[Comparativo] Ford EcoSport Titanium x Honda HR-V EXL
Ford EcoSport Titanium e Honda HR-V EXL mostram suas qualidades e defeitos neste comparativo; qual deles levou a melhor?
Ford EcoSport Titanium e Honda HR-V EXL mostram suas qualidades e defeitos neste comparativo; qual deles levou a melhor?
Atualmente, SUV é o tipo de carroceria de maior sucesso em todo o mundo. O Ford EcoSport foi o precursor desse novo tipo de carroceria em veículos compactos desde o lançamento em 2003 no Brasil. O Honda HR-V foi lançado no Brasil em 2015. Durante dois anos foi o SUV mais vendido no país e o terceiro no ano passado. Comparamos as versões top de linha dos dois modelos, o EcoSport Titanium (R$ 103.890) e o HR-V EXL (R$ 108,5 mil).
O Ford tem com trunfos principais o motor 1.5 de três cilindros e o pneu Run Flat que roda furado ou rasgado, eliminando o estepe. Enquanto o HR-V obteve nota máxima no teste de impacto do Latin NCAP e, por ser maior, tem habitáculo mais espaçoso, além do prático e eficiente sistema de modulação dos bancos.
Linhas da carroceria são atuais e agradáveis. O EcoSport teve apenas alterações de estilo desde seu lançamento em 2003. Finalmente o estepe foi retirado da tampa traseira por causa dos pneus que rodam furados. O HR-V tem linhas recortadas e caiu no gosto do público. Os conjuntos agradam.
Acabamento do EcoSport evoluiu muito desde o lançamento, pois era um dos alvos de crítica. No modelo atual, a Ford usa material emborrachado na parte superior do painel. O do HR-V também tem material emborrachado e encaixes e arremates benfeitos no tradicional estilo Honda. Entretanto, o HR-V não tem iluminação no porta-luvas e a do habitáculo é do tipo vagalume. Pouco condizente com o preço do carro.
EcoSport Titanium | HR-V EXL |
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4 ★★★★☆ | 3 ★★★☆☆ |
EcoSport está equipado com novo motor 1.5 de três cilindros acoplado a câmbio automático de seis marchas. Motor é ruidoso em alta. O do Honda é 1.8 de quatro cilindros conjugado com câmbio CVT de infinitas relações de marchas. Conjunto também ruidoso em alta. HR-V consome menos na cidade e empatam na estrada. EcoSport pesa mais, mas vence pela modernidade do motor.
Relação peso/potência do EcoSport é maior em relação à do HR-V, pois além do peso maior tem valores menores de potências e torques. Ligeira vantagem do Honda no desempenho.
Ambos não empolgam. Oferecem o suficiente para uma tocada familiar, principalmente com quatro ocupantes e ar ligado. Carroceria SUV não combina com arroubos ao volante.
Ambos requerem cuidados na ultrapassagem por que as retomadas de velocidade são mais lentas do que as acelerações nos motores aspirados. Vantagem do HR-V.
EcoSport Titanium | HR-V EXL |
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3 ★★★☆☆ | 3 ★★★☆☆ |
Pela maior distância entre-eixos do HR-V (quase nove centímetros de diferença), a suspensão do HR-V é mais confortável. São bem parecidas com eixo de torção na traseira dos dois carros. Pneus do HR-V são mais altos favorecendo conforto: 11,8 centímetros de altura de borracha contra 10,25 do EcoSport.
Carrocerias inclinam bem, mas são equipados com controle de estabilidade que atuam no limite de aderência. Pneu Run Flat transfere mais a aspereza do piso para o habitáculo. Honda tem ângulo de saída maior e o Ford, de ataque. Altura do solo é ligeiramente maior no HR-V. Apesar da tração dianteira, esses carros têm aptidão para pequenas aventuras em estrada de terra.
EcoSport Titanium | HR-V EXL |
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3 ★★★☆☆ | 4 ★★★★☆ |
Muito parecidas com assistência elétrica. São firmes em alta e têm leveza em baixa velocidade para facilitar manobras. Porém, nenhuma das duas transmite ao motorista a sensação de aderência dos carros.
Colunas são reguláveis em altura e distância, facilitando encontrar a melhor posição ao volante. EcoSport tem menor diâmetro de giro e manobra mais fácil em espaço reduzido. Volantes têm boa pega.
