Curso de reciclagem EAD já é realidade no Brasil
Contran estabeleceu os parâmetros para realização dos cursos à distância; no Paraná, motoristas já podem recorrer ao EAD
Contran estabeleceu os parâmetros para realização dos cursos à distância; no Paraná, motoristas já podem recorrer ao EAD
Em 06 de março de 2018, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a Resolução número 730, que estabelece os critérios e requisitos técnicos para a homologação dos cursos na modalidade de ensino à distância (EAD). A medida considera a possibilidade do motorista com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa ou cassada fazer o curso de reciclagem EAD.
A partir deste mês de setembro, o condutor que tiver sua CNH suspensa já pode realizar, no Paraná, o curso de reciclagem EAD. O material disponível para os condutores infratores é regulamentado pela Resolução nº 730/2018 e pela Portaria n.º117/2018 COOHA-DG, do Estado.
O curso apresenta 30 hora/aula e, conforme a Resolução nº 168/2004 do Contran, contém as mesmas disciplinas do curso presencial: Direção Defensiva, Primeiros Socorros, Legislação de Trânsito, e Relacionamento Interpessoal.
Para realizar o curso de reciclagem EAD, o motorista precisa regularizar a sua situação. Entregar a CNH ao Departamento de Trânsito (Detran) local, respeitar o prazo de suspensão e escolher uma instituição credenciada. Após cumprir a carga horária, a instituição irá certificar o condutor junto ao Detran, via sistema, permitindo a realização da prova eletrônica de reciclagem (mediante pagamento da taxa e agendamento do exame).
Em caso de reprovação, o condutor poderá refazer a prova eletrônica após 5 dias. O motorista precisará, no entanto, pagar outra taxa. Se não passar na prova pela segunda vez, terá que refazer o curso. Depois da terceira falha, é necessário fazer o curso de reciclagem presencial. A obrigatoriedade vai de acordo com Resolução n.º 168/2004 do Contran, que garante ao condutor um atendimento individualizado, com objetivo de sanar suas dificuldades.
Em entrevista para o Portal do Trânsito, o diretor da Tecnodata Educacional, uma das empresas autorizadas a ministrar o curso de reciclagem EAD, afirmou que “as resoluções 168 e 730 do Departamento Nacional de Trânsito tornaram a Reciclagem em EAD uma realidade concreta, para todos os Detrans brasileiros, com vários deles em processo de implantação”.
Um motorista tem seu direito de dirigir suspenso se somar mais de 20 pontos na CNH. A primeira suspensão por pontos dura seis meses. Para os condutores infratores reincidentes, o período de impedimento varia de oito a 24 meses.
Alguns crimes de trânsito e infrações levam à cassação imediata do documento. Nesses casos a suspensão dura oito meses e, em caso de reincidência, até 18 meses.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |