Como economizar combustível: as 12 melhores dicas!
Uma das despesas com carro que o motorista mais sente é na hora de abastecer, por isso listamos medidas simples que o ajudarão a não desperdiçar dinheiro
Uma das despesas com carro que o motorista mais sente é na hora de abastecer, por isso listamos medidas simples que o ajudarão a não desperdiçar dinheiro
Quem tem carro sabe a fonte de despesas que ele é. Não importa a idade ou quantos quilômetros, o custo para desfrutar da comodidade é alto. Entre as despesas, a que o motorista mais sente no bolso é na hora de abastecer. Separamos 12 dicas simples e infalíveis para economizar combustível.
Essa primeira dica de como economizar dinheiro é simples, pois envolve pequenas ações. A primeira delas é aprender a calcular o combustível que mais vale a pena ao abastecer.
Esqueça a regra dos 70%: com a evolução dos motores flex, é possível considerar que a diferença de preço entre gasolina e etanol pode ser de até 75%. Por isso é importante que o consumidor calcule o consumo do seu carro (clique aqui para aprender a calcular) para saber qual combustível custará menos por km rodado.
É importante frisar também que os valores da gasolina e do etanol estão variando muito, então é importante que essas contas sejam feitas com frequência.
A gasolina aditivada traz benefícios a longo prazo: o aditivo da gasolina impede a formação de depósitos de sujeiras, um verdadeiro carvão, os tais depósitos carboníferos no interior do motor. Essa é a vantagem da gasolina aditivada: manter o motor limpo e com uma combustão sempre correta.
Uma alternativa à gasolina aditivada é, a cada quatro tanques da comum, colocar um frasquinho de aditivo (de marca conceituada e efeito detergente/dispersante).
E a gasolina premium (Petrobras Podium, Shell V-Power Racing, Ipiranga Octapro), quando vale a pena colocar? Ela traz benefícios em ganho de potência apenas em carros que tenham motores com alta taxa de compressão, em geral os importados de alta performance. Ela tem uma octanagem maior que só é útil nesses casos.
A exceção é usar a gasolina premium nos carros que ainda tem tanquinho de partida a frio: ela tem uma validade maior do que a gasolina comum ou aditivada. Como os tanquinhos têm capacidade pequena, não há impacto no bolso.
Já o etanol aditivado não traz benefício algum. É que o derivado da cana tem baixo teor de carbono (cerca de 1/3 em relação ao da gasolina) e, por isso, não deixa resíduos no motor. Desse modo, sua utilização, além de não economizar combustível, é incapaz de proporcionar qualquer outro tipo de ganho.
Boris Feldman fala sobre as 3 gasolinas neste vídeo
‘Pé fundo’ no acelerador para arrancar com o carro é uma prática completamente desnecessária na maioria dos casos: só aumenta o desgaste de diversos componentes (pneu e embreagem, por exemplo) além de desperdiçar gasolina/etanol/GNV/diesel.
Acelere suavemente e passe as marchas na rotação de torque máximo – ideal para máximo desempenho com o mínimo consumo. É só conferir no manual qual é a rotação de torque máximo. A maioria dos carros é equipada com conta-giros e ele deve ser usado para esse fim.
Muitos carros mais novos já estão sendo equipados com indicadores de trocas de marchas: por meio de indicações no painel, eles mostram a hora certa de passar as marchas e manter o motor na faixa de rotação ideal. Testes efetuados com esse sistema indicaram uma economia de até 20% do consumo.
Outros apelam para os econômetros, que apontam quando o motorista pisa de forma desnecessária no acelerador.
Outra dica é não ficar fazendo controle de embreagem desnecessariamente. Essa prática, além de elevar o gasto de combustível, ainda abrevia a vida útil do disco de embreagem.
Economizadores de combustível são vendidos como soluções milagrosas na internet. Mas as montadoras investem milhões em pesquisa e desenvolvimento para reduzir o consumo e não apelariam para esses dispositivos? Claro que não, pois não tem eficiência.
Andar na banguela não economiza combustível: deixar o carro em ponto morto enquanto ele está em movimento obriga que ele continue sendo alimentado.
Nos carros com injeção eletrônica, há o cut-off, dispositivo que corta a injeção enquanto ele está engrenado e com as rodas em movimentos, pois elas mesmas continuam “girando” o motor.
Andar na banguela só vai exigir mais do sistema de freios – e te provocar um prejuízo mais a frente.
O preço do metro cúbico (m³) do gás é mais barato do que o litro dos demais combustíveis. Mas o motorista deve considerar outros gastos quando resolve instalar o GNV.
Na maioria dos casos, só vale a pena instalar o “kit GNV” quando a média de quilômetros rodados por mês varia entre 4.000 e 5.000 quilômetros, pois é necessário considerar o custo da instalação dele.
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Abastecer 50 litros de álcool e 20 de gasolina compensa
Depende o valor do litro do etanol e da gasolina!
Sr. Boris, vejo vários vídeo na internet de pessoas dizendo que conseguem reduzir consumo de combustível trocando o filtro de ar que não seja o recomendado.
E quanto à potência do motor, é possível se fazer uma “reprogramação” e aumentá-la? Não digo transformar um Uno num esportivo, mas modelos que tem uma relação peso/potência que fica um pouco a desejar, como Captur 1.6 e CR-V 2.0,.
Eu descordo de que andar na banguela não reduz consumo. REduz sim, mas tem que saber andar e retirar. Além disso tem que ter o cuidado de não deixar na banguela muito tempo (numa descida leve por exemplo), pois prejudica a lubrificação do motor. Enfim, se não sabe usar, melhor não usar mesmo.
Só o faço quando a estrada tem mais de duas faixas e o carro está equilibrado entre resistência do ar e declividade, não aumentando a veliocidade, caso contrário melhor engatar
Tudo isso pra economizar uma miséria…
Sobre banguela eu discordo e provo o contrario. Morro a baixo com o carro em ponto morto o motor fica em 1000 giros a 80 kms por hora, com a marcha engatada nestes mesmos 80 kms o motor trabalha a 3000 giros. Desde quando o motor consome menos com maior giro? so se na engennharia de voces, na minha e do meu eco sporte nao, em 1000 kms rodados eu ganho 100 se fosse tudo morra a baixo. Agora sobre sewgurança e outro papo, eu so recomendo para quem conhece a estrada.
A partir do momento que vc solta o acelerador, o carro faz o cut off. Aliás, além disso, você ainda pode utilizar o freio motor. Banguela é para carro carburado.
Ele provavelmente nem sabe o que significa cut off… infelizmente, pra ele e sua segurança…
Amigo vc está equivocadoa diferençade está descendo com a marcha engatada é que o sistema de injeção eletrônica corta o combustível ! Na banguela continua injetando
Não precisa fazer conta e mais contas, basta abastecer 20 litros em cada posto de combustíveis ( a partir de 20 litros muitas bombas estão programadas para acelerar eletronicamente, somente, a quantidade de gasolina.Isso quer dizer que, se voce abastecer 30 litros o sistema so abastece 28 litros e voce paga o preço dos 30 litros.
Favor dirimir uma dúvida: um carro com motor 1.0 andando a 100 km/h, está na mesma velocidade que um carro 2.0 andando a 100 km/h?
Sim Eltom, pois é a mesma diferença da famosa pergunta, o que pesa mais? 1KG de algodão ou 1KG de ferro?
Então sim, andam na mesmas velocidades, porém o motor com menor litragem, vai ser mais econômico…
Olha essa pergunta!!! A diferença é que um carro 1.0 precisa subir mais o giro que o carro 2.0, mas é óbvio que estão na mesma velocidade.