Com prejuízo em suas operações, Ford vai deixar o Brasil?

Segundo a agência Bloomberg, principais dirigentes da empresa em Detroit estão preocupados com os colossais prejuízos na América do Sul

Por Boris Feldman02/08/18 às 11h56

A Ford vai deixar o Brasil? A fabricante norte-americana está cansada de investir bilhões de dólares no mercado sul-americano sem perspectivas de retorno a médio prazo, o que prejudicaria até seus planos globais de investimentos.

Na semana passada, Bob Shanks,  diretor financeiro mundial da Ford declarou (ao analisar o balanço anual da empresa), que a marca “não possui uma forte posição competitiva”  e nem consegue “retorno apropriado sobre o investimento” na America do Sul. A informação vem da agência Bloomberg, que já tinha, no início deste ano, registrado a mesma observação pelo mesmo Bob Shanks. Ele disse, então, que a Ford amargava prejuízo de cerca de U$ 1 milhão diariamente no Brasil. Desta vez, afirmou que perdeu U$ 4,2 bilhões na região desde 2012.

O CEO da Ford, Jim Hackett, confirma o que disse o seu diretor financeiro, mas observa que “a venda não é a única alternativa cogitada”. Segundo a mesma Bloomberg, outras empresas do setor que operam na América do Sul – FCA (Fiat Chrysler) e Volkswagen entre elas – foram contatadas para se avaliar seu interesse por suas operações na região.

Indícios de que a Ford vai deixar o Brasil?

Uma análise do comportamento da Ford no Brasil poderia avalizar as informações da agência norte-americana. Para começo de conversa, não  há dúvidas de que a empresa reduziu significativamente seus investimentos locais. Já se prevê que – assim como a GM fez há muitos anos – deverá desativar sua operação de caminhões. É evidente que a venda de veículos pesados desabou no Brasil nos últimos anos, mas continua sendo promissor e suas concorrentes continuam investindo localmente.

Com relação aos automóveis, o faturamento da Ford está quase integralmente baseado em dois modelos, o Ka e o Ecosport. O primeiro está numa sólida posição e entre os cinco mais vendidos do mercado doméstico. O Ecosport viveu dias gloriosos desde seu lançamento, em 2003 ,como pioneiro no segmento e manteve-se como única opção entre os utilitários esportivos compactos. Entretanto, passou a ter que disputar cada pontinho do mercado com os inúmeros concorrentes que surgiram nos últimos cinco anos.

Ford vai deixar o Brasil? Ka apresenta boas vendas
Entre as opções de sedã para PcD: Ford Ka Sedan

O Fiesta já subiu no telhado, o Focus tem futuro incerto no Brasil, pois não há investimentos previstos na fábrica da Argentina para atualizá-lo em relação ao europeu. O Fusion deixará de ser produzido na América do Norte, de onde é importado para o nosso mercado. Será produzido na China e sua vinda para o Brasil é, portanto, incerta.

A picape Ranger é um bom produto da marca, mas também já teve dias melhores: está hoje em terceiro lugar no ranking, ameaçada de perto pela VW Amarok: vende pouco mais que metade da Chevrolet S10 em segundo lugar atrás da Toyota Hilux no alto do pódio.

Entre as marcas brasileiras, depois de muitos anos ocupando o quarto lugar em vendas distante das demais, ela hoje tem a Renault, Toyota e Hyundai em seus calcanhares e costuma ser rebaixada para quinta ou sexta posição no ranking.

Essa forte competição no mercado brasileiro traz outro inconveniente, a queda de rentabilidade para todos os players, mas a Ford, com investimentos minguados e reduzindo sua gama de modelos, sofre mais intensamente as consequências. Esses são alguns motivos que aumentam os questionamento se a Ford vai deixar o Brasil.

Autolatina

Não seria a primeira vez que a Ford pensa em deixar o mercado brasileiro. Ela, a rigor, passou a ser controlada para a Volkswagen em 1987, quando se anunciou a fusão das duas empresa numa terceira, a Autolatina. Entretanto, o controle da empresa estava nas mãos da alemã, que detinha 51% de participação acionária. As duas decidiram, em 1996, voltar a operar independentemente e a Autolatina foi extinta.

Nada parecido com o anúncio feito há dois meses pelas matrizes da Ford e Volkswagen de uma “aliança estratégica” para desenvolvimento conjunto de veículos comerciais, o que tornaria ambas mais competitivas no mercado em níveis mundiais. Mas, como os big-shots das duas gigantes multinacionais andam trocando figurinhas, nunca se sabe qual será o próximo anúncio.

Desde a primeira notícia da Bloomberg que os executivos da Ford no Brasil negam de pés juntos que a Ford vai deixar o Brasil. Até porque, se concordam com o que se diz nos EUA, seu faturamento entra em queda livre. Seus argumentos para defender a permanência são consistentes, mas os dos executivos de Detroit merecem atenção.

Fotos Divulgação

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30 Comentários
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    PHiLip Robert mowreY 31 de maio de 2019

    a ford dEIxA O LegADo DE TODOS OS AUTOMOveis E CAMINHOEs. enQuAntO a foRd aCAboU nO BrAsil, desPEDE NO BRAsiL. NAS gERAssoeS anTIgas, A auTOLAtiNA, teve fusao ford e volkswagen. para pensaR, FORD B-1618 TINHA SEMELHANSSA COM VOLKSBUS 16.210 Co. E pelo jeItO, cAMinHAO PEQUENO E GRANDE cargo TINHA mOtOR CUMMINS E MWM, PARA A MONTAGEm das pessaS do motOr. A AUTONOMIA NAO PAGA parcelAS de laraNJAS BASICAS.

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    Eloi 29 de maio de 2019

    Isso quer dizer que daqui pra frente os carros ford serao importados?

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    David ferras 13 de maio de 2019

    Na minha opinião a ford vai tirar alguns modelos, os que estão vendendo não vão tirar. Tanto e que eles anunciaram q iam fechar a fabrica no brasil e o novo ka já esta sendo rejeitado na Europa. Olha que o novo ka deles e o ecoboost.
    Minha opinião a ford está nessa situação no brasil por que em outros paises eles vendem carros de última geração e no brasil so o refugo.
    O ecoboost ja está uns 4 anos sendo vendido na europa e usa. E aqui no Brasil male mal chegou, aquele lixo de cambio powershift ninguém quer. Eles demoraram muito para atualizar ele. Agora q que não vão.
    A ford está nessa situação por unica culpa deles e mais ninguém. Eu tenho um fiesta e o próximo concerteza não vai ser um ford…

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    eustaquio 23 de março de 2019

    não acredito logo agora que o ford cargo esta ganhando a confiança de mercado, como o cargo 816 e 1119 são excelentes caminhões. vai desistir do mercado?. E outra o brasil de agora com este novo governo vai melhorar com certeza.

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    josé marques da silva 6 de março de 2019

    No texto está escrito que “cansada de investir Bilhões no Mercado Sul Americano ” blá blá blá … , Amigos quem escreve isto só pode estar de brincadeira ou está ganhando tanto quanto a FORD já ganhou no Mercado Sulamericano , assim como em qualquer lugar que ela se instale , pois só não se instala onde não lucrar. ahh vá enganar outro amigão.

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      eustaquio 23 de março de 2019

      não acredito que a FORD agora que esta ganhando o mercado de caminhões ,principalmente o cargo 816 e 1119 que são excelentes caminhões, e com o novo governo brasileiro o Brasil com certeza vai melhorar muito a economia .A FORD vai desistir logo agora depois de enfrentar uns seis anos de turbulência, é brincadeira.

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    Igor natan 5 de março de 2019

    Uma pena pq o Brasil irá sofrer com isso se mais uma Impresa imensa dessas falir por aqui ……. lamentável dias piores vêm por aí tem QUI ter fé pq está cada vez pior a situação no Brasil

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      Bruno Tavares Ferreira do Amaral 10 de março de 2019

      porque meu amigo? a FORD saiu? outra vai tomar o lugar! Provavelmente Renault, Hyundai ou até a Citroen-Peugeot!

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    Leandro 5 de março de 2019

    Agora só trabalhadores tem vários direitos, só não tem trabalho, Brasil é uma jaboticaba.

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    Fernando Cesar Diogo 3 de março de 2019

    Depois de muito lucro e subsídios do governo , no primeiro sinal de lucro menor abandonam, isso é o que o brasileiro merece, deixam as empresas de fora fazerem o que querem aqui,se os brasileiros fossem unidos as coisas seriam diferentes.
    Essa é uma situação fácil de resolver é só ninguém comprar mais carro da Ford, e deixar os pátios lotados,já que querem ir embora que vá de vez, muitas empresas automobilística querendo crescer e investir no brasil, é só boicotar a Ford e não comprar nada deles, mas isso não vai acontecer pois o brasileiro gosta de ser escravizado.

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    FABIO LACERDA ARAGAO DE PINA 27 de fevereiro de 2019

    Collor já dizia: “quem não tem competência não se estabece”. E foi vítima do que ele mesmo disse. A Ford há tempos não se preocupa com a AL. Sua saída definitiva do Brasil não será surpresa alguma. Talvez até um alívio.

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    Souza 26 de fevereiro de 2019

    Quem quebrou a ford foi o sindicato sempre fazendo greve no Abc paulista,querendo aumento de salário para os operários.

    Salário operador produção Ford :r$6200,00
    Salário operador produção Fiat :r$2900,00

    Plr ford : r$12,000.00
    Plr fiat:r$4,000.00

    Agora quero ver esse cabide de emprego que era a ford,

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    [email protected] 19 de fevereiro de 2019

    Na minha opinião os caminhões ford e muito ruim.

    DIFÍCIL COMPETIR NO BRASIL COM
    SCANIA
    MERCEDES.
    VOLVO

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      Robson 14 de abril de 2019

      Amigo caminhao da ford nao e ruim nao, ele nao quebra igual Mercedes..claro que com Scania e Volvo nao podemos comparar…Mercedes e
      volks sao os mais fuleros que tem..vivem quebrando..

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    Eliza Aparecida dos Santos 27 de janeiro de 2019

    Só sei que nada sei

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    Rondinelli Lima 20 de janeiro de 2019

    Ford Ka da vida a mais de R$ 40 mil, como que não tem retorno? Isso aí é puro drama das montadoras… Todos nós sabemos muito bem que o Brasil é a galinha dos ovos de ouro das montadoras..

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    paulo sergio palma 5 de dezembro de 2018

    oque vcs cobram em uma revisão num carro podre que ja passou por 15 intervensões de defeitos de fabrica e melhor fechar as portas mesmo e um bem necessario fora o alto valor nos carros que cobram vamos partir pra outra marca cara porem nota 10 vcs não sustentam em pe oque falam sentado

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    Paulo 6 de outubro de 2018

    Resultado esperado depois da péssima administração. O pós venda da Ford é horroroso. A fábrica simplesmente despreza os clientes. Veículos com defeitos de fábrica não são sanados. Isso explica os muitos processos na justiça pedindo reparação e devolução do dinheiro. A derrocada era só questão de tempo.

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    Jose Humberto 2 de outubro de 2018

    Não acredito, tem mais cara de choradeira para ser acalentado com recursos do governo a juros subsidiados. Comprei uma Ranger zero, e com 5.000 km já estava prevista a primeira revisão, caríssima, por sinal. Achei muito dês necessário e não vejo como característica de empresa que enfrenta dificuldades de vendas.

