CRLV Digital está disponível em Minas Gerais

Confira o passo a passo para baixar a versão eletrônica do documento, que tem a mesma validade legal do papel

A Polícia Civil de Minas Gerais, em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), realizou o lançamento da versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital MG) no estado.

O CRLV Digital MG está disponível juntamente à Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH) no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT),  que reúne os dois documentos obrigatórios para a condução de veículos automotores.

Assim como a CNH Digital, a versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do físico.

Para acessar o documento digital, o proprietário tem que ter quitado o licenciamento do veículo de 2019, expedido pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).

O acesso ao documento digital é possível adicionando o documento após download do aplicativo CDT, disponível no Google Play e App Store. O cadastramento do veículo pode ser realizado no próprio aplicativo.

Tanto a CNH quanto o CRLV digital poderão ser acessados pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet.

Compartilhamento do CRVL Digital MG

O CRLV Digital pode ser compartilhado para outra pessoa que utiliza o mesmo veículo, desde que ela já tenha instalado, em seu dispositivo móvel, o aplicativo CDT.

O compartilhamento pode ser realizado para até cinco pessoas ao mesmo tempo. Quem recebe o CRLV digital MG não consegue exportar ou compartilhar o documento, mas pode apresentá-lo às autoridades de trânsito.

Quando o proprietário do veículo não quiser mais compartilhar o documento, é só cancelar a opção no aplicativo.

Segurança

O documento digital do usuário está protegido por uma senha de acesso de quatro dígitos, exigida para o login na Carteira Digital de Trânsito. O acesso ao aplicativo pode ser feito também com a impressão digital do usuário nos dispositivos móveis que já possuam leitor por biometria.

A autenticidade do CRLV Digital MG é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito.

O procedimento de obtenção do CRLV e da CNH Digital é 100% on-line, não sendo necessário o comparecimento do proprietário ao Detran-MG.

Passo a passo para baixar o CRLV Digital MG

  • Para obter os documentos eletrônicos, é preciso fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente na Google Play e App Store.
  • Depois, basta fazer o cadastramento no aplicativo. Então, o usuário recebe um e-mail e deve clicar no link para ativar o cadastro.
  • Após a ativação, deve-se fazer login no aplicativo e clicar em “adicionar documento”, que será a CNH ou CRLV digital MG.
  • Após o cadastro, para validar o CRLV digital, basta informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV).
  • Depois de confirmar a validação, será necessário informar o número de telefone celular. Neste momento, será disponibilizado o documento no dispositivo móvel.
  • O aplicativo vai pedir para o usuário criar uma senha de quatro dígitos, uma chave de acesso que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado. A CRLV Digital poderá ser acessada pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet.

Dê sua opinião:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

Comentários

  • Se for CNPJ, que o veiculo é conduzido por mais de uma pessia?? Como fica???

    Cancelar Resposta

    Dê sua opinião:

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.

    Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão destacados com *

Publicado por

Portal para quem gosta de carro e para quem não gosta, mas precisa dele no dia a dia.

Últimas Notícias

Carros que saíram de linha em 2019 (e você nem notou)

Listamos 5 modelos que andavam tão esquecidos pelos consumidores que saíram de cena e praticamente não foram notados

19 de janeiro de 2020

Legislação sobre cumprimento do recall fica mais rigorosa em 2020

Os proprietários que não levarem seus carros para fazer o recall gratuito na concessionária terão um aviso no recibo de…

18 de janeiro de 2020

Seguradora Líder: intervenção imediata!

Auditoria comprovou desvios bilionários do DPVAT. Falta recuperar o dinheiro roubado, prender os ladrões e extinguir a Líder

18 de janeiro de 2020

Aulas obrigatórias para tirar carteira podem acabar

Projeto de Lei da senadora Kátia Abreu (PDT) quer diminuir os custos de obtenção da carteira de motorista, mas provas…

17 de janeiro de 2020

Retrovisor: DPVAT 2020, segurança dos carros, Kia Rio

No Retrovisor AutoPapo desta semana, discutimos devolução do DPVAT 2020, segurança dos carros, chegada do Kia Rio, e mais!

17 de janeiro de 2020

Boris debate fim da Seguradora Líder e o futuro do DPVAT

Seguradora Líder usa dinheiro público para defender interesses privados; Boris Feldman debate com promotor e advogado futuro do DPVAT

17 de janeiro de 2020