[Vitrine] Captiva com motor 2.4 é opção econômica na linha do SUV

O modelo fez sucesso no início das vendas no Brasil, ganhou motor 2.4 e é boa opção para quem quer um SUV espaçoso

Por Fernando Miragaya 25/10/19 às 17h45
Especial para o AutoPapo

Em uma época em que o EcoSport nadava de braçadas como SUV compacto barato, a General Motors percebeu que podia pegar carona na maré. Os utilitários esportivos já começavam a chamar a atenção do mercado e a estratégia foi trazer um modelo do México bem mais espaçoso e equipado que o compacto da Ford, por menos de R$ 100 mil – em um segmento que a rival não atuava. Deu certo e o Captiva, assim que chegou, em 2008, começou a vender bem.

O Captiva fez sucesso no início das vendas no Brasil, ganhou motor 2.4 e é boa opção para quem quer um utilitário esportivo espaçoso.

O SUV médio tinha muitas virtudes e carregava motor V6 robusto aliado à tração integral. Logo depois surgiu a opção Sport, o Captiva 2.4 com quatro cilindros, menos potente, porém bem mais econômico. Foi a alavanca para o sucesso comercial do modelo, que virou figurinha fácil no mercado de seminovos.

E se você não se importa com liquidez complicada, e ainda quer um jipinho valente e confortável, vale prestar atenção nas linhas 2015 e 2016, as quase derradeiras do utilitário esportivo por aqui.

Preço do Captiva

Chevrolet Captiva Sport 2.4 2015 / 2016 – entre R$ 57 mil e R$ 68 mil

Motores e consumo do Captiva

Essa leva já pega o motor Ecotec retrabalhado. Com isso, a potência passou de 171 cv para 184 cv. Só não ache que ele será o suprassumo do desempenho como no V6. Pelo contrário, pesado (1.742 kg), o Captiva demora a arrancar e atingir velocidades maiores.

O Captiva fez sucesso no início das vendas no Brasil, ganhou motor 2.4 e é boa opção para quem quer um utilitário esportivo espaçoso.

Só mesmo depois dos 60 km/h é que o SUV deslancha. Mesmo assim, as retomadas só acontecem em giros altos. O utilitário esportivo da Chevrolet com o motor 2.4 tem consumo de 10 km/l na cidade, e 14,9 km/l na estrada.

Mas a proposta aqui é justamente conforto. E isso fica nítido com o acerto do câmbio automático de seis marchas, com passagens suaves. Com 2,70 m de entre eixos, o banco traseiro recebe três pessoas numa boa.

  • Legal: conforto, nível de equipamentos e espaço interno
  • Ruim: retomadas de velocidade e liquidez

Na frente, o motorista tem posição de dirigir elevada, boa quantidade de porta-objetos e folga para as pernas e ombros – além de ajustes elétricos do seu banco.

chevrolet captiva 2016 interior

O volante é meio grandão, mas o principal porém fica para o posicionamento da tela, meio baixa no console central e fora do alcance dos olhos do condutor, que precisa desviar muito a atenção para uma mudança de estação de rádio.

A boa notícia é que na linha 2016 o Captiva já vinha com opção de MyLink, com entrada USB, GPS e Bluetooth.

Equipamentos

Os equipamentos também dão o tom do SUV mexicano. O modelo chegava com seis airbags, controles de estabilidade e tração, Isofix, monitoramento dos pneus e retrovisor eletrocrômico.

chevrolet captiva 2016 cambio automatico

Além de obrigatórios ar automático, trio, direção hidráulica, computador de bordo e ajustes do volante, também trazia acionamento remoto do motor, teto solar e bancos de couro.

A suspensão tem acerto macio que neutraliza de certa forma os buracos, e a carroceria rola mais um pouco – como bom SUV voltado para o mercado estadunidense que é.

Cesta de peças

Kit com 2 amortecedores traseiros R$ 1.347,18
Kit de velas R$ 246,04
Jogo com 4 pastilhas de freio dianteiras R$ 1.789,50
Kit de embreagem R$ 1.200,43
Farol dianteiro esquerdo R$ 3.284,01
Lanterna traseira direita R$ 1.921,78
Retrovisor externo esquerdo R$ 5.311,72

Fique atento, pois há relatos de ruídos vindos do jogo multibraço traseiro com o passar do tempo. O isolamento acústico é bom, só que o acabamento tem algumas partes de plástico difíceis de aceitar para um carro desta categoria.

Revisões do Chevrolet Captiva

No pós-venda, é aquele drama de utilitário esportivo, com peças caras – principalmente componentes de carroceria, como faróis e lanternas. Pelo menos um 2016 está no finzinho da garantia e a GM tem revisão com preço fixo mesmo após os 60 mil km, com preços que não são nenhum absurdo para um modelo desta categoria.

Confira as revisões com preço fixo e mão de obra:

Quilometragem Preço
40.000 km R$ 816
50.000 km R$ 496
60.000 km R$ 836
70.000 km R$ 472
80.000 km R$ 1.836
90.000 km R$ 516

Avaliação do Captiva

Característica Nota
Desempenho 3 ★★★☆☆
Espaço 5 ★★★★★
Equipamentos 4 ★★★★☆
Segurança 4 ★★★★☆
Liquidez 1 ★☆☆☆☆
Pós-venda 3 ★★★☆☆
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37 Comentários
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    THAMARA CHRISTINA SANTOS VICENTE SILVA 27 de outubro de 2019

    Tudo que diz na matéria é verdade, menos o consumo na cidade 6km/l e na estrada 11km/l.

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    Marcelo silva 27 de outubro de 2019

    Muito bom carro tenho uma 2010
    Em conforto e muito bom
    Estou vendendo a minha esta muito nova

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    SANTIAGO 27 de outubro de 2019

    Suspensão RUIM demais

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    marino Masculino santiago 27 de outubro de 2019

    SANTIAGO Tenho uma 2.4 ano 2015 novinha com plástico ainda , porém acho um problema que ainda tenho dúvidas se é amortecedor pois ela sente muito terrenos acidentados é muiiito dura parece que nem tem buchas na suspensão horrível

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    [email protected] 27 de outubro de 2019

    Meu a Captiva fazendo 10 km p litro onde isso.

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    Tuca 27 de outubro de 2019

    Estou na terceira Captiva mas a minha média cidade/estrada trabalhando fica nos 8 Km litro.
    Agora consegui uma 15 com teto solar e rodas 18 originais mas o consumo está alto.
    Ótimo carro.

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    anderson 26 de outubro de 2019

    Tenho uma Captiva 2012 2.4 fiz hoje 10.7 na estrada é uma nave pois tinha um Sandero 1.0 não tem comparação é uma ótima aquisição vale a pena ter uma e o consumo é o que eu esperava pois um carro pesado e de motor potente tem que gastar mesmo.

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    Teodoro Nonato da Silva 26 de outubro de 2019

    Tenho uma Captiva 2012, há um ano
    Acho meu carro maravilhoso
    consumo 8 Km p/litro na cidade
    9,5 Km por litro na estrada
    Normal pelo conforto do carro
    Nada a reclamar
    Pretendo pegar uma mais Nova.

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    Dirson 26 de outubro de 2019

    Csptiva é uma bomba. Não passa d 7 na cidade e 12.5 estrada. Esse consumo é mentiroso. Fora mecânica q é absurdo de caro.

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    Alex 26 de outubro de 2019

    A modelo V6 é bem melhor, pena que o brasileiro adora
    um carro econômico, as Peças é compartilhada com o ômega Fittipaldi, que a GM não deveria ter tirado de linha, acorda Chevrolet

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    Alex 26 de outubro de 2019

    A modelo V6 é bem melhor, pena que um carro econômico, as Peças é compartilhada com o ômega Fittipaldi, que a GM não deveria ter tirado de linha, acorda Chevrolet

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    Fábio Alexandre 26 de outubro de 2019

    Tenho uma Captiva Sport 2011, e realmente não faz 10Km/l. A minha faz média de 7Km/l. Carro excelente, confortável, seguro, mas bebe igual o dono.

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    Vinicius 26 de outubro de 2019

    Tenho uma 2012 branca e realmente é maravilhosa, chama atenção por onde passa! Muitos SUVs do mercado atual não tem o conforto e a gama de equipamentos que a Captiva possui. Pretendo trocar por uma 2016/2017 em breve! A minha fazem média 6 km,/l na cidade e 11 km/ na estrada. Não acho o consumo alto pelo nível de conforto que ela me proporciona.

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    Ernani 26 de outubro de 2019

    Cuidado. Tive uma 2012 . E co 100.000km me deixou na mão.
    A caixa tem um problema crônico.
    Gastei R$11.000,00 para arrumar e fui aconselhado a passar para frente pois o problema poderia piorar.

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    ROGER 26 de outubro de 2019

    Ótimo carro, faz 11,5km por litro na estrada tranquilo e 8km na cidade. Confortável, atualizado e bem acabado. Muito carro zero não oferece o que esse carro tem pelo valor de mercado de venda.

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      Teodoro Nonato da Silva 26 de outubro de 2019

      Tenho uma 2012,faz 8km na cidade
      9,5 na estrada
      Faz um ano que tenho, acho minha Captiva
      maravilhosa em tudo
      Nada a reclamar
      Sobre o consumo normal,pelo conforto
      Que o carro é.

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    Paulo 26 de outubro de 2019

    Tenho uma 2.4 2011, 145.000 km, carrão , manutenção básica

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      Sergio santos 27 de outubro de 2019

      MANUTENÇAO BASICA? Como assim amigo? Tenho uma 2009/2010?

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    Daniel Maciel César 26 de outubro de 2019

    Tenho uma Captiva Sport 2.4 Ecotec, ano 2011. Carro muito bom, espaçoso e confortável. Acabei de fazer média na estrada e deu 8 km/l.

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    Nelson 26 de outubro de 2019

    Tenho uma 2011, 2.4. Consumo na cidade no máximo 6.5Km/l, na estrada pisando leve, média de 100 110Km/h, chega a 11,5Km/l.

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      Paulo 26 de outubro de 2019

      Igual

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      THAMARA CHRISTINA SANTOS VICENTE SILVA 27 de outubro de 2019

      Verdade

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    fabiano 26 de outubro de 2019

    Ainda tenho a capitiva 2011/12 já câmbio de 06 macha mas falar sobre econômia , não existe ? Corro é atualizado até os dia de hoje conforte e segurança e equipamentos é tudo de bom mas econômica não é? É mitira pois ainda mim encontro com carro pelo desane e conforto

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    Isaac jr 26 de outubro de 2019

    Duvido fazer 10km/L na estrada.

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      Dilo 26 de outubro de 2019

      Tenho uma 2014 10/estrada e 7 cidade

      Sem esticar a marcha mas é um baita carro!!

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    Fabiano 26 de outubro de 2019

    Tenho uma 2010, muito confortável,carro ótimo para viagens, sabendo usá-lo faz 10,5 km/l em estrada . razoável

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    Marcel 26 de outubro de 2019

    10 km/l na cidade??
    Esse cara entende alguma coisa de carro pra escrever isto?

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    Renato 26 de outubro de 2019

    Sou proprietário de uma 2010 desde zero bom não é nada econômica não faz 10km/l nem parada com relação a visualização de rádio etc desnecessário comentário vc troca tudo no volante quem fez a matéria não sabe nada de Captiva

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    Sidimar jhonatan de camargo 26 de outubro de 2019

    Tenho uma captiva 2010 ecotec 2.4 , minha cidade é pequena e com isso resulta em um consumo muito elevado, chega a fazer 4.7 km por litro na cidade e 10.5 em rodovias .

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    Tatiana 26 de outubro de 2019

    Tenho uma 2012 e realmente é maravilhosa, extremamente espaçosa e confortável. Sei que a sugestão foi para os modelos 2015/2016, mas não acredito que seja tão diferente da minha no quesito consumo. Na cidade faz apenas 6 km/l (gasolina). Esse é o ponto fraco do carro.

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      ERMARI ZANINI 26 de outubro de 2019

      tenho uma 2012 excelente carro, estou atrás de um modelo novo, 2016 baixa km

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        Marcela 27 de outubro de 2019

        Olá, tenho uma 2016 pouco rodada e quero vender.

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    Jorge Luiz 26 de outubro de 2019

    O carro é tudo isso que estão dizendo! Porém o consumo…
    10km/l na cidade é piada.(mesmo na gasolina). Já tive duas, porém o consumo 7km/l andando bem, se gostar de apertar o pé, vai para 6km/l facil.

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      TIAGO RAMBO VIANNA 26 de outubro de 2019

      Verdade. Eu faço média 5 na cidade por se tratar de uma cidade pequena

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      Douglas 26 de outubro de 2019

      com certeza o consumo que foi publicado não é veridico. Também já tive e fica nesta média 6 a 7 na cidade.

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      DANILO TADEU AMADO 26 de outubro de 2019

      Concordo tenho uma 2012 motor 2.4 máxima estrada 1p kml

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    Estanislau Vladimir da Silva Mendes 25 de outubro de 2019

    Captiva 2.4 econômica???? O quê???? Mentira, é um carro beberrão pra caramba!!!! A V6 é mais econômica!!!! Brincadeira!!!! Tenha uma 2.4 pra vc ver!!!

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