FCA Heritage HUB: museu é inaugurado com modelos inéditos

Em novo espaço aberto na Itália, Fiat, Lancia, Abarth e Alfa Romeo reúnem mais de 250 veículos, e alguns deles nunca foram expostos ao público antes

Por AutoPapo 09/04/19 às 21h00

O FCA Heritage HUB foi inaugurado, na semana passada, com um acervo de modelos históricos da Fiat, Lancia, Abarth e Alpha Romeo. As italianas têm um passado italiano que data do início do século passado. O espaço conta com mais de 250 veículos icônicos, alguns nunca antes exibidos para o público.

No novo FCA Heritage HUB, Fiat, Lancia, Abarth e Alfa Romeo reúnem mais de 250 veículos, e alguns deles nunca foram expostos ao público antes.

O museu da FCA foi construído no antigo complexo industrial de Mirafiori, em Turim, Itália. Isso emprestou ao local um aspecto industrial, com pisos de cimento queimado e pilastras de metal. Painéis suspensos no interior do galpão, que tem mais de 15 mil metros quadrados, recontam seus 80 anos de história.

Mas o grande destaque do FCA Heritage HUB são, claro, os veículos que ele abriga. Na porção central do salão existem oito exibições temáticas que relembram o desenvolvimento das quatro marcas. Cada exibição é composta por oito modelos icônico, datando desde 1908 até 2008.

No novo FCA Heritage HUB, Fiat, Lancia, Abarth e Alfa Romeo reúnem mais de 250 veículos, e alguns deles nunca foram expostos ao público antes.

Juntas, essas apresentações somam 64 carros organizados de forma a ignorar marca e época, mas de acordo com temas específicos. A proposta da FCA, segundo a própria, é de um espaço educacional e imersivo, e que se manterá em crescimento constante.

Destaques do FCA Heritage HUB

Na exposição Archistars, estão modelos que se destacaram devido ao seu processo fabril e funcionalidade. Um exemplo é o Lancia Lambda, pioneiro entre os carros com chassi monobloco.

Já o Panda Rock Moretti é um dos destaques da seção Concept and Personalised Cars, ou carros-conceito e personalizados. Ali estão veículos dos dois tipos. Entre eles, também aparecem as carrocerias personalizadas, encaixada ao chassi do carro posteriormente, uma tradição do passado italiano.

No novo FCA Heritage HUB, Fiat, Lancia, Abarth e Alfa Romeo reúnem mais de 250 veículos, e alguns deles nunca foram expostos ao público antes.

Modelos mais modernos aparecem na exposição Eco and Sustainable, ou “eco e sustentável”, do FCA Heritage HUB. Ela também conta com carros-conceito, mas aqueles que foram voltados para o desenvolvimento de tecnologias de redução de emissões. Entre eles, está o protótipo de elétrico compacto Ecobasic, de 1999.

Com nome autoexplicativo, a exposição Epic Journeys reúne veículos que realizaram proezas. Um deles é o Fiat 1100 E que completou a primeira volta ao redor do mundo com um motorista só. A façanha ocorreu em 1953, com um percurso de mais de 72 mil quilômetros.

No novo FCA Heritage HUB, Fiat, Lancia, Abarth e Alfa Romeo reúnem mais de 250 veículos, e alguns deles nunca foram expostos ao público antes.

Uma outra seção é dedicada exclusivamente aos recordes e corridas. Ali estão os dois exemplares mais antigos do acervo. O Fiat S61 e o Alfa Sport foram fabricados em 1908 e usados em competições.

Até para a segurança o FCA Heritage HUB separou um espaço. A apresentação Small and Safe, ou “pequeno e seguro”, conta com modelos da década de 1930 até os anos 2000. O que os relaciona é serem compactos e contarem com avanços mecânicos que otimizaram sua segurança. Um exemplo é o Lancia Ardea de 1939, com chassi monobloco aliado a suspensão dianteira independente.

No novo FCA Heritage HUB, Fiat, Lancia, Abarth e Alfa Romeo reúnem mais de 250 veículos, e alguns deles nunca foram expostos ao público antes.

Contudo, outra seção corre o risco de roubar a atenção da segurança por razões mais superficiais. A Style Marks, ou “marcas de estilo”, reúne modelos de todas as épocas das quatro fabricantes italianas com design que marcaram o período. Um deles é o Lancia Aurelia B20, um precursor dos sedãs gran turismo.

Por fim, o FCA Heritage HUB tem uma exposição apenas para os carros de rali, a The Rally Era. Ali estão veículos da Lancia, Fiat e Abarth que foram campeões da categoria. Entre eles, está o Lancia Fulvia HF 1600, que venceu o rali de Monte Carlo de 1972.

Confira a galeria do Heritage HUB abaixo:

Imagens FCA | Divulgação

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