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    Diego Juan Bérgamo 14 de setembro de 2018

    Vamos ver até onde isso é verdade! Não creio que, com a história que tem a Ford no Brasil, ela, sem mais nem menos, vai encerrar suas atividades por aqui.

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    Maurício Fontana 22 de agosto de 2018

    No Brasil o Fiesta tinha tudo para encarar de igual para igual, o VW Polo e o Yaris da Toyota, mas a Ford deitou em berço esplêndido e não atualizou o modelo na hora certa. Pior, matou o carro ao manter o nome daquele câmbio que mesmo reprojetado, manteve o mesmo nome queimado, além de não se comparar a simplicidade de um câmbio automático puro. No fundo isso pode ter sido até intencional haja visto os planos dela para o mercado americano. Lamentável.

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    Denis 5 de agosto de 2018

    Agradeça o nosso atraso a CLT, aos sindicatos, a maracutaia do serviço público, *, um pais com a carga tributaria e a oneração da folha e de quebra uma in”segurança” jurídica sem precedentes, nossa desindustrialização segue a passos largos, a massa de inúteis tende a aumentar com essa educação sofrível, oq eles estão fazendo com o nosso glorioso país oq estão fazendo com São Paulo? *.

    EDITADO

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    Renato 4 de agosto de 2018

    Seria uma pena a Ford deixar o Brasil. Tenho um New Fiesta que comprei zero e o carro é ótimo. Tem um motor mais moderno que o do Onix e do Argo. Tinha esperança que a Ford começasse a produtor o Fiesta europeu, mas as notícias não são muito animadoras.

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    Marcelo 2 de agosto de 2018

    Caminhões pesados mesmo são, na ordem: Volvo, Scania e Mercedes. O resto é imitação barata. A Ford não progride com seus caminhões quanto a conforto do motorista, potência, torque, segurança. O resultado é: colhe o que planta, o mesmo ocorre com os veículos de passeio, importa o que presta e fabrica aqui carros com péssimo acabamento, inseguros e para completar, tem concessionárias vergonhosas e displicentes. Eu já fui super fã da Ford nas décadas de 80 e 90, tive vários carros dela, sou fã hoje do Fusion, mas este deve ter sua produção encerrada, desisti da marca…

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    Antonio 2 de agosto de 2018

    DESINDUSTRIALIZAÇÃO

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    marcus mendes 2 de agosto de 2018

    Estão querendo incentivos do governo. Trabalhei na Fiat em Betim, o que mais se ouvia em alguns momentos de economia ruim, era que a Fiat iria sair de Minas Gerais.
    Querem dinheiro do BNDS à juros baixissimos ou se possível a fundo perdido também conhecido como subvenção.
    Estão robotizando quase toda linha de produção, em 1999 a Fiat empregava diretamente 20 mil funcionários. E hoje, gera quantos postos de trabalho?

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      Evandro 26 de fevereiro de 2019

      O problema é que robôs trabalham humanos só.sabem reclamar arrumar atestado e pedir aumento e mais nada

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        Milton Manzano de souza 9 de julho de 2019

        Henry Ford para vender seus carros, pagava bem seus empregados, para que os mesmos comprassem. Se tá que os robôs vão comprar?

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    Jeffther Lopes 2 de agosto de 2018

    seria uma pena, haja vista o tempo de casa que a Ford tem no Brasil, mas isso não quer dizer que possua excelentes produtos, somente razoáveis para o público de hoje (outrora enganado e “feliz” com suas aquisições da ford) que não é burro e muda de marca pois procura um produto que agregue benefícios, não somente marca, contudo há em demasia muitos “fãn boys” que sequer tem carro/cnh e tem a ford como seu maior “símbolo de resistência” e são contra o progresso das outras marcas, mas continuam felizes com carros pelados, de cor imponente, cambio powershift da própria ford…lamentável

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    Samarone 2 de agosto de 2018

    Como uma empresa que tem um carro entre os mais vendidos pode estar ruim financeiramente? Administração muito ruim, com certeza.

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