Etios vai sair de linha na Índia e não terá nova geração

Desenvolvidos no país asiático para mercados emergentes, o hatch e o sedã da gama ficaram menos de 10 anos em produção

toyota etios liva: Consultamos algumas das principais marcas do mercado brasileiro para saber quais modelos são mais escolhidos como carro para mulher.
Por AutoPapo
Publicado em 18/02/2020 às 18h32

O Toyota Etios vai sair de linha na Índia até o mês de abril deste ano. Os dois modelos da linha, hatch e sedã, não terão sucessores diretos: o produto de entrada da marca japonesa naquele país passará a ser o Glanza, uma derivação do Suzuki Baleno (as duas fabricantes são parceiras).

VEJA TAMBÉM:

De acordo com informações do site AutoPortal, o Etios sair de linha, principalmente, devido ao enrijecimento das leis ambientais indianas. Por lá, carros de passeio podem ser equipados com motores a diesel, e eles correspondem à maior parte das vendas da gama.

Ainda segundo informações do site, outro fator determinante para tirar o Etios do mercado indiano foram as regras locais mais rigorosas de proteção a pedestres em caso de atropelamento, que entram em vigor neste ano. Para atender às novas exigências, tanto ambientais quanto de segurança, a Toyota teria que desenvolver uma nova geração do modelo.

toyota etios liva: modelo vai sair de linha na Índia
Toyota Etios Hatch, na foto, na versão Liva (Fotos: Toyota | Divulgação)

Vale lembrar que o Etios foi lançado na Índia em 2011. Portanto, já seria hora de lançar uma nova geração, uma vez que o ciclo de vida dos atuais produtos da indústria automotiva não costuma passar de oito anos. Desse modo, aparentemente, talvez existam também motivos mercadológicos que fizeram a Toyota desistir do modelo.

E no Brasil, o Etios vai sair de linha?

Ainda é cedo para dizer se o Etios vai sair de linha também no Brasil. Porém, é certo que, se a linha não terá outra geração na Índia, também não terá por aqui. Isso porque o país asiático, além de ter sido palco do desenvolvimento do projeto, é seu principal mercado.

Por aqui, o Etios chegou em setembro de 2012, cerca de um ano após ser lançado na Ásia. Apesar de ter trazido algumas primazias ao semento de compactos, como a direção elétrica (até então restrita a segmentos superiores), sempre foi criticado pelo interior simplório e pelo design sem inspiração, mesmo para um produto de entrada.

Embora a Toyota tenha introduzido aperfeiçoamentos ao longo do tempo, o modelo nunca esteve entre os ponteiros de vendas. O lançamento do Yaris, em 2018, canibalizou parte das vendas e deixou a situação ainda mais delicada. Portanto, a lógica é que, ainda que isso não ocorra de imediato, Etios vai sair de linha também no Brasil. Talvez ele dure mais dois ou três anos, mas dificilmente passará disso.

Foto Toyota | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário