Etios vai sair de linha na Índia e não terá nova geração

Desenvolvidos no país asiático para mercados emergentes, o hatch e o sedã da gama ficaram menos de 10 anos em produção

toyota etios liva: Consultamos algumas das principais marcas do mercado brasileiro para saber quais modelos são mais escolhidos como carro para mulher.
Por AutoPapo
Publicado em 18/02/2020 às 18h32

O Toyota Etios vai sair de linha na Índia até o mês de abril deste ano. Os dois modelos da linha, hatch e sedã, não terão sucessores diretos: o produto de entrada da marca japonesa naquele país passará a ser o Glanza, uma derivação do Suzuki Baleno (as duas fabricantes são parceiras).

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

De acordo com informações do site AutoPortal, o Etios sair de linha, principalmente, devido ao enrijecimento das leis ambientais indianas. Por lá, carros de passeio podem ser equipados com motores a diesel, e eles correspondem à maior parte das vendas da gama.

Ainda segundo informações do site, outro fator determinante para tirar o Etios do mercado indiano foram as regras locais mais rigorosas de proteção a pedestres em caso de atropelamento, que entram em vigor neste ano. Para atender às novas exigências, tanto ambientais quanto de segurança, a Toyota teria que desenvolver uma nova geração do modelo.

toyota etios liva: modelo vai sair de linha na Índia
Toyota Etios Hatch, na foto, na versão Liva (Fotos: Toyota | Divulgação)

Vale lembrar que o Etios foi lançado na Índia em 2011. Portanto, já seria hora de lançar uma nova geração, uma vez que o ciclo de vida dos atuais produtos da indústria automotiva não costuma passar de oito anos. Desse modo, aparentemente, talvez existam também motivos mercadológicos que fizeram a Toyota desistir do modelo.

E no Brasil, o Etios vai sair de linha?

Ainda é cedo para dizer se o Etios vai sair de linha também no Brasil. Porém, é certo que, se a linha não terá outra geração na Índia, também não terá por aqui. Isso porque o país asiático, além de ter sido palco do desenvolvimento do projeto, é seu principal mercado.

Por aqui, o Etios chegou em setembro de 2012, cerca de um ano após ser lançado na Ásia. Apesar de ter trazido algumas primazias ao semento de compactos, como a direção elétrica (até então restrita a segmentos superiores), sempre foi criticado pelo interior simplório e pelo design sem inspiração, mesmo para um produto de entrada.

Embora a Toyota tenha introduzido aperfeiçoamentos ao longo do tempo, o modelo nunca esteve entre os ponteiros de vendas. O lançamento do Yaris, em 2018, canibalizou parte das vendas e deixou a situação ainda mais delicada. Portanto, a lógica é que, ainda que isso não ocorra de imediato, Etios vai sair de linha também no Brasil. Talvez ele dure mais dois ou três anos, mas dificilmente passará disso.

Foto Toyota | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário