Precisa só de dois pneus novos para o seu carro? Então veja 7 dicas
Se o veículo estiver com dois pneus ruins e dois bons, não há necessidade de substituir os quatro; porém, é preciso ter atenção a alguns detalhes
Se o veículo estiver com dois pneus ruins e dois bons, não há necessidade de substituir os quatro; porém, é preciso ter atenção a alguns detalhes
Seu carro está com dois pneus gastos, mas os outros dois ainda estão bons? Pois saiba que é possível comprar só um par de pneus novos para substituir apenas os que estão desgastados; só é preciso trocar os quatro componentes se todos eles estiverem em más condições.
Todavia, é preciso ficar atento a alguns procedimentos e ter cuidados na hora da compra e da instalação.
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Ao contrário do que muitos pensam, os pneus novos devem ser colocados no eixo traseiro. Por um simples motivo: se ocorrer perda de aderência ou algum outro problema com um dos pneus dianteiros, o motorista tem o volante para controlar o carro.
Se é no eixo traseiro, ele vira “passageiro”, pois não tem nenhum controle da situação.
Ao colocar os pneus no eixo traseiro, os que lá estavam devem ir para a dianteira do mesmo lado, se o carro tiver tração traseira. Se a tração for nas rodas dianteiras (é esse o caso da maioria dos modelos), os traseiros vão para a frente em “X”, invertendo os lados.
Se o veículo tiver tração nas quatro rodas, transfira os pneus da traseira para a dianteira invertendo os lados, ou seja, em “X”.
Se os pneus forem do tipo unidirecional, jamais mude seu lado: isso porque eles têm um sentido único de rodagem, que foi previsto em projeto e não pode ser alterado. Na hora de fazer o rodízio, troque os dianteiros pelos traseiros sempre do mesmo lado.
Rodas que receberam novos pneus devem ser balanceadas.
Mas só há necessidade de alinhamento se estiver na quilometragem recomendada pelo manual do veículo ou se o desgaste das bandas de rodagem tiver sido irregular.
Além de ter pneus em bom estado, o veículo precisa estar corretamente calibrado.
Isso traz vantagens tanto para a dirigibilidade quanto para a durabilidade. Muitos carros pedem calibragem diferente entre pneus dianteiros e traseiros. Lembre-se de ajustá-la depois de fazer o rodízio.
Os novos pneus não precisam, necessariamente, ser da mesma marca e do mesmo modelo dos outros dois que serão mantidos no veículo.
Porém, é essencial que os dois substitutos sejam idênticos e que os quatro tenham as mesmas medidas e especificações (menos em veículos que utilizam componentes de medidas distintas em cada eixo, o que é muito raro: costuma ocorrer apenas em superesportivos).
Cada par de pneus iguais precisa ser mantido sempre no mesmo eixo, para não comprometer a dirigibilidade do veículo.
Quer comprar apenas um pneu e aproveitar o estepe para completar o par? Pode, desde que seja verificada, em primeiro lugar, sua data de fabricação. Se tiver mais que cinco ou seis anos, deixe-o lá, como sobressalente.
Além disso, lembre-se de comprar o segundo pneu da mesma marca e com especificações idênticas às do estepe.
Fotos iStock | Reprodução
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O Bob ai poderia contar o teste do alce na pista de teste da Mercedes na Alemanha onde ele conseguiu capotar o carro.
Concordo com Bob Sharp, pneus novos na frente, no caso de estouro ,principalmente para quem tem pouca experiência, controla-se melhor o carro se estorar um traseiro do que um dianteiro, na questão de aquaplanagem , para inesperientes tanto faz novos na frente ou atrás, não vai conseguir controlar mesmo. Agora é muito mais pdifícil controlar um carro com estouro de pneu da frente. Então minha preferência pneus novos na frente.
A condução tal como a vida não se aprende nos livros, quase 50 anos na estrada ensinaram me que pneus novos há frente torna a condução mais segura, então no inverno e com chuva evita o aquaplaning em mais de metade dos casos, mas os entendidos dos livros dizendo o contrário…quem sou eu para os descredibilizar.
Parabéns, Boris.
Ouvia sempre os seus comentários na rádio aqui em Salvador e agora acompanho no YouTube.
Excelentes esclarecimentos.
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Estou precisando trocar apenas 2 pneus sei que posso por de outra marca desde que sejam iguais as medidas dos outros dois..pesquisei de uma marca diferente porém a única diferença é o peso suportado..o atual de carga máxima é de 88T para 560 kg…mas oque pesquisei e gostei é de 84T para 500 ..tem problema de ser apenas este detalhe ou posso comprar que não vai ter tanta diferença?
Negativo amigo. A não ser que seu carro pese mais de 2 Ton. Pois o peso se divide entre as rodas.
Caso seja um carro de passeio, pode por sem problemas. Só não faça isso se for uma caminhonete.
Quando comprar mais de um item poderia ter uma negociação direta .
Boa noite não estou encontrando o pneus igual os traseiros que são medida 165/70/13 só encontro 175/70/13 posso colocar os atrás e os 165/70/13 na frente
Estou com uns pneus na barriga, como faço o rodízio deles?
É só parar de ir no rodízio de pizza e ir no rodízio de alface!!!
