Euro NCAP investiga carros enviados para testes de impacto
De acordo com a instituição, alguns componentes dos veículos testados tinham escrito "apenas para testes de colisão" em caneta
De acordo com a instituição, alguns componentes dos veículos testados tinham escrito "apenas para testes de colisão" em caneta
O Euro Ncap e a empresa de segurança Thatcham Research descobriram, durante avaliações de segurança, que alguns airbags e pontos ISOFIX dos carros submetidos a testes de impacto continham a mensagem “apenas para testes de colisão”. Preocupado com as marcações suspeitas, o Euro Ncap investiga as fabricantes envolvidas.
O chefe de pesquisa da Thatcham Research, Matthew Avery, disse à Auto Express: “Encontramos componentes em veículos marcados apenas como ‘Euro Ncap, somente para testes de colisão'”. O Euro Ncap também confirmou que se deparou com componentes – airbags, espumas de assentos, entre outros – com a rotulagem incomum.
Depois dos crash-tests, as duas instituições realizam auditorias de desmontagem, inspecionando componentes individuais. Foi durante uma dessas ações que foram encontradas as marcações. Agora, o Euro Ncap investiga a razão pela qual essas mensagens existem.
O Euro Ncap investiga as fabricantes e pede explicações, mas não divulga quais foram as marcas que entregaram carros com os rótulos. “As fabricantes não estão carimbando, os rótulos estão escritos à caneta, são marcados grosseiramente. O alarme toca quando vemos isso”, acrescentou Avery.
A investigação pode envolver visitas às fábricas de automóveis ou fornecedores de peças e novos testes nos veículos envolvidos.
Enquanto o Euro Ncap investiga, explicações são dadas pelas marcas. A seguir uma das justificativas enviadas: “Nosso lote de carros é pedido internamente pelos departamentos de segurança e eles usam ‘Euro Ncap’ como referência, pois os prazos são apertados. Em alguns casos, essa referência é escrita em partes, a fim de garantir que a produção não seja atrasada (e vá para os testes de impacto)”.
O executivo da Sociedade de Fabricantes de Motores (SMMT), Mike Hawes, se pronunciou sobre a investigação: “A SMMT refuta as sugestões do Euro Ncap. Não há evidência de qualquer negligência em testes de segurança e sugere falha no entendimento do processo de fabricação e certificação”.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Infelizmente não fiquei surpreso. Se é assim no velho mundo imagine aqui. Evidente que a lupa vai para montadoras que patrocinam (preparam) os testes. Aguardemos as investigações antes de pregar uma pecha em montadora a ou B. De qualquer forma é gravíssimo.