O que é DRL, luz de posição e qual delas pode render multa
Equipamento tornou-se muito útil no Brasil após a obrigatoriedade do uso de faróis baixos em rodovias mesmo durante o dia
Equipamento tornou-se muito útil no Brasil após a obrigatoriedade do uso de faróis baixos em rodovias mesmo durante o dia
Os faróis com DRL (sigla de Daytime Running Light, que significa luz de rodagem diurna) são a nova moda da indústria automotiva. As luzes têm a função de deixar o carro visível durante o dia sem que o motorista precise usar o farol baixo. Todavia, elas também costumam ser usadas como elementos de design, integrando-se às linhas do carro.
Esse equipamento ganhou ainda mais importância no Brasil após a aprovação da Lei 13.290/2016, que obriga o uso de faróis baixos em rodovias durante o dia. Embora o texto não faça qualquer menção à DRL, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) enviou um ofício aos órgãos fiscalizadores, no qual esclarece que, se houver luz natural, esse item pode substituir o farol baixo.
VEJA TAMBÉM:
Ocorre que nem sempre os filetes de LEDs utilizados nos faróis do carro têm função de DRL. Muitas vezes, eles atuam como simplesmente como luzes de posição. Em outras palavras, são apenas faroletes. Por isso, é importante conhecer a diferença entre os dois sistemas, para utilizá-los nos momentos corretos.
O Centro de Experimentação e Segurança Viária do Brasil (Cesvi-Brasil) explica que o DRL é acionado automaticamente assim que o carro é ligado. Desse modo, não exige qualquer ação do motorista.
O DRL tem a função de melhorar significativamente a visibilidade do veículo sob iluminação natural. O objetivo não é auxiliar o motorista a visualizar a estrada, mas sim fazer com que o veículo se torne perceptível (para outros condutores)”, esclarece a entidade, por meio de boletim.
O DRL pode ser integrado aos faróis ou posicionado separadamente, no para-choque. Isso varia de acordo com a marca e o modelo do veículo. Sua função, porém, não muda.
“O DRL é destinado apenas para uso em condições de luz natural. Quando o veículo estiver trafegando em dias de baixa iluminação ou em outras condições meteorológicas, o motorista deverá utilizar os demais recursos do sistema de iluminação”, destaca o Cesvi-Brasil.
Já as luzes de posição são acionadas pelo motorista. Elas também têm a função de tornar o veículo mais visível. Todavia, como emitem menor intensidade de luz, quase não são perceptíveis quando utilizadas durante o dia. Por isso, não substituem os faróis em circunstância alguma, tampouco o DRL.
Vale lembrar que trafegar sem utilizar os faróis em rodovias durante o dia é infração média. Motoristas flagrados nessa situação recebem multa de cometem multa de R$ 130,16 e acumulam quatro pontos no prontuário.
Portanto, quem não tem carro com DRL deve usar o farol baixo. Acender o farolete em tal circunstância, seja por desconhecimento ou por negligência, pode sair caro, em todos os sentidos.
Boris Feldman explica que a Lei dos Faróis mudou, mas motorista nem notou:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Pessoal, tive observando os comentários, e notei que usar este DRL e fria só vai dar dor de cabeça e multas. o nosso pais e muito atrasado em tudo e governado por pessoas que fazem as leis para arrecadar sempre. Infelizmente eu pensei em colocar mas já não penso mais pois levar uma multa por um fitinha de led, não vai ser nada bom e melhor deixar meu carro do jeito que está.
Sou usuário constante de BR e Rodovias Estaduais, tenho carro T-Cross 2021 com DLR e acendimento automático de faróis de fábrica, fiquei surpreso ao receber uma multa informando que estava transitando na Rodovia completamente apagado. Isso quer dizer que dependo do humor dos fiscalizadores ou arrecadadores de valores da máfia das multas seu veículo está correto ou não a transitar.
Oh, pessoal. Esfriem a cabeça. Essas leis só irão prevalecer ate a próxima decada, quando entraram em vigor a lei dos veículos elétricos, onde nao sera mais possível adquirir ou manter carros movidos a motores a explosão. Ate as fabricas pararão de repor peças para esses veiculos. Nesse caso, essa discussão é sem relevância visto que 90% dos brasileiros não poderão adquirir ou maner esses veiculos carissimos e suas bateeias carissimas
Fique tranquilo que isso não vai rolar nos países do terceiro mundo.
As fábricas param de produzir peças e já surge um mercado negro bem equipado e competente para substituí-as.
Capaz de fabricarem até carros completos (inclusive com apoio das montadoras).
É só em pista dupla ou fora do perimetro urbano que é obrigatório essa matéria é furada.
DER. Não é furada, observe que a reportagem é de 2018, as mudanças mencionadas por você vão entrar em vigor só na próxima segunda, dia 12 de abril de 2021. O repórter não tinha como prever o futuro, sabichão. ?♂️
Eu, particularmente acho estranho, quando não contraditório,… um policial justificar uma multa num carro por estar usando um equipamento homologado, determinado por regras e Lei só por não ter vindo de fábrica. Minha opinião é que se está dentro de Lei deve ser permitido.
Fui informado numa blitz da PRF que qualquer equipamento instalado que não vem de fábrica é passível de multa. “SEU CARRO NÃO ESTÁ DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES DE FÁBRICA” alegou o guarda após procurar algo para me multar sem sucesso e acabou por me multar por estar usando rodas que não as originais do carro. Depois ainda ficou uma fera quando eu esclareci que a estrada também não estava conforme as especificações já que eu havia passado por vários buracos momentos antes e perguntei quem multava o governo por isso? Já que supostamente usam o meu dinheiro de contribuinte para a manutenção da mesma. Por fim o seu superior intercedeu e por milagre entendeu minha indignação já que eu informei ser advogado e que iria recorrer. Mesmo assim só me liberou com a multa pelas “rodas”irregulares. Eu como todo bom brasileiro indignado,mesmo sendo seguidor das leis fui infelizmente obrigado a recuperar meu dinheiro suado e reembolsado dessa injusta multa através do milagre brasileiro contábil que todos já conhecem.
Como ter a certeza que veículos que não vieram com DRL de fábrica, poderão ter instalados esse acssório legalmente, pois já fui multado pela PRF em 2019, por ter feito isso numa Air Cross, isso aconteceu em 2019, na rodovia Rio Santos.
Algumas luzes de dele são apenas enfeites. Pelo CONTRAN as DRL devem ter de 400 a 1.200 candelas.
Candela é uma medida de luz.
Quem não enxergar um carro durante o dia e precisar este carro estar com o farol ligado provavelmente não enxergara a pista “asfalto”
Tem toda razao, não existe nada mais estúpida que esta lei,sem considerar o alimento astronômico da elevação no consumo de combustivel
Isso começou no Rio Grande do Sul. Quando havia uma colisão com outro veículo, o condutor dizia que não viu e que o veículo se confundia com o asfalto. No estado foi baixada a lei para que todo veículo circulasse com farol acesso para acabar com estas desculpas. Dava confusão com os carros que vinham de outros estados.
Exatamente, essa mer da só serve pra arrecadar. Visto que se um motorista alega nao ter visto um veículo em movimento na pista contrária, tem que ser muito imb ecil. Viva a indústria da multa. Bando de creti nos!!!
Boa noite!
Boris gostaria que me diga em qual lei e o parágrafo onde diz a altura, assim como, a largura mínima e máxima da instalação da DRL, pois não consigo encontrar.
Att,
Só fiquei com uma duvida..
esse drl, é permitido adaptar?
ou somente é permitido em carros que ja vem com o drl original de fabrica?
e si por o acaso é permitido adaptar, qual seria o tipo de iluminação? LED?
Sim, é possível adaptar DRL, existem kits nos mercado. Não precisa ser de LED.
Obrigado e abraço
Assisti a um vídeo no youtube dizendo que só vale o original de fábrica.
Olá, farolete não serve?
Porque esse negócio de DRL é só pra carro moderno.Meu carro é velhinho, é injusto não poder usar o farolete.
Só pode se vier de fabrica.
Não pode adaptar, somente original de fábrica que fica isento de multa.
Todas as leis criadas no Brasil foram e são para gerar gastos, seja pela tecnologia dos radares que alimenta algum país rico que fornece esse equipamento, seja por algum representante afilhado de algum político que desvia valores superfaturados para alimentar esse conluio. Não acredito em bem do cidadão, até mesmo os capacetes considero dispensáveis, talvez lá obrigando os óculos de proteção, mas o capacetes hoje vendidos são de péssima qualidade e não salva a vida de ninguém. Um bom capacete custa no mínimo 3.000 reais. As sucatas assassinas estão aí nas estradas usando pneus recauchutados e os pedaços ficam na pista, as crateras estão por todo lado e quem deveria se responsabilizar está certo de que sequer será acionado na justiça. Os bêbados ainda portam suas habilitações, matam e não cumprem pena. O que existe é um sistema corrupto que posa de protetor de vidas mas não passa de um arrecadador de dinheiro. O IPVA é um absurdo que só brasileiro aguenta, ou por ignorância, ou por falta e capacidade cognitiva para entender a safadeza que circunda esse imposto extorsivo. O seguro obrigatório é tão imoral e ilegal que tem o monopólio de uma empresa particular para gerir os recursos arrecadados, só nesse Brasil mesmo. Um dia votamos em gente séria como o povo do Partido Novo e quando eles forem maioria talvez mude todo esse cenário dantesco.
Verdade, amigo. Infelizmente temos um est4do deteri0rado, somente preocupado com a arrecadação. Mesmo você tendo um ótimo seguro de danos pessoais, será obrigado a contratar o dpvat, que é péssimo.
Tem também a questão dos danos materiais à terceiros. Esse sim deveria ser obrigatório.
O dpvat nunca poderia ser cobrado de quem não provoca, ou nunca provocou acidentes. Teria que ratear entre os condutores infratores e sinistrados culpados.
Esses dias fiquei sabendo que aeronaves, lanchas, iates, entre outros, não pagam impostos de propriedades. Cobram de quem tem um uno velho, e quem um iate de 10 milhões é isento. Tá tudo dominado
Ah que isso no Brasil?KkK
Falou tudo, concordo literal é integralmente, realmente brasileiro é povo muito banana mole, se tivesse culhões e se unissem acabaria com esta podridão que nos acharca.
Falou tudo, concordo literal é integralmente, realmente brasileiro é povo muito banana mole, se tivesse culhões e se unissem acabaria com esta podridão.
Essa lei proposta por um desocupado entendiado , que nunca fez nada que prestasse ,no legislativo , é de uma imbecilidade sem limites . Se o cidadão precisa dessas luzes , em dia claro , para ver um veículo , melhormandá-lo , urgentemente , a um oculista . O que provoca acidentes de colisão ou atropelamento não é a não visiualização , mas , apenas , a incapacidade de akguns em bem calcular as velocidades envolvidas , nelas incluída , claro , a desenvolvida pelo próprio veículo e sua capacidade em completar o trajeto demodo seguro .No caso de pedestres , sem conseguir avaliar a sua capacidade de locomoção , comparada à distância a percorrer . O autor dessa besteira deve olhar os carros estressando seus faróis , desnecessariamente , e sorrir , embevecido …
Bom dia, o que ocorre é que os agentes da DER Departamento Estadual de Rodagem não sabem a diferença dos faróis de posição e do DRL, fui autuado por trafegar sem acender faróis baixo, pois meu carro é uma Ecosport Freestyle 2018 equipado com DRL de fábrica, fiz recurso foi indeferido, vou impetrar o segundo recurso para ver o que dá, mandei fotos da página que diz que meu carro é equipado com DRL obtida na Ford, mas não adiantou…
FAROL DURANTE O DIA EM RODOVIA, SOMENTE QUANDO HOUVER PLACA DE SINALIZAÇÃO.
Então aguarde as placas e as multas kkkkk
Uma dúvida então , no casa da nova tracker os
“DRLs “ só ligam quando coloca o câmbio na posição “D” , então quer dizer q não são DRLs ??
Como pode rodar sem estar em D? Se está parado não leva multa.
Mm eu Deus….vc só vai pra frente se tiver em drive (é sim DRL) ou vc trafega de ré na estrada ?
A matéria poderia (na minha opinião, DEVERIA) ser mais abrangente,,, Sequer cita os faróis/veículos que possuem assinatura luminosa em led que, quando mais fracas que as Drl’s não podem ser utilizadas nas estradas como substitutas dos faróis (C4 lounge, Ônix, Prisma, Ecosport “antiga”, etc…). Isso sim, causa muita confusão em motoristas menos informados.