Comprou um carro usado? Seis dicas para evitar aborrecimentos
A grana estava curta para comprar um 0 km e você comprou um carro usado? O AutoPapo dá 6 dicas para não se estressar com o seu seminovo
A grana estava curta para comprar um 0 km e você comprou um carro usado? O AutoPapo dá 6 dicas para não se estressar com o seu seminovo
Se a grana estiver curta para comprar um carro zero-quilômetro, existe a opção do “usadinho joia”, o chamado seminovo. Vão aqui 6 dicas para evitar aborrecimentos futuros ao comprar um carro usado:
Ao comprar um carro usado, você deve substituir, por via das dúvidas, todos os filtros: ar, combustível, óleo e cabine. O óleo também deve ser trocado. É recomendável também trocar as correias do motor. Poucos donos respeitam esses prazos de troca. Dessa maneira, você passa a ter o controle da quilometragem correta para a manutenção preventiva.
Ao comprar um carro usado, lembre de perguntar ao proprietário anterior o óleo usado no motor, pois a melhor opção é continuar usando a mesma marca. Esta dica só não vale se o óleo tinha características diversas das indicadas no manual.
Se a marca é outra, mas as características de viscosidade (SAE) e aditivação (API) forem as mesmas indicadas pelo fabricante, nenhum problema em mantê-la.
Boris explica o que são as letras no óleo do rótulo:
Não se esquecer de pedir a chave reserva ao comprar um carro usado. No passado, sem a eletrônica, qualquer chaveiro da esquina reproduzia a chave do automóvel. Hoje, além do segredo nos dentes, tem também um chip interno a ser reconhecido pelo sistema de injeção eletrônica. Ou seja, a chave pode ser igualzinha a original e até girar o tambor da ignição, mas o motor não pega de jeito nenhum pois o sistema não identifica o chip.
Atualmente, fazer uma chave reserva não é impossível mas ficou muito mais caro. E, se o carro for importado, é provável que ela tenha de ser fornecida pela fábrica e aí o dono do carro pode ser preparar para um pequeno rombo no saldo bancário.
Ao comprar um carro usado, perguntar para o proprietário anterior (ou no 0800 da fábrica) se o carro foi chamado para recall e levado à concessionaria. Apesar de envolver item de segurança e ser gratuito, menos de 50% dos donos levam o carro para o reparo. E, entre eles, pode estar o do airbag que, quando infla, mata ao invés de proteger.
Lembrar que existe prazo para transferir o carro junto ao Detran após comprar um carro usado: depois de 30 dias, considera-se que o novo dono cometeu infração sujeita a pagamento de multa e pontos no prontuário.
Conferir o DOT dos pneus, se o carro tiver mais que cinco ou seis anos de fabricação. Este é seu prazo de validade e pode ser conferido em sua banda lateral: são as letras DOT seguidas de 4 dígitos (exemplo: 3315), sendo os dois primeiros referentes à semana e os dois últimos ao ano de fabricação. No exemplo, a produção foi na 33ª semana de 2015. Lembrar de conferir também esta data no pneu estepe, sempre “esquecido” pelo motorista.
Ensinamos como conferir o DOT: veja o vídeo!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |