Precisa só de dois pneus novos para o seu carro? Então veja 7 dicas

Se o veículo estiver com dois pneus ruins e dois bons, não há necessidade de substituir os quatro; porém, é preciso ter atenção a alguns detalhes

Por AutoPapo29/06/18 às 15h17

Seu carro está com dois pneus gastos, mas os outros dois ainda estão bons? Pois saiba que é possível comprar só um par de pneus novos para substituir apenas os que estão desgastados; só é preciso trocar os quatro componentes se todos eles estiverem em más condições. Todavia, é preciso ficar atento a alguns procedimentos e ter cuidados na hora da compra e da instalação.

Confira 7 dicas para ficar seguro!

Precisa só de dois pneus novos para o seu carro? Então veja 7 dicas

1. Pneus novos devem ser colocados na traseira

Ao contrário do que muitos pensam, os pneus novos devem ser colocados no eixo traseiro. Por um simples motivo: se ocorrer perda de aderência ou algum outro problema com um dos pneus dianteiros, o motorista tem o volante para controlar o carro. Se é no eixo traseiro, ele vira “passageiro”, pois não tem nenhum controle da situação.

2. Faça o rodízio da maneira correta

Ao colocar os pneus no eixo traseiro, os que lá estavam devem ir para a dianteira do mesmo lado, se o carro tiver tração traseira. Se a tração for nas rodas dianteiras (é esse o caso da maioria dos modelos), os traseiros vão para a frente em “X”, invertendo os lados. Se o veículo tiver tração nas quatro rodas, transfira os pneus da traseira para a dianteira invertendo os lados, ou seja, em “X”.

3. Pneus unidirecionais têm que ser mantidos do mesmo lado

Se os pneus forem do tipo unidirecional, jamais mude seu lado: isso porque eles têm um sentido único de rodagem, que foi previsto em projeto e não pode ser alterado. Na hora de fazer o rodízio, troque os dianteiros pelos traseiros sempre do mesmo lado.

4. Faça o balanceamento

Precisa só de dois pneus novos para o seu carro? Então veja 7 dicas

Rodas que receberam novos pneus devem ser balanceadas. Mas só há necessidade de alinhamento se estiver na quilometragem recomendada pelo manual do veículo ou se o desgaste das bandas de rodagem tiver sido irregular.

5. Mantenha os pneus calibrados

Além de ter pneus em bom estado, o veículo precisa estar corretamente calibrado. Isso traz vantagens tanto para a dirigibilidade quanto para a durabilidade. Muitos carros pedem calibragem diferente entre pneus dianteiros e traseiros. Lembre-se de ajustá-la depois de fazer o rodízio.

6. Pneus novos podem ser de outra marca

Os novos pneus não precisam, necessariamente, ser da mesma marca e do mesmo modelo dos outros dois que serão mantidos no veículo. Porém, é essencial que os dois substitutos sejam idênticos e que os quatro tenham as mesmas medidas e especificações (menos em veículos que utilizam componentes de medidas distintas em cada eixo, o que é muito raro: costuma ocorrer apenas em superesportivos). Cada par de pneus iguais precisa ser mantido sempre no mesmo eixo, para não comprometer a dirigibilidade do veículo.

7. É possível aproveitar o estepe

Quer comprar apenas um pneu e aproveitar o estepe para completar o par? Pode, desde que seja verificada, em primeiro lugar, sua data de fabricação. Se tiver mais que cinco ou seis anos, deixe-o lá, como sobressalente. Além disso, lembre-se de comprar o segundo pneu da mesma marca e com especificações idênticas às do estepe.

Fotos iStock | Reprodução

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14 Comentários
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    Marcelo Abrão 16 de março de 2019

    Gostaria de tirar uma duvida, posso colocar um par de pneus 195 55 16 sendo que os outros dois são 195 50 16?

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    Osanam Giordane 31 de janeiro de 2019

    O Auto Papo está correto, pneus novos atrás, veja a matéria do G1 no Campo de prova da Pirelli.

    https://www.youtube.com/watch?v=W8ieA0DZmN8

    Pneus novos atrás para ter maior controle! Mito quebrado e parabéns ao Auto Papo.

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    carlos henrique 17 de janeiro de 2019

    tenho pneus aro 20 em minha hilux e até hoje não encontrei uma resposta confiável para calibrar.

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    jose geraldo soares 22 de outubro de 2018

    Já tinha conhecimento do comentário do Bob Sharp, muito bem embasado tecnicamente. Tive a necessidade de trocar apenas 2, e os coloquei na dianteira. Que cada um leia as matérias existentes, tire as conclusões e faça o procedimento que lhes trará mais segurança.

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    Luis Santos 5 de julho de 2018

    Sei que o conceito atual, quando da troca de dois pneus, é colocá-los no eixo traseiro. Isso já rendeu muito pano pra manga. E alguns especialistas, como o Bob Sharp, ainda defendem o contrário: 2 pneus novos? Que fiquem no eixo dianteiro.

    Dado a grande gama de opiniões apontando para o eixo traseiro, deixando o Bob como virtualmente o único defensor do eixo dianteiro, tendo a me inclinar em adotar o conceito da maioria. Eixo traseiro!

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      lamh 6 de julho de 2018

      No momento de derrapagem numa curva é mto mais fácil controlar o carro com pneus novos na frente e mais desgastados atrás. Quando sobra a traseira na curva fica fácil corrigir, mas qdo sobra a dianteira é mais complicado. Concordo plena mente com Bob Sharp, pneus novos sempre na dianteira.

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        Emilson Cesar da Silva 16 de junho de 2019

        Espere estourar um pneu para vc q ocorre com pneu ruim na traseira…

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        Emilson Cesar da Silva 16 de junho de 2019

        Bob Sharp é um imbecil…ele é piloto e nao engenheiro…e ele sempre pilotou carros contraçao traseira…

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    Gabriel Pereira 1 de julho de 2018

    Discordo da primeira (dica): como vou ter controle da direção se os pneus estão lisos?

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      Neilson 23 de novembro de 2018

      Se os pneus estiverem lisos troque os quatro !!!

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      Rodrigo 26 de fevereiro de 2019

      Esse é o ponto também, se você tem pneus novos na frente, tem uma falsa sensação de segurança que pode fazer exceder os limites dos traseiros e vai sair de uma vez sem nem perceber, do contrário, se tiver mais gastos na frente, vai trabalhar nesse limite que é o que sente melhor no volante, se mantendo longe do limite dos pneus traseiros.

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      Emilson Cesar da Silva 16 de junho de 2019

      Burro….ele nao nao falou em pneu liso…é RODIZIO de pneu AINDA em bom estado…

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      Emilson Cesar da Silva 16 de junho de 2019

      O eixo contrario ao da traçao, é sempre o responsavel pelo “leme” do carro, é o que mantem estabilidade em caso de falta de traçao, estouro ou ate perda da roda…ocorre que mesmo sem roda,se consegue direcionar o carro pois os pneus novos no eixo contrario manteram o carro na sua direcao inercial….se estiverem ruins o carro dança, derrapa,etc…ou seja perda total de controle…com pneus novos no eixo contrario ao da traçao, ainda tem uns 60% de controle…

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    Rodolfo 29 de junho de 2018

    Prezados, boa tarde!
    … Ótimo texto, parabéns!
    … Eu prefiro fazer o rodízio dos pneus para então trocar na mesma hora os 4 pneus, assim eles terão envelhecido por igual e terão gastado por igual. É o tal do custo vs benefício… quatro pneus novos e aderência e seguranças nas quatro rodas.
    Abraços,

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