DOT do pneu: código de identificação mudou no Brasil
O código numérico do Department of Transportation, também usado em todos os pneus do Brasil, mudou - saiba interpretar o novo formato
O código numérico do Department of Transportation, também usado em todos os pneus do Brasil, mudou - saiba interpretar o novo formato
O DOT do pneu é um código alfanumérico usado para indicar diversas informações sobre o componente, incluindo sua data de validade. Agora, no Brasil, esse código passou a adotar um novo formato.
É importante se manter atualizado com a mudança, já que pneus são fundamentais na preservação da segurança ao volante. “Conhecer o DOT é como ter acesso à carteira de identidade de um pneu”, explica Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental
No novo formato, o código tem 13 dígitos e indica, também, a planta na qual foi fabricado. Logo após a marcação da sigla, que significa Department of Transportation, o primeiro número indica a fábrica.
Veja, na imagem abaixo, um exemplo da Continental.
A fabricante é indicada pelos três primeiros dígitos. Anteriormente, eram apenas dois. Agora, esses três números mostram qual é a empresa e também a fábrica que produziu o pneu. No exemplo, 165 indica a Continental de Camaçari, na Bahia.
Esses mesmos três números são os mesmos em todo o mundo. Se uma fabricante fechar uma planta de produção, ela pode reutilizar o código para outra localidade. Contudo, não é possível transferi-lo para outra fabricante.
De acordo com a Continental, foi necessária a adoção de três dígitos para essa informação devido ao grande número de novas fabricantes buscando registro.
Outra mudança no novo formato é que a medida e o modelo do pneu passaram a ser indicados juntos no DOT. Anteriormente, essas informações apareciam separadas. “Ele define a medida do pneu e o modelo, sendo que agora essas informações estão todas juntas em um só bloco”, detalha Astolfi.
Por fim, os últimos números do DOT do pneu indicam a data de fabricação daquela unidade. Os dois primeiros são a semana, e os dois últimos são o ano. No exemplo acima, a fabricação ocorreu na décima segunda semana de 2018.
A partir disso, é possível saber a data de validade do pneu. Considera-se que o componente não deve ser utilizado após 5 anos de sua produção. Veja mais detalhes no vídeo abaixo.
Além do DOT do pneu, há outros dados sobre o componente que também devem ser consultados na hora da substituição. As dimensões do pneumático fazem parte deles, e são indicadas por uma gravação como 185/55R16. Essas são a largura em milímetros, a altura em porcentagem e o diâmetro da roda em polegadas.
Também é importante conhecer a descrição de serviço do pneu, o tipo de construção e se o componente é simétrico ou assimétrico. Você pode conhecer tudo sobre as características dos pneus com esta matéria, que pode te ajudar na hora de escolher os substitutos certos.
Nós também já falamos sobre alterar o tamanho de rodas e pneus aqui.
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nunca vi tanta baboseira, com exclusão do GUILHERME, PNEU NÃO TEM VALIDADE!!!! e o DOT é similar ao Inmetro Americano
Tenho 1 pneu reserva que o DOT é y190, não faço ideia do que representa, alguém pode me ajudar a desvendar esse mistério?
No pneu traseiro está escrito DOT XL FH 7372 . Este pneu é de 1972? É possível carro ir pra oficina e trocarem os pneus? Inacreditável.
Data de fabricação em pneus é muito sério todos nós devemos se interessar em saber data de fabricação antes de comprar. Mundo capitalista se deixar toma conta de tudo.
Bom dia! O Pneu Estepe do meu carro é da Pirelli, 195/55/R15, porém não consigo saber a validade do mesmo, na área lateral vem escrito: DOT XL FV E780, já enviei email para Pirelli, mas nada, faço isto porque no Rio de Janeiro, a fiscalização está parando veículos nas vias movimentadas, como Linha Amarela, e vão direto nos Pneus, estepe, etc, se tiver com mais de 5 anos de uso, leva multa e pontos na carteira.
Amigo ! Todo pneu tem validade de 5 anos após a data de fabricação . O seu venceu em 1985 conforme informações no próprio pneu (( E780 )) 80 é o ano defabrição .
Desculpa amigo, pneu não tem data de validade, tem data de fabricação. Por isso só vem descrita a data de fabricação e não do “vencimento”! Nenhuma fábrica determina a validade pois esse tempo depende de uma serie de fatores de como o pneu foi utilizado e cuidado. A única condição de esgotamento do pneu se mede por aqueles “caroços” que existem entre as ranhuras dos pneus. No RJ seria interessante verificar qual o enquadramento que os policiais estão utilizando para as multas pois nenhum código estipula validade para pneus
A mudança serve para todos os tipos de pneus ( caminhões e máquinas estão inclusos)
Pirelli DOT XL OT 0263 pesquisei no site da fabricante, em páginas e nada de encontrar a data… a única informação que achei foi que 26 pode ser a semana e 3 o ano (que no site da Pirelli indica ser dos anos 90 (???)). Muito complicado, pq as montadoras não facilitam (pq se facilitar muitos motoristas deixaram de comprar pneu ruim).
Meu pneu tem DOT Y1HK 5DHV
QUE MES E ANO ELE FOI FABRICADO. A MARCA É GOOD YEAR.
Faltou os últimos 4 números (SSAA) SEMANA E ANO.
Meu pneu veio somente isso ” DOT 65J6 “, ele é da GeneralTire. Como sei o ano que foi fabricado?
Faltou 8 números os 4 últimos são SSAA
O consumidor não tem essa informações em codico
Sobre a carga que o pneu suporta, fica difícil, um leigo saber
Matéria interessante, mas deixa várias dúvidas.
Seria interessante exigir das montadoras, que o pneu venha com manual, com suas características, facilitará as próximas trocas.
Obrigada ?
Informações em códigos secretos.
Porque não colocam essas características de maneira que as pessoas entendam?
Desse jeito vai precisar de curso para entender esse balaio de gatos…o número 94 indica que a carga é de 670 kg, mas se o número for outro? Parece piada mas não é.
Pra lá de contraditório no momento que falam em segurança, pneus vencidos etc. Mandam um código de guerra desses.
Pois é… informação à meia-boca. Coloquem cada código junto também…
Como fica a identificação nós pneus argentinos? Põe exemplo que terminam em EP3?
Tenho uma Meriva , uso pneus 175 70 14, posso trocar para pneus com a medida 185 65 14
Olá,
Neste caso, o diâmetro total ficará quase igual, então a troca é possível.
É validade, sim. Porém contada a partir da data de fabricação, uma vez que a borracha mesmo o pneu não estando em uso vai envelhecendo. E o prazo pode variar de um fabricante para outro. A Continental já ofereceu pneus com 7 anos de garantia
Então pneu tem “validade”? Não seria garantia de 5 anos contados a partir da nota ao consumidor final?
Data de validade da borracha. Após um tempo, ela começa a se deteriorar.
Na realidade a borracha esta em eterno cozimento até virar um plastico duro e totalmente sem aderência, por isso que depous de 5 anos de fabricação nao é aconselhável usar o pneu, entao eles sao vendidos na internet e todos compram!