Tenho um grand siena com pneus 195/55/15 na traseira. Posso colocar 195/60/15 na dianteira
Tenho uma ranger que usa pneu 155/70/R16 poderia substituir os traseiros para pneu 165/70/R16 teria problemas não tô achando a medida igual onde qro comprar?
Eu coloquei no meu carro (Polo Comfortline TSi) 4 pneus 195/55R15 da marca Nexen modelo NPriz. Fiz a troca a menos de 1000 km e um deles veio a rasgar perto da borda da roda e não é possível fazer vulcanização e não achei o mesmo pneu pra comprar pois na pneufree está em falta mas vi no site os Goodride e vi que a banda de rodagem é muito semelhante e as diferenças são quase imperceptíveis, minha dúvida é: posso colocar esse Goodride pra fazer par com esse Nexen? Ou fazer o mesmo com o estepe e conseguir um par semelhante para ele.
olá, Thiago.
Não é recomendando, pois não é só o desenho da banda que influencia no desempenho do pneu: estrutura e tipo de borracha são parte disso.
Obrigado
Meu carro usam o Pirelli P1. Posso deixar um P4 no estepe?
Olá, Marcelo.
Não há problemas, lembrando que ele deve ser usado em deslocamentos curtos e que pneus diferentes em um mesmo eixo podem modificar o comportamento dinâmico do carro
Boa tarde
tenho um pneu pirele semi novo posso comprar um novo igual pra fazer par colocando no dianteiro
alguém me falou que ter quer os par novo porque pede estabilidade e fato
“Cada par de pneus iguais precisa ser mantido sempre no mesmo eixo, para não comprometer a dirigibilidade do veículo.”
Se for 2 pares de modelos diferentes (P1 e P4 da Pirelli, por exemplo), pode ser feito o rodízio?
Sempre da frente para trás e de trás para frente, sem fazer o x.
Estou trocando somente os pneus traseiros, preciso balancear e alinhar os quatro pneus?
Estou precisando trocar apenas um pneu porém não encontro mais o meu e pirelli 13 165 70 79t posso colocar um da mesma medida porém da marca continental
Gostaria de tirar uma duvida, posso colocar um par de pneus 195 55 16 sendo que os outros dois são 195 50 16?
Sim
tenho pneus aro 20 em minha hilux e até hoje não encontrei uma resposta confiável para calibrar.
Já tinha conhecimento do comentário do Bob Sharp, muito bem embasado tecnicamente. Tive a necessidade de trocar apenas 2, e os coloquei na dianteira. Que cada um leia as matérias existentes, tire as conclusões e faça o procedimento que lhes trará mais segurança.
Sei que o conceito atual, quando da troca de dois pneus, é colocá-los no eixo traseiro. Isso já rendeu muito pano pra manga. E alguns especialistas, como o Bob Sharp, ainda defendem o contrário: 2 pneus novos? Que fiquem no eixo dianteiro.
Dado a grande gama de opiniões apontando para o eixo traseiro, deixando o Bob como virtualmente o único defensor do eixo dianteiro, tendo a me inclinar em adotar o conceito da maioria. Eixo traseiro!
No momento de derrapagem numa curva é mto mais fácil controlar o carro com pneus novos na frente e mais desgastados atrás. Quando sobra a traseira na curva fica fácil corrigir, mas qdo sobra a dianteira é mais complicado. Concordo plena mente com Bob Sharp, pneus novos sempre na dianteira.
Espere estourar um pneu para vc q ocorre com pneu ruim na traseira…
Bob Sharp é um imbecil…ele é piloto e nao engenheiro…e ele sempre pilotou carros contraçao traseira…
Antes de qualificar tão mal alguém, procure saber quem é e quem foi o profissional em questão.
Discordo da primeira (dica): como vou ter controle da direção se os pneus estão lisos?
Se os pneus estiverem lisos troque os quatro !!!
Esse é o ponto também, se você tem pneus novos na frente, tem uma falsa sensação de segurança que pode fazer exceder os limites dos traseiros e vai sair de uma vez sem nem perceber, do contrário, se tiver mais gastos na frente, vai trabalhar nesse limite que é o que sente melhor no volante, se mantendo longe do limite dos pneus traseiros.
Burro….ele nao nao falou em pneu liso…é RODIZIO de pneu AINDA em bom estado…
Você é todo brabão, anda xingando as pessoas com muita facilidade…
O eixo contrario ao da traçao, é sempre o responsavel pelo “leme” do carro, é o que mantem estabilidade em caso de falta de traçao, estouro ou ate perda da roda…ocorre que mesmo sem roda,se consegue direcionar o carro pois os pneus novos no eixo contrario manteram o carro na sua direcao inercial….se estiverem ruins o carro dança, derrapa,etc…ou seja perda total de controle…com pneus novos no eixo contrario ao da traçao, ainda tem uns 60% de controle…
Prezados, boa tarde!
… Ótimo texto, parabéns!
… Eu prefiro fazer o rodízio dos pneus para então trocar na mesma hora os 4 pneus, assim eles terão envelhecido por igual e terão gastado por igual. É o tal do custo vs benefício… quatro pneus novos e aderência e seguranças nas quatro rodas.
Abraços,