Documento digital de veículo já vale no DF

A versão digital do documento de licenciamento já está valendo no Distrito Federal e deve chegar aos estados ainda este ano

Por AutoPapo28/08/18 às 15h01

Depois do lançamento da carteira de motorista digital, que já está valendo em todo o país, o brasileiro também poderá ter o documento digital de veículo. O CRLVe é um Certificado de Licenciamento que pode ser carregado dentro do celular. Assim como a CNH digital, a novidade não é obrigatória e documento de papel continua valendo.

crlve documento digital de veículo certificado de registro e licenciamento do veículo eletrônico
CRLVe é a forma digital do documento de licenciamento do veículo (R7 | Reprodução)

O Distrito Federal é a primeira região a adotar o CRLVe, como consta em uma lista disponibilizada no site oficial do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). As versões digitais tanto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) quando do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), conhecido como documento de licenciamento, foram implementadas por lei do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Para obter o CRLVe, ao contrário da CNH digital, não é necessário possuir um certificado digital nem comparecer presencialmente ao Detran, segundo informa o Denatran. Ambos os documentos serão oferecidos pelo aplicativo “Carteira Digital”. Ele pode ser instalado em smartphones ou tablets, com sistemas iOS ou Android. O aplicativo vale tanto para quem tem a CNH digital, o CRLV digital, ou ambos.

codigo qr code
Exemplo de um código QR, ou QR Code.

Da mesma forma que a CNH-e, o CRLVe possui um código QR. Ele permite consulta por um agente de trânsito, atestando sua autenticidade e apresentando informações relativas ao veículo e status de cadastro.

Documento digital de veículo foi implementado por lei

A resolução 720 do Contran, de dezembro de 2017, foi a última a determinar as características do documento digital de veículo e da CNH digital. De acordo com o texto, o CRLVe deve ser implantado e administrado pelos órgãos de trânsito de cada estado e do Distrito Federal até o dia 31 de dezembro de 2018.

Até o dia 5 de junho, todos os Detrans devem ter atualizado sua base de dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). O registro inclui informações do pagamento de tributos, encargos, multas e licenciamento de cada carro registrado.

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Dulce 30 de agosto de 2018

    Se o doc do carro não estiver no meu nome eu consigo tirar a versão digital?

  • Antônio Carlos 28 de agosto de 2018

    Ainda não está disponível para IOS.

Deixe um comentário