Exposição de carros ‘Beleza em Movimento’ explora design italiano

Mostra inédita com mais de 100 peças acontece a partir desta terça-feira (13) na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte

beleza em movimento icones do design italiano na casa fiat de cultura 31
Por AutoPapo
Publicado em 13/08/2019 às 17h30

A Casa Fiat de Cultura recebe, a partir desta terça-feira (13), a exposição “Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano”. Com curadoria de Peter Fassbender, Head do Design Center LATAM da Fiat Chrysler Automobiles, a mostra inédita apresenta mais de 100 peças, entre elas automóveis, miniaturas e obras de arte.

A exposição de carros, que também contou com a colaboração da arquiteta e historiadora italiana Maddalena D’Alfonso, ficará instalada em Belo Horizonte até o dia 03 de novembro e traz como temas o futurismo, a tecnologia, o cinema, o neorrealismo, o movimento e a beleza.

A narrativa da exibição, que é gratuita, se desenvolve a partir de cinco importantes ícones do design de automóveis, responsáveis por pautar novas estéticas entre as décadas de 1910 e 1960: casas Bertone, Touring Superleggera, Pininfarina, GFG Style e Zagato.

Na exposição de carros, o público terá acesso a verdadeiras obras de arte sobre rodas, que emocionam pelas formas perfeitamente esculpidas, fruto da genialidade e dos traços arrojados e precisos das grandes casas de carrozzeria.

Fassbender pontua que a Itália criou parâmetros fundamentais à evolução dos carros, além de inspirar, até hoje, o entendimento e a produção de futuros modelos. “A liberdade com que criavam os automóveis permitiu a experimentação de formas ousadas, provocatórias e com um olhar sempre para o horizonte”, ressalta.

A tecnologia estará presente não somente nos projetos de design, mas na composição da exposição, que também contará com ambientes imersivos e multimídia. Uma das salas será dedicada ao cinema italiano e apresentará passagens de importantes filmes produzidos entre os anos 1940 a 1970 – em referência à atmosfera artística e de costumes do século XX.

Outro ambiente trará cenas memoráveis do automobilismo, ao relembrar duelos vibrantes protagonizados ícones como Alain Prost, Michael Schumacher, Nelson Piquet e Ayrton Senna.

Haverá, ainda, espaço voltado ao design de som, dedicado à beleza do ronco dos motores de automóveis clássicos. A memória afetiva e a lembrança da infância também serão despertadas na sala de colecionismo, onde será possível apreciar miniaturas que revelam a evolução das formas dos carros de cada época.

Exposição de carros: os representantes do design italiano

O visitante poderá conhecer melhor o Fiat Fastback, projetado no FCA Design Center Latam, que apresenta a essência do design italiano feito no Brasil; e o Fiat Toro, que também traz, em seu DNA, a singularidade do design italiano, cujas formas, dinâmicas e sensuais, estabelecem novo patamar de picapes, tendo conquistado vários prêmios nacionais e internacionais.

beleza em movimento icones do design italiano na casa fiat de cultura 13
Fiat Fastback

A exposição Beleza em Movimento narra a parábola dos cinco principais escritórios de design de automóveis: Bertone (1912), Zagato (1919), Touring Superleggera (1926), Pininfarina (1930) e GFG Style (1960), que ilustram a perfeita união entre forma e tecnologia. A trajetória dessas casas de carrozzeria e suas criações serão apresentadas em linhas do tempo, desde 1910 aos dias atuais.

Para contar a história delas, os modelos Alfa Romeo Giulia Sprint Speciale (1964), Lamborghini 400 GT (1969), DeLorean (1982) e Maserati Ghibli (1971).

Para os apaixonados por coleções e clássicos, serão apresentadas réplicas de automóveis que respeitam, meticulosamente, detalhes, e, sobretudo, proporções. As miniaturas devem estimular visões sobre a evolução do design de automóveis de 1906 a 2017.

Confira quais serão as réplicas expostas:

  • Fiat 24CV (1906);
  • “Ferrari” Auto Avio Construzioni 815 (1940);
  • Alfa Romeo Giulia Sprint GTA (1965);
  • Lamborghini Miura SV (1971);
  • Lamborghini Countach (1973);
  • Maserati Levante (2017);
  • DMC Delorean (1980);
  • LaFerrari (2013);
  • Fiat 500 (2008);
  • Alfa Romeo 8C 2300 (1933);
  • Ferrari 250 GTO (1962)
  • Ferrari F40 (1987).

Design de som

O som produzido pelos motores é uma das características mais marcantes nos automóveis. Para os aficionados por carros, a sonoridade das máquinas soa como música, e ela é cuidadosamente projetada para provocar sensações únicas.

A exposição de carros permitirá ao visitante uma experiência sensorial na qual será possível sentir a beleza do ronco dos motores. Para isso, uma instalação multimídia reproduzirá os sons das Ferrari 355, F40, F12tdf, 360 Challenge Stradale, e F50; e das Alfa Romeo 8C, 155 V6, 4C, Montreal V8 e Tipo 33 Stradale.

Alfa Romeo Montreal: Boris conta a história do carro-conceito que foi para as ruas

Serviço

A Exposição “Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano” acontecerá de 13 de agosto a 3 de novembro de 2019.

As visitações serão abertas de terça a sexta, das 10h às 21h e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 18h. A entrada é gratuita.

A Casa Fiat de Cultura está na Praça da Liberdade, número 10, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (31) 3289-8900.

Fotos FCA | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Franco Vieira 21 de setembro de 2019

Fui a exposição e é sensacional a proximidade com os carros, oportunidade rara de apreciá-los com calma e em ambiente adequado. Tive uma ideia, Boris faça vídeos de matérias apresentando esses clássicos como se deve, no mesmo nível que vc fez com o Montreal, E-Type, Dkw Malzoni…. vai ser uma grande contribuição para nós que gostamos e “sacrifício/ trabalho” pra vc…rsrs
Ter a chance de acelerar essas macchinas.

Avatar
Deixe um comentário