10 carros usados que quase não precisam de manutenção
Separamos 10 modelos que têm fama de serem resistentes e dar pouca dor de cabeça para seus donos quando o assunto é oficina
Separamos 10 modelos que têm fama de serem resistentes e dar pouca dor de cabeça para seus donos quando o assunto é oficina
Dono de carro parece ter alergia à oficina. Não gosta de ter de levar o seu automóvel à mecânica, nem quando é revisão. Então, prefere sempre aqueles usados que quase não precisam de manutenção.
VEJA TAMBÉM:
Separamos 10 modelos que têm fama de dar pouca ou nenhuma dor de cabeça ao proprietário. Claro que como todo veículo de segunda mão é preciso ver se o antigo dono manteve essa reputação.
Veja agora 10 carros usados que quase não precisam de manutenção e basicamente vão te fazer matar as saudades do mecânico só em revisões preventivas.
A fabricante japonesa por si só já tem fama de fazer carros que quase não precisam de manutenção, e o Fit é um desses usados. Quem tem – ou teve – o monovolume não abre mão do modelo (e hoje sofre com a saída de linha do compacto, cuja produção foi encerrada em 2021).
Seja em qualquer uma das três gerações, com motor 1.4 ou 1.5, o Honda Fit é daqueles carros confiáveis e com imagem de inquebráveis. Só fique de olho em possíveis folgas nas válvulas e nos componentes da suspensão – o Fit tem aquela calibragem bastante dura e costuma sofrer no asfalto brasileiro.
O nome Fire passou a denominar as versões mais “defasadas” do Palio a cada reestilização, o que confere ao hatch um caráter bastante simples. Porém, desde a primeira geração (lá de 1996) que o carro da marca italiana tem fama de robustez e está entre os usados que quase não precisam de manutenção.
No caso do Palio só observe o corpo de borboleta, o estado das bobinas de ignição e o desgaste das bielas do sistema.
O Etios jamais agradou no estilo, só que na mecânica não há quase do que reclamar. O compacto manteve a boa qualidade mecânica e de construção de outros carros da Toyota para ser um usado que quase não precisa de manutenção.
Vendido de 2012 a 2022, em versões hatch e sedã, o modelo costuma parar pouco na oficina, seja com motor 1.3 ou 1.5. Um defeito que pode perturbar o sono é no sistema de embreagem.
Mais um carro de marca japonesa com fama entre os usados que quase não precisam de manutenção. O hatch, além disso, ainda tem reputação de revisões com preço competitivo na rede autorizada.
O March foi vendido no Brasil com motores 1.0 e 1.6. Fique atento apenas a problemas que podem aparecer no conjunto da embreagem e no trambulador do câmbio.
Parte considerável do sucesso que fez o Gol ser o veiculo mais vendido do país por quase 30 anos está na sua robustez. Mesmo nas últimas fases, o compacto continua com fama de carro valente e que quase não precisa de manutenção.
Ainda mais se formos considerar o G3 vendido por quase toda a década de 2010. E a segunda geração que passou a usar a plataforma do Fox.
O motor 1.0 EA 111 o que tem de veterano, tem de manutenção descomplicada. Só fique atento quando esse propulsor ganhou o sobrenome VHT, que apresentava problemas de lubrificação.
A General Motors meio que tentou repetir a receita do Gol e deu certo. O Chevrolet Onix começou sua trajetória no Brasil com os conhecidos motores Família I, baixo custo de manutenção e que quase não precisam ir para o conserto.
Não surpreende que o hatch foi o mais emplacado do Brasil por cinco anos. E que continue nas primeiras posições do ranking de vendas. Só fique ligado em problemas mais persistentes no atuador de embreagem.
O compacto chegou ao Brasil não só com design ousado. Mesmo com uma variada gama de motores e versões, o HB se estabeleceu no mercado pelo aspecto mecânico.
Revisões com preços baixos e projeto acertado na manutenção descomplicada, hoje é um dos carros usados que quase não precisam ir para a oficina. De mais frequente mesmo, trepidação excessiva nos pedais do freio.
Quando lançou o Sandero no Brasil, em 2007, a Renault bateu na tecla da manutenção simples e barata, a exemplo do Logan, com quem compartilha a base. Mesmo no segmento de usados, o hatch compacto mantém essa reputação, seja com motor 1.0 ou 1.6.
De qualquer forma, vale ter uma atenção a mais com os propulsores 16V, cujas correias costumam apresentar desgaste precoce.
A picape tem a fama de pau para toda obra também pelo fato de ser um dos carros que quase não precisam de manutenção. Isso mesmo ao longo de quase 30 anos e com uma infinidade de conjuntos mecânicos.
A picape tem acerto de suspensão robusto e nível de construção que não exige tantas revisões além das preventivas. Porém, é sempre bom observar a embreagem e possíveis vazamentos no cilindro mestre. Em unidades equipadas com o motor 1.8 da GM verifique o corpo de borboleta.
O Corolla não poderia ficar de fora de uma lista de carros usados que quase não precisam de manutenção. Tamanha confiabilidade mecânica acompanha o modelo pelo menos desde 1998, quando o sedã começou a ser produzido no Brasil.
Os motores 1.8 e 2.0 são elogiados pela durabilidade e ajudam nessa imagem de carro inquebrável que o Corolla construiu ao longo dos anos. Fora o fato que tradicionalmente donos do sedã são zelosos nas revisões, o que aumentam as chances de conseguir um carro usado que quase não precisa de manutenção.
Nesta geração atual do Corolla, todavia, fique ligado nos rolamentos dianteiros.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Tenho um Toyot Étios hb XLS 1.5, ano 2016 que nunca entrou em uma oficina mecênica
carros eletricos nao quero ne de graça kkkk carro bom e toyota bmw volvo o resto e conversa todos dao pal e ja era …
O melhor pra mim eo Corolla tenho um 2003 até agora e só óleo e gasolina e já vai fazer 5 anos.
O melhor da lista sem dúvidas é o Honda fit , o tanque de guerra .
Qualquer carro da Honda em que o dono cuida bem não terá problema.
O gol,dá manutençao sim..adquiram um p ver se não terá q resolver problemas d arrefecimento e vazamento d agua
Mais uma imensa vantagem do carro elétrico: Não precisa trocar óleo (só o do diferencial), sem filtros (só o da cabine), sem velas, sem correias/correntes, baixíssimo consumo de pastilhas de freio etc etc
dos dez, carros mencionado só dois tá aprovado são eles o gol e o Onix o resto é suspeito principalmente o Sandero, e o Sandero é o mesmo Logan, tive um Logan me incomodou muito,de carros importados tou fora..
.
Muito boa essa lista. Na minha experiência acrescento outro Hyundai, em 11°, o Creta.
O único porém dos Toyotas é conseguir achar um usado que esteja a venda. Quando aparece um na revenda, ele ja acha comprador em seguida.
Os carros da Toyota como por exemplo o Etios é um carro que não se quebra tem um bom motor e caixa o conforto tbm é bom principalmente o sedan é muito econômico a Toyota precisa colocar mas tecnologia nesse carro.
Acho que o editor não conhece um carro chamado Civic.🤔🤔🤔 Ou não conhece ou é dono de Corolla.