Ford estuda modo de eliminar cheiro de carro novo na China
Forte odor é uma das principais causas de reclamação dos consumidores de veículos zero-quilômetro do país asiático
Por AutoPapo23/11/18 às 20h40Alguns aficionados chegam a dizer que o cheiro de carro novo é o melhor perfume que existe. Porém, nem todos pensam assim. Na China, em especial, esse odor desagrada bastante: por lá, a maioria dos consumidores simplesmente não o suporta. A rejeição é tamanha que a Ford já faz estudos para eliminá-lo de seus produtos.
Um relatório feito pela J.D. Power China aponta que o odor forte e o elevado consumo de combustível são responsáveis pela maioria das críticas de compradores de veículos naquele país. Nada menos que 16,4% dos consumidores reclamaram do cheiro de carro novo. O levantamento inclui apenas motoristas que adquiriram um automóvel zero-quilômetro em um período máximo de 90 dias.

Pensando em agradar seus clientes, a Ford já estuda maneiras de eliminar o cheiro de carro novo de seus produtos. Com o desenvolvimento de tecnologias de direção autônoma, a empresa pretende que o próprio veículo, após sair da fábrica, direcione-se ao pátio de estocagem e estacione sob o sol, com os vidros abertos. Desse modo, o odor sairia naturalmente, como atualmente acontece após a compra.
A Ford já vem aplicando novos materiais no interior de seus produtos, justamente para tentar amenizar o cheiro de carro novo. Porém, essa medida ainda não foi suficiente para agradar os motoristas chineses, que relatam associar o odor a produtos químicos.
Eliminação do cheiro de carro novo reflete importância do mercado chinês
O esforço da Ford para eliminar o cheiro de carro novo é reflexo da importância comercial da China. O país asiático é o maior mercado consumidor de automóveis do mundo. No ano passado, quase 30 milhões de veículos foram vendidos por lá. Agradar os compradores locais, portanto, é fundamental para qualquer empresa se manter viva no setor.
Foto Shutterstock | Reprodução