7 dicas para melhorar a visibilidade no carro

Para começar, é preciso ajustar os retrovisores e minimizar os pontos cegos; conferir o estado das palhetas também é imprescindível

iStock 599773958
Por AutoPapo
Publicado em 04/09/2018 às 15h10
Atualizado em 04/09/2018 às 17h21

Muitos são os parâmetros que definem uma direção segura: a condição mecânica do carro, a experiência do motorista, os dispositivos de ancoragem, os pneus… E a visibilidade. Para auxiliar o condutor com esse último critério relevante, listamos sete dicas para melhorar a visibilidade no carro.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

1. Diminua os pontos cegos

Os pontos cegos se caracterizam, de acordo com o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), como a obstrução do campo de visão. Eles se diferenciam de acordo com os modelos de automóveis e podem ser encontrados nas colunas do veículo (frontal, lateral e traseira), nas áreas envidraçadas, pelo posicionamento e área dos espelhos retrovisores, por bloqueios visuais dos encostos de bancos ou do estepe na tampa traseira.

Para diminuí-los, é preciso ajustar corretamente os retrovisores. Ensinamos como fazer isso:

Os espelhos laterais devem ficar mais abertos, de um modo que o motorista chegue a visualizar apenas uma parte muito pequena das laterais do próprio veículo. O retrovisor centra, como o próprio nome diz, deve estar centralizado em relação ao vidro traseiro.

“Para ajustar os espelhos, é preciso colocar o banco do motorista na posição ideal para a condução, levando em consideração o ajuste de encosto, a distância do volante e, se o carro possuir, ajuste de altura”, explica a assessoria do Cesvi.

Nunca coloque objetos e bagagens em regiões que comprometem a visão do motorista. Esses elementos devem ser guardados no porta-malas ou no porta-objetos do carro.

2. Respeite as regras para utilização das películas

Películas muito escuras comprometem a visibilidade e colocam e risco os ocupantes do veículo e terceiros, principalmente à noite. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), por meio da resolução 254, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a “transmissão luminosa” através do vidro dianteiro não deve ser inferior a 75%. Ou seja, a película pode bloquear no máximo 25% da luz. No para-brisa, o filme também deve ser incolor.

Os vidros laterais, por sua vez, podem ser um pouco mais escuros. A transmissão luminosa pode chegar a 70%, bloqueando-se 30% da luz externa. Deixar de seguir as regras, além de comprometer a visibilidade no carro, pode custar uma infração grave, com multa e retenção do veículo para regularização.

3. Aprenda a desembaçar os vidros

Vidros embaçados são uma questão frequente em dias de chuva ou de muito frio. Para enfrentá-la, o motorista pode utilizar o desembaçador traseiro e utilizar o sistema de ventilação à seu favor.

Se você tem um carro com ar-condicionado, o processo para melhorar a visibilidade no carro é bem simples. Basta acioná-lo, pois ele ataca diretamente a causa do embaçamento ao retirar a umidade do interior do veículo. Outra opção é o ar quente, que irá secar o vidro, mas não impedirá que ele fique embaçado novamente.

Nunca use a mão ou o braço para desembaçar os vidros. A gordura da pele só irá piorar a situação.

4. Confira o estado das palhetas

O alerta do Cesvi tem razão de ser. Quando as palhetas estão ressecadas, perdem a eficiência de escoar a água, o que também prejudica a visibilidade no carro.

A boa visibilidade no carro é um fator completamente relevante para uma direção segura. Listamos sete dicas que podem ajudar o motorista a enxergar melhor.

5. Verifique com frequência seus faróis e lanternas

A boa visibilidade no carro também depende da iluminação. Por isso, verifique todas as lâmpadas do automóvel e confira a regulagem dos faróis. Faróis regulados possibilitarão melhor entendimento da pista, das sinalizações, de outros veículos, obstáculos e de quaisquer surpresas que possam surgir ao seu redor.

Além disso, as lâmpadas queimadas podem pesar no seu bolso. Entenda!

6. Vá ao oftalmologista com frequência

Em algumas situações, o automóvel está com os ajustes adequados, mas o motorista ainda não consegue enxergar bem. Não há outra opção que não consultar um oftalmologista.

7. Seguiu todos os passos e a visibilidade no carro ainda não te passa confiança?

Recorra a outras tecnologias. Câmeras para marcha à ré e manobras, sensores de presença e até mesmo sensores nas laterais que informam o motorista quando há um outro veículo em seus pontos cegos certamente vão ajudar.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gildo 4 de setembro de 2018

Se por acaso houver problemas com ós limpadores de pára-brisas, e se por acaso vc tiver cigarros no carro, basta desmancha lo e passar o fumo no vidro pelo lado de dentro que resolve temporariamente até chegar se a uma oficina ou auto peças e conserta lo

Avatar
Deixe um comentário