao de consumo do combustivel.
sera que esses equipamentos nao da defeito? Existe uma maneira de AFERIÇÃO? acho que um bom item para se fazer um comentario e procurar uma soluçao.

abracos

Avatar
Deixe um comentário