Saiba como prevenir o roubo ou furto de estepe
No Brasil, os estepes representam 40% de todas as ocorrências de furto ou roubo envolvendo automóveis; listamos 7 formas de evitar o prejuízo
No Brasil, os estepes representam 40% de todas as ocorrências de furto ou roubo envolvendo automóveis; listamos 7 formas de evitar o prejuízo
Uma pesquisa desenvolvida pela CarGlass concluiu que o furto de estepe representa 40% de todas as ocorrências de furto ou roubo envolvendo automóveis no Brasil. É comum escutarmos casos de amigos e familiares que perderam o pneu sobressalente. Muitas vezes, especialmente se o carro a vítima tiver o estepe na parte de baixo, o furto nem é notado no primeiro momento. E ainda corre-se o risco de levar uma multa por não portar o item obrigatório.
Para diminuir os riscos de tomar prejuízo, listamos algumas práticas que podem aumentar a segurança, evitar o furto de estepe ou garantir o ressarcimento do bem.
Nos modelos em que o pneu sobressalente fica armazenado na parte externa do veículo, como na tampa do porta-malas, a recomendação é “fazer uso de capa dura, com a presença de um sistema de lacre que dificulta o roubo”, afirma a técnica em mecânica Bárbara Brier. Ainda de acordo com a profissional, essa capa tem outras vantagens, como a proteção contra as intemperes e batidas leves.
Foto | Reprodução de vídeo
Os parafusos com segredo ou os kits antifurtos também são uma opção. A idealizadora do projeto Oficina Amiga da Mulher explica: “neste conjunto de ferramentas, você encontra um dispositivo mecânico que funciona como se fosse um parafuso com espaço para a chave-segredo, a única capaz de soltar o pneu. Utilizando outra ferramenta, o sistema não é acionado e apenas gira em falso”.
Para quem não pode investir em uma das dicas acima – que saem mais baratas que um novo estepe – existe a possibilidade de recorrer ao uso de cabos de aço ou correntes com cadeados no pneu sobressalente que fica na parte de baixo do veículo. Esse recurso intimida o furto de estepe, mas também pode dar dor de cabeça para o motorista, já que as peças metálicas expostas ao tempo podem enferrujar e dificultar o processo de abertura quando um pneu furar e o pneu sobressalente precisar ser retirado.
Existem ainda outras dicas básicas: “optar por parar o seu automóvel em um estacionamento, alugar uma garagem, caso não tenha uma, e sempre estacionar em lugares iluminados e movimentados” acrescenta Bárbara Brier.
Por fim e não menos importante, é preciso checar as condições do seu seguro veicular para furto de estepe. Isso porque, em alguns casos, o componente só é ressarcido se tiver valor superior à franquia do carro. Vale a pena negociar e contratar “um seguro à parte” como é comum para vidros.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e o artigo 105 da Resolução nº 14/98 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran):
Art. 1º. Para circular em vias públicas, os veículos deverão estar dotados dos equipamentos obrigatórios relacionados abaixo, a serem constados pela fiscalização e em condições de funcionamento:
(…)
24) roda sobressalente, compreendendo o aro e o pneu, com ou sem câmara de ar, conforme o caso
Conduzir um carro sem o componente, pode, então, render multa e até mesmo fazer com que o carro seja retido. Confira:
Art. 230. Conduzir o veículo:
(…)
X – com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo CONTRAN;
(…)
Infração – média; Penalidade – multa; Medida administrativa – retenção do veículo para cumprimento do tempo de descanso aplicável.
O que significa que assim que o motorista perceber que foi furtado, precisa ir até o posto policial mais próximo, registrar um Boletim de Ocorrência (B.O) e providenciar a substituição do pneu sobressalente extraviado.
Nem todos os automóveis, no entanto, estão expostos à determinação. Os veículos com pneus Run Flat, os ônibus urbanos, os caminhões de lixo, os carros-fortes, dentre outros modelos, não estão incluídos na obrigatoriedade.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |