Aprenda a escolher uma oficina mecânica de qualidade
Fique atento às reclamações dos clientes no Reclame Aqui ou no Procon e questione se o centro automotivo possui um responsável técnico qualificado
Fique atento às reclamações dos clientes no Reclame Aqui ou no Procon e questione se o centro automotivo possui um responsável técnico qualificado
Um automóvel exige cuidados. O motorista precisa calibrar os pneus, encher o tanque, pagar impostos e, entre outras coisas, fazer manutenções preventivas. Se acontecer um acidente, a necessidade de contar com uma boa oficina mecânica é ainda maior. Com o intuito de facilitar o processo de escolha, selecionamos algumas dicas para ajudá-lo a encontrar um bom centro automotivo.
De acordo com o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), é preciso estar atendo a alguns detalhes. Entre eles:
Uma das evidências de uma boa oficina mecânica começa com a questão legal: ela tem alvará de funcionamento da prefeitura? Tem atestado de vistoria do Corpo de Bombeiros? Possui licença ambiental de operação? Todos esses documentos devem estar expostos e com fácil visualização para os clientes.
Também é importante verificar as condições do CNPJ do centro automotivo.
Uma boa oficina mecânica oferece um atendimento adequado ao cliente, com condições apropriadas de conforto: recepção com sanitário exclusivo para clientes próximo da sala de espera, oferta de água e café, instalações apropriadas para os peritos de seguradoras.
Confira se há boa conservação do imóvel, bom estado de limpeza e organização. O estabelecimento deve ser agradável, organizado e bem iluminado. Equipamentos e ferramentas devem estar em lugares específicos, assim como as peças e os demais materiais.
Em São Paulo, em cumprimento à lei 15.297, de 2014, que dispõe sobre as normas básicas das oficinas de reparação, o responsável pela oficina deve comprovar sua capacitação técnica por meio de certificado e treinamento realizado pela empresa.
Apesar de não ser uma exigência de todos os Estados, vale a pena conferir se o centro automotivo que você pretende contratar tem um responsável técnico especializado.
Verifique também se a oficina mecânica possui certificações ou atestados de qualidade.
Certifique-se de que o centro automotivo tem total autonomia em todos os serviços que ela se dispõe a exercer. Nos serviços terceirizados, procure saber se ela exige o mesmo padrão de qualidade do que é feito dentro da própria empresa. Um funcionário deverá explicar tudo o que precisa ser feito no veículo quando o orçamento for apresentado, esclarecendo todas as dúvidas.
Confira se a oficina mecânica menciona ou apresenta certificado de garantia dos serviços prestados (de 30 a 90 dias).
Dependendo dos serviços prestados pela oficina (funilaria, pintura), existem alguns equipamentos que são fundamentais. Você pode pedir uma explicação dos métodos e processos envolvidos no reparo do seu carro. Com uma breve apresentação do proprietário, você poderá saber se a oficina conta com equipamentos adequados, como solda ponto, bancada de estiramento, solda MIG/MAG e cabine de pintura de pressão positiva (estufa).
É sempre bom pedir indicações de um amigo ou parente que já tenha precisado de algum trabalho semelhante ao necessário ao seu carro. Porém, vale a pena buscar referências de órgãos e empresas certificadoras.
Um caminho interessante é sempre procurar, no Reclame Aqui e no Procon de seu Estado, se há registros de reclamações do centro automotivo que pretende contratar.
Bárbara Brier, idealizadora da certificação “Oficina Amiga da Mulher“, acrescenta que os funcionários devem ter empatia e cuidado ao traduzir o problema do carro e as correções a serem feitas para o cliente.
Por fim, sempre exija um orçamento prévio, no qual devem estar discriminados detalhadamente o material a ser usado e os serviços prestados. Depois do serviço realizado, a nota fiscal entregue pela oficina mecânica deve conter o que foi disposto no orçamento, como mão-de-obra, serviços, condições de pagamento e data de início e término do atendimento. Isso porque os centros automotivo são obrigados, pelo Código de Defesa ao Consumidor, a garantir os serviços realizados.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Claro meu caro, ta achando que é zona? Que fica cheio de mulher na porta esperando você chegar, ai você come, paga e vai embora na hora?
Fui uma vez a uma oficina de confiança do meu pai levar o meu carro e lá eram 3 irmãos… um deles eram muito gente boa, mas os outros dois eram muito mau humorados e ainda um deles me mediu de cima a baixo. Eu queria deixar o carro lá porque vim da Zona Central de São Paulo à Zona Leste e o cara deu o maior piti dizendo pra trazer outro dia com a seguinte frase:
“Aqui é assim brother… tem que agendar!
Então eu disse:
“Não volto mais aqui! A Deus!”
Em complemento:
Eu estou pagando e o cara ainda me trata mal… me poupe!