EcoSport Titanium | HR-V EXL |
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4 ★★★★☆ | 3 ★★★☆☆ |
Por causa da maior distância entre-eixos, o Honda leva nítida vantagem neste quesito. Pelo menor comprimento, o EcoSport tem espaço mais acanhado para pernas no banco traseiro, onde três adultos se apertam.
HR-V tem o prático e eficiente sistema de modulação dos bancos. Muito fácil e rápido de operar.
Ergonomia satisfatória nos dois modelos, com a maioria dos comandos ao alcance do motorista. Porém, entrar no banco traseiro do Honda requer abaixar bem a cabeça. Ambos têm a pega de fechamento da tampa traseira no lado direito, o que torna pouca prática a tarefa para canhoto.
EcoSport tem regulagem lombar no banco do motorista. Novos bancos do HR-V oferecem bom apoio para pernas e costas.
EcoSport Titanium | HR-V EXL |
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3 ★★★☆☆ | 4 ★★★★☆ |
Outra vantagem do Honda pelas dimensões. No visual, percebe-se a diferença. EcoSport não tem mais o estepe pendurado na traseira e, por isso, exige menos força para abrir e fechar a tampa do porta-malas. Além disso, a capacidade de carga (passageiros + bagagem) do Honda é bem maior: 464 quilos contra 390 kg do Ford.
EcoSport Titanium | HR-V EXL |
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3 ★★★☆☆ | 4 ★★★★☆ |
O EcoSport Titanium tem alguns mimos, como partida em chave, ausentes no HR-V EXL. Além disso, pneus Run Flat, que rodam furados e/ou rasgados, evitam o estorvo e, às vezes, perigosa troca noturna na rua.
Kits multimídias com navegação nos dois modelos, sendo mais simples a do Honda. Vidros com acionamento um toque para descer/subir em ambos. Sensores de chuva e crepuscular em ambos. Alerta de ponto cego e pressão de pneus são exclusivos do EcoSport.
Ambos são equipados com muitos airbags – sete no EcoSport, incluindo o de joelho, e seis no HR-V. Têm também controles de tração, estabilidade e assistente de partida em rampa. E segurança básica completa no banco traseiro com cintos retráteis de três pontos e apoios de cabeça em todos os assentos traseiros. Freios traseiros são disco no HR-V e a tambor no EcoSport.
Honda HR-V vence no teste de impacto do Latin NCAP com nota máxima na proteção de adultos e crianças. O Ford EcoSport obteve três na de criança contra cinco (nota máxima) do Honda. E obtiveram nota máxima na proteção a adultos, sendo o Honda mais eficiente.
EcoSport Titanium | HR-V EXL |
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4 ★★★★☆ | 5 ★★★★★ |
Ford EcoSport Titanium e Honda HR-V EXL têm preço sugerido acima de R$ 100 mil. O HR-V custa R$ 5.000 a mais.
Carros custam caro no Brasil e são adquiridos somente por um grupo seleto de consumidores. Pelo que oferecem, a relação pode ser considerada boa. Honda carrega a fama de confiabilidade, pois seus carros frequentam pouco a oficina. Garantias iguais: três anos sem limite de quilometragem.
EcoSport Titanium | HR-V EXL |
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3 ★★★☆☆ | 3 ★★★☆☆ |
Confira o vídeo com avaliação do HR-V 2019
Ecosport Titanium | HR-V EXL |
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27 | 29 |
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Esse espaço interno aí é furada.
Deixei de comprar hrv e comprei ecosport justamente porque o espaço da hrv era menor.
Sem falar na altura do teto da hrv, bem mais baixo que da eco.
Comprei a eco e não me arrependo até hj.
2 carroçonas top
Honda nem de graça, pode ver o pós venda no RECLAME AQUI, empresa não recomendada, estou penando com um honda city com menos de 30.000km ENFERRUJOU todinho, honda lava as mãos, quero distância desta marca, pesquise no google honda ferrugens e vai se apavorar
5 a 4 ? Foram bonzinhos com a Eco !
Aquí em casa a opinião é mais parecida com Alemanha e Brasil ! Sniff…..
Já vi em alguns sites, que a Ford vai lançar um SUV baseado na plataforma do extinto Focus,
Já tem até nome, Puma. Não explicam se vai susbstituir o EcoSport ou será apenas mais um SUV da Ford.