Vou trocar os pneus: posso colocar o estepe para rodar?

Precisar comprar pneus novos? Usar o estepe pode gerar economia, mas há algumas regras que devem ser observadas antes de usá-lo

Por Boris Feldman27/08/18 às 15h30

Os quatro pneus já deram o que tinham que dar e chegou a hora de substituí-los. Pode-se comprar apenas três colocar o estepe para rodar?

Depende da “certidão de nascimento” do estepe, pois pneu, como qualquer outro composto de borracha, tem prazo de validade. Em primeiro lugar, deve-se aprender a identificar sua data de fabricação, que está necessariamente registrada na banda lateral com quatro dígitos depois da sigla DOT. Eles indicam a semana e o ano de fabricação.

Veja na ilustração:

Validade determina se pode colocar o estepe para rodar

Os quatro dígitos, no caso, são “3315” significam que o pneu foi fabricado na 33ª semana de 2015. As fábricas, em geral, se recusam a informar a validade de seus produtos e algumas se restringem a afirmar – verbalmente – que o pneu tem garantia de cinco anos.

Validade do estepe (e outros pneus)

Qual é então seu prazo de validade do pneu? Há um consenso de que os pneus conservam suas características entre cinco e seis anos depois de fabricados. Não importa se rodava, ou guardado como estepe no porta-malas ou no estoque da loja. Ele expira por um processo natural de oxidação do composto de borracha.

Ultrapassados estes cinco a seis anos, o pneu perde algumas de suas características como, por exemplo, sua flexibilidade e inicia um processo de ressecamento e endurecimento. Sua aderência no asfalto é reduzida, mas não apresenta riscos de segurança.

Depois de dez anos de fabricação, o pneu não deve mais ser utilizado pois surgem trincas e falhas no composto de borracha e há riscos de estouro no caso de velocidades mais elevadas. Neste caso, não pode colocar o estepe para rodar (assim como outros pneus).

Então, pode-se colocar o estepe para rodar se o pneu foi fabricado há menos de cinco anos. Entre cinco a dez anos, ele deve permanecer como sobressalente, pois perde características essenciais para garantir um bom comportamento do automóvel. Depois de dez anos, o pneu não deve mais ser utilizado pois oferece risco de se romper em velocidades um pouco mais elevadas, como na estrada, por exemplo.

Também é importante ressaltar que para colocar o estepe para rodar, ele deve ser da mesma marca e especificações dos novos pneus. Clique aqui e veja mais sobre essa questão.

5 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • cleomar 27 de agosto de 2018

    tenho hum logan ele tem hum problema baixa oleo sem ter vasamento e nao fumassa

    • Luis 30 de agosto de 2018

      Cleomar, você tem problemas mais urgentes que seu Logan…

  • Paulo Rogério 27 de agosto de 2018

    Rivaldo já tive este tipo de problema,e acabei descobrindo que o problema estava na bomba de combustível,ai mandei trocar os reparos da bomba e voltou ao normal,antes tinha feito tudo isso que vc falou,gastei dinheiro sem nescessidade !!!

  • Rivaldo Placido da silva 27 de agosto de 2018

    Tenho um Ford festa 1.0 2011,e ele não esta respondendo, a aceleração,já troquei os cabos.de vela,fiz regulamento de motor, limpeza de bico, mas não adiantou.

    • Luis 30 de agosto de 2018

      Vende e compra outro.

Deixe um comentário