Saiba como prevenir o roubo ou furto de estepe

No Brasil, os estepes representam 40% de todas as ocorrências de furto ou roubo envolvendo automóveis; listamos 7 formas de evitar o prejuízo

screen shot 2018 03 29 at 01.34.13
Por Laurie Andrade
Publicado em 02/08/2018 às 13h13

Uma pesquisa desenvolvida pela CarGlass concluiu que o furto de estepe representa 40% de todas as ocorrências de furto ou roubo envolvendo automóveis no Brasil. É comum escutarmos casos de amigos e familiares que perderam o pneu sobressalente. Muitas vezes, especialmente se o carro a vítima tiver o estepe na parte de baixo, o furto nem é notado no primeiro momento. E ainda corre-se o risco de levar uma multa por não portar o item obrigatório.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Para diminuir os riscos de tomar prejuízo, listamos algumas práticas que podem aumentar a segurança, evitar o furto de estepe ou garantir o ressarcimento do bem.

Nos modelos em que o pneu sobressalente fica armazenado na parte externa do veículo, como na tampa do porta-malas, a recomendação é “fazer uso de capa dura, com a presença de um sistema de lacre que dificulta o roubo”, afirma a técnica em mecânica Bárbara Brier. Ainda de acordo com a profissional, essa capa tem outras vantagens, como a proteção contra as intemperes e batidas leves.

O furto de estepe é um crime comum no Brasil. Para tentar evitar prejuízos, listamos ações para proteger o carro e garantir o ressarcimento do componente.

Foto | Reprodução de vídeo

Os parafusos com segredo ou os kits antifurtos também são uma opção. A idealizadora do projeto Oficina Amiga da Mulher explica: “neste conjunto de ferramentas, você encontra um dispositivo mecânico que funciona como se fosse um parafuso com espaço para a chave-segredo, a única capaz de soltar o pneu. Utilizando outra ferramenta, o sistema não é acionado e apenas gira em falso”.

Para quem não pode investir em uma das dicas acima – que saem mais baratas que um novo estepe – existe a possibilidade de recorrer ao uso de cabos de aço ou correntes com cadeados no pneu sobressalente que fica na parte de baixo do veículo. Esse recurso intimida o furto de estepe, mas também pode dar dor de cabeça para o motorista, já que as peças metálicas expostas ao tempo podem enferrujar e dificultar o processo de abertura quando um pneu furar e o pneu sobressalente precisar ser retirado.

Existem ainda outras dicas básicas: “optar por parar o seu automóvel em um estacionamento, alugar uma garagem, caso não tenha uma, e sempre estacionar em lugares iluminados e movimentados” acrescenta Bárbara Brier.

Por fim e não menos importante, é preciso checar as condições do seu seguro veicular para furto de estepe. Isso porque, em alguns casos, o componente só é ressarcido se tiver valor superior à franquia do carro. Vale a pena negociar e contratar “um seguro à parte” como é comum para vidros.

Legislação e furto de estepe: o que você precisa saber

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e o artigo 105 da Resolução nº 14/98 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran):

Art. 1º. Para circular em vias públicas, os veículos deverão estar dotados dos equipamentos obrigatórios relacionados abaixo, a serem constados pela fiscalização e em condições de funcionamento:

(…)

24) roda sobressalente, compreendendo o aro e o pneu, com ou sem câmara de ar, conforme o caso

Conduzir um carro sem o componente, pode, então, render multa e até mesmo fazer com que o carro seja retido. Confira:

Art. 230. Conduzir o veículo:

(…)

X – com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo CONTRAN;

(…)

Infração – média; Penalidade – multa; Medida administrativa – retenção do veículo para cumprimento do tempo de descanso aplicável.

O que significa que assim que o motorista perceber que foi furtado, precisa ir até o posto policial mais próximo, registrar um Boletim de Ocorrência (B.O) e providenciar a substituição do pneu sobressalente extraviado.

Toda regra tem exceção

Nem todos os automóveis, no entanto, estão expostos à determinação. Os veículos com pneus Run Flat, os ônibus urbanos, os caminhões de lixo, os carros-fortes, dentre outros modelos, não estão incluídos na obrigatoriedade.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário