CRLV Digital está disponível em Minas Gerais

Confira o passo a passo para baixar a versão eletrônica do documento, que tem a mesma validade legal do papel

Por AutoPapo 12/12/19 às 10h58

A Polícia Civil de Minas Gerais, em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), realizou o lançamento da versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital MG) no estado.

O CRLV Digital MG está disponível juntamente à Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH) no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT),  que reúne os dois documentos obrigatórios para a condução de veículos automotores.

Assim como a CNH Digital, a versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do físico.

Para acessar o documento digital, o proprietário tem que ter quitado o licenciamento do veículo de 2019, expedido pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).

O acesso ao documento digital é possível adicionando o documento após download do aplicativo CDT, disponível no Google Play e App Store. O cadastramento do veículo pode ser realizado no próprio aplicativo.

Tanto a CNH quanto o CRLV digital poderão ser acessados pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet.

crvl digital autopapo

Compartilhamento do CRVL Digital MG

O CRLV Digital pode ser compartilhado para outra pessoa que utiliza o mesmo veículo, desde que ela já tenha instalado, em seu dispositivo móvel, o aplicativo CDT.

O compartilhamento pode ser realizado para até cinco pessoas ao mesmo tempo. Quem recebe o CRLV digital MG não consegue exportar ou compartilhar o documento, mas pode apresentá-lo às autoridades de trânsito.

Quando o proprietário do veículo não quiser mais compartilhar o documento, é só cancelar a opção no aplicativo.

Segurança

O documento digital do usuário está protegido por uma senha de acesso de quatro dígitos, exigida para o login na Carteira Digital de Trânsito. O acesso ao aplicativo pode ser feito também com a impressão digital do usuário nos dispositivos móveis que já possuam leitor por biometria.

A autenticidade do CRLV Digital MG é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito.

O procedimento de obtenção do CRLV e da CNH Digital é 100% on-line, não sendo necessário o comparecimento do proprietário ao Detran-MG.

Passo a passo para baixar o CRLV Digital MG

  • Para obter os documentos eletrônicos, é preciso fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente na Google Play e App Store.
  • Depois, basta fazer o cadastramento no aplicativo. Então, o usuário recebe um e-mail e deve clicar no link para ativar o cadastro.
  • Após a ativação, deve-se fazer login no aplicativo e clicar em “adicionar documento”, que será a CNH ou CRLV digital MG.
  • Após o cadastro, para validar o CRLV digital, basta informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV).
  • Depois de confirmar a validação, será necessário informar o número de telefone celular. Neste momento, será disponibilizado o documento no dispositivo móvel.
  • O aplicativo vai pedir para o usuário criar uma senha de quatro dígitos, uma chave de acesso que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado. A CRLV Digital poderá ser acessada pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet.
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    JULIO 19 de março de 2020

    O DETRAN ALEGA QUE O CRLV DIGITAL , SERIA PARA EVITAR GASTOS, MAS QUEM PAGA TUDO SÃO OS PROPIETÁRIOS, E NÃO O ESTADO, OUTRA COISA….E QUANDO CAIRMOS NUMA BLITS , E O CELULAR ESTÁ DESCARREGADO, COMO VAMOS MOSTRAR O CRLV DIGITAL…….VÃO REBOCAR O CARRO ?

  • Avatar
    Fernando Batista 3 de março de 2020

    Cadastrei meu carro no CRLV digital, mas preciso usar o carro de minha esposa ou da minha filha. Como cadastrar estes veículos para que eu possa usar los sem precisar de levar o documento impresso? ou terei de andar com os papeis?

  • Avatar
    Ailton de abreu 17 de fevereiro de 2020

    Entao o governo,deve acabar com a taxa. de licenciamento pois com o crlv digital,nao ha poque cobrar pelo documento

  • Avatar
    Wagner 12 de fevereiro de 2020

    Entendo que com o documento digital não será necessário a impressão de um novo documento, mesmo assim é obrigatório o pagamento da TRLVA?

  • Avatar
    Amilton Teodoro Nascimento 5 de janeiro de 2020

    Se for CNPJ, que o veiculo é conduzido por mais de uma pessia?? Como fica???

    • Avatar
      miguel 22 de janeiro de 2020

      concordo AMILTON TEODORO NASCIMENTO rsrsrsr o carro ta no nome da minha mae e consta que eu nao tenho carro vou ter que baixar outro app em outro celular e foda ! oque que custa o detran mandar os documentos ele nao faz nada de bom alem disso

      • Avatar
        Joelson Arruda 25 de março de 2020

        O aplicativo permite imprimir O CRLV Digital pode ser compartilhado para outra pessoa que utiliza o mesmo veículo, desde que ela já tenha instalado, em seu dispositivo móvel, o aplicativo CDT

Avatar
Deixe um comentário