Vou trocar os pneus: posso colocar o estepe para rodar?
Precisar comprar pneus novos? Usar o estepe pode gerar economia, mas há algumas regras que devem ser observadas antes de usá-lo
Precisar comprar pneus novos? Usar o estepe pode gerar economia, mas há algumas regras que devem ser observadas antes de usá-lo
Os quatro pneus já deram o que tinham que dar e chegou a hora de substituí-los. Pode-se comprar apenas três colocar o estepe para rodar?
Depende da “certidão de nascimento” do estepe, pois pneu, como qualquer outro composto de borracha, tem prazo de validade. Em primeiro lugar, deve-se aprender a identificar sua data de fabricação, que está necessariamente registrada na banda lateral com quatro dígitos depois da sigla DOT. Eles indicam a semana e o ano de fabricação.
Veja na ilustração:
Os quatro dígitos, no caso, são “3315” significam que o pneu foi fabricado na 33ª semana de 2015. As fábricas, em geral, se recusam a informar a validade de seus produtos e algumas se restringem a afirmar – verbalmente – que o pneu tem garantia de cinco anos.
Qual é então seu prazo de validade do pneu? Há um consenso de que os pneus conservam suas características entre cinco e seis anos depois de fabricados. Não importa se rodava, ou guardado como estepe no porta-malas ou no estoque da loja. Ele expira por um processo natural de oxidação do composto de borracha.
Ultrapassados estes cinco a seis anos, o pneu perde algumas de suas características como, por exemplo, sua flexibilidade e inicia um processo de ressecamento e endurecimento. Sua aderência no asfalto é reduzida, mas não apresenta riscos de segurança.
Depois de dez anos de fabricação, o pneu não deve mais ser utilizado pois surgem trincas e falhas no composto de borracha e há riscos de estouro no caso de velocidades mais elevadas. Neste caso, não pode colocar o estepe para rodar (assim como outros pneus).
Então, pode-se colocar o estepe para rodar se o pneu foi fabricado há menos de cinco anos. Entre cinco a dez anos, ele deve permanecer como sobressalente, pois perde características essenciais para garantir um bom comportamento do automóvel. Depois de dez anos, o pneu não deve mais ser utilizado pois oferece risco de se romper em velocidades um pouco mais elevadas, como na estrada, por exemplo.
Também é importante ressaltar que para colocar o estepe para rodar, ele deve ser da mesma marca e especificações dos novos pneus. Clique aqui e veja mais sobre essa questão.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
As especificações técnicas, inclusive, data de fabricação do estepe do meu carro, é igual aos usados p rodar. Entretanto, a jante é de ferro, ao invés de liga leve. Posso colocar esse estepe na jante de liga leve, e colocar p rodar?
Se meu carro tiver estepe temporário posso tirar ele e colocar no lugar estepe da mesma rodagem do veículo e cabe no compartimento?
tenho hum logan ele tem hum problema baixa oleo sem ter vasamento e nao fumassa
Cleomar, você tem problemas mais urgentes que seu Logan…
Rivaldo já tive este tipo de problema,e acabei descobrindo que o problema estava na bomba de combustível,ai mandei trocar os reparos da bomba e voltou ao normal,antes tinha feito tudo isso que vc falou,gastei dinheiro sem nescessidade !!!
Tenho um Ford festa 1.0 2011,e ele não esta respondendo, a aceleração,já troquei os cabos.de vela,fiz regulamento de motor, limpeza de bico, mas não adiantou.
Vende e compra outro.