Vou trocar os pneus: posso colocar o estepe para rodar?

Precisar comprar pneus novos? Usar o estepe pode gerar economia, mas há algumas regras que devem ser observadas antes de usá-lo

pneu prazo validade dot
Por Boris Feldman
Publicado em 27/08/2018 às 15h30

Os quatro pneus já deram o que tinham que dar e chegou a hora de substituí-los. Pode-se comprar apenas três colocar o estepe para rodar?

Depende da “certidão de nascimento” do estepe, pois pneu, como qualquer outro composto de borracha, tem prazo de validade. Em primeiro lugar, deve-se aprender a identificar sua data de fabricação, que está necessariamente registrada na banda lateral com quatro dígitos depois da sigla DOT. Eles indicam a semana e o ano de fabricação.

Veja na ilustração:

Validade determina se pode colocar o estepe para rodar

Os quatro dígitos, no caso, são “3315” significam que o pneu foi fabricado na 33ª semana de 2015. As fábricas, em geral, se recusam a informar a validade de seus produtos e algumas se restringem a afirmar – verbalmente – que o pneu tem garantia de cinco anos.

Validade do estepe (e outros pneus)

Qual é então seu prazo de validade do pneu? Há um consenso de que os pneus conservam suas características entre cinco e seis anos depois de fabricados. Não importa se rodava, ou guardado como estepe no porta-malas ou no estoque da loja. Ele expira por um processo natural de oxidação do composto de borracha.

Ultrapassados estes cinco a seis anos, o pneu perde algumas de suas características como, por exemplo, sua flexibilidade e inicia um processo de ressecamento e endurecimento. Sua aderência no asfalto é reduzida, mas não apresenta riscos de segurança.

Depois de dez anos de fabricação, o pneu não deve mais ser utilizado pois surgem trincas e falhas no composto de borracha e há riscos de estouro no caso de velocidades mais elevadas. Neste caso, não pode colocar o estepe para rodar (assim como outros pneus).

Então, pode-se colocar o estepe para rodar se o pneu foi fabricado há menos de cinco anos. Entre cinco a dez anos, ele deve permanecer como sobressalente, pois perde características essenciais para garantir um bom comportamento do automóvel. Depois de dez anos, o pneu não deve mais ser utilizado pois oferece risco de se romper em velocidades um pouco mais elevadas, como na estrada, por exemplo.

Também é importante ressaltar que para colocar o estepe para rodar, ele deve ser da mesma marca e especificações dos novos pneus. Clique aqui e veja mais sobre essa questão.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jônatas 17 de abril de 2020

As especificações técnicas, inclusive, data de fabricação do estepe do meu carro, é igual aos usados p rodar. Entretanto, a jante é de ferro, ao invés de liga leve. Posso colocar esse estepe na jante de liga leve, e colocar p rodar?

Avatar
Paulo Sérgio da Silva 1 de abril de 2020

Se meu carro tiver estepe temporário posso tirar ele e colocar no lugar estepe da mesma rodagem do veículo e cabe no compartimento?

Avatar
cleomar 27 de agosto de 2018

tenho hum logan ele tem hum problema baixa oleo sem ter vasamento e nao fumassa

Avatar
Luis 30 de agosto de 2018

Cleomar, você tem problemas mais urgentes que seu Logan…

Avatar
Paulo Rogério 27 de agosto de 2018

Rivaldo já tive este tipo de problema,e acabei descobrindo que o problema estava na bomba de combustível,ai mandei trocar os reparos da bomba e voltou ao normal,antes tinha feito tudo isso que vc falou,gastei dinheiro sem nescessidade !!!

Avatar
Rivaldo Placido da silva 27 de agosto de 2018

Tenho um Ford festa 1.0 2011,e ele não esta respondendo, a aceleração,já troquei os cabos.de vela,fiz regulamento de motor, limpeza de bico, mas não adiantou.

Avatar
Luis 30 de agosto de 2018

Vende e compra outro.

Avatar
Deixe um comentário