Fiat define câmbio automático para Argo e Cronos 1.3
Fabricante abandonará o controverso câmbio GSR, transmissão automatizada, que apresenta desempenho mediano e nunca agradou o mercado
Fabricante abandonará o controverso câmbio GSR, transmissão automatizada, que apresenta desempenho mediano e nunca agradou o mercado
Os modelos da Fiat Chrysler Argo e Cronos 1.3 não serão mais equipados com câmbio GSR. A partir de 2020, segundo os parceiros do Autos Segredos, quem será responsável pela transmissão dos automóveis é o câmbio automático de seis marchas da Aisin. Há tempos o mercado faz duras críticas à transmissão automatizada utilizada pela marca e solicita o câmbio automático para Argo e Cronos.
A nova transmissão será associada ao motor 1.3 Firefly aspirado. A novidade deve aparecer primeiro no Argo, que passará por uma reestilização daqui a dois anos.
O propulsor 1.3 que equipa os Fiat Argo 1.3 e Cronos 1.3 rende potência de 101 cv a 6.000 rpm e torque de 13,7 kgfm a 3.250 rpm, rodando com gasolina. Com etanol, oferece 109 cv a 6.250 rpm e torque de 14,2 kgfm a 3.500 rpm.
Além do motor 1.3 8V Firefly, o câmbio automático para Argo e Cronos será associado ao futuro motor 1.3 16V Firefly Turbo Flex, que deve chegar ao Brasil entre 2020 e 2021. O motor turbo será usado na nova geração do Jeep Renegade e também nos modelos Argo e Cronos.
O câmbio GSR é o automatizado de uma embreagem da Fiat. Assim como as outras transmissões automatizadas, ele não passa as marchas suavemente. Pela má fama e desconforto, não só a Fiat, mas também Volkswagen e GM estão se desfazendo dos automatizados aos poucos.
Recentemente a Volkswagen lançou o Gol e o Voyage com câmbio automático de seis marchas. A Fiat já adotou um câmbio automático para Argo e Cronos com motor 1.8. Restará com o GSR, depois de 2020, apenas o Mobi 1 litro de 3 cilindros.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Nossa! Eu estava pensando em comprar um algo mas lendo esses comentários , acho melhor pensar antes
Tenho um Argo 1.3 câmbio gsr,já estive em varias situações com ele, estrada asfaltada, chão batido onde me aconselharam a não ir,os locais disseram que só passava camionete 4×4,eu fui, descidas subidas, controle de tração segurou bem o câmbio não vacilou nenhuma vez, atravessei rua alagada com água na atura da janela,passou tranquilo, não entendo porque tantas críticas.
Fiat ARGO 1.3 cambio automático 1.3 o5 porta preço para deficiente físico com autorização desconto DETRAN B.H. Saber preço com desconto e entrada %. Aguardo resposta. Salinas. MG. Já comprei 02 carros zero na mâo de vocês . 01 FIAT. 01 UNO 2010.
WALTER HENRIQUES DE SOUZA.
Comprei um CRONOS GSR em agosto de 2019, em fevereiro 2019 levei para a revisão de 10.000km, até agora o que tenho a dizer é, o carro é show de bola, o câmbio automático pode ser (é) melhor, mas para quem tinha um câmbio manual a mudança para automatizado e muito, muito melhor.
A FIAT simplesmente está na posição que merece. Quando projetaram o Argo com este motor 1.3 já deveriam colocar um câmbio descente neste carro.
Já vi a curva de torque deste motor, simplesmente um de seis marchas manual ou automático casava muito bem com ele.
Se preferissem utilizar um de cinco marchas que colocassem as relações em 4+E pelo menos, pois na rodovia os motores ficam a mais de 3500 giros em 120 km/h, o que é absurdo nos dias de hoje.
Enquanto isto a GM com o Onix vai dando banho em todo mundo, mesmo que venda para locadoras
Gosto dos automatizados. Não sao ruins. De todas as solucoes aautomáticas é a mais econômica de consumo de combustível. Nesses tempos de gasolina a 5 reais ainda é a melhor solução de conforto e economia.
Com certeza é muito bom, principalmente com a lerdeza na troca de marchas e melhor ainda quando o robô que faz a troca de marchas quebra e você precisa desembolsar 7500 reais em um novo, fora a mão de obra .
E quando quebra um câmbio automático fica bem barato né…
Tenho um Fiesta automatizado, e é uma droga, apesar do carro ser legal. Tive que trocar todo o mecanismo em menos de 1 ano garantia por problemas de performance e trepidacao, alem do stress com a Ford no fornecimento dessas peças. Só sei que com esse meu novo conjunto de cambio/embreagem o problema voltou a ocorrer. Boa sorte com seu automatizado.
O seu é powershift né Cláudia? Esse realmente é bem mais problemático do que os magnetti marelli (dualogic/imotion/gsr). Eu tenho um space i motion 1.6, tirando a indecisão na hora de subidas e descidas em lugar com muito morro de resto é bem parecido com um automático. E a manutenção tbm é compativel com a do cambio automático convencional.
É a mesma sensação que eu tenho com o meu, ainda mais agora que a gasolina já ta batendo 7 reais.
Mesmo tendo uma manutenção de 6 mil qdo fui trocar a embreagem pois tinha algumas peças avariadas se botar na ponta do lápis o custo do km rodado ainda tá em conta em relação aos automáticos viu….
E muito simples. Se a fiat acha que o povo o burro amigos que comprou estes modelos como eu comprei vamos entrar na justiça contra a fiat. Para eles aprender nao enganar o povo…não achamos nosso dinheiro no lixo.
A fiat mercenaria do Brasil tem muiiitas reclamacoes do site Reclame aqui. Um dos piores senao o pior pos venda . Ignoram totalmente os registros de reclamacoes dos clientes. Nao indico fiat pra ninguem
O que interessa hj um câmbio automático em 2020? Acham que alguém que o queira vai esperar até lá? Isso é encher linguiça c por não ter o que oferecer no momento.
Isso é uma sacanagem com o consumidor..
“A Fiat já adotou um câmbio automático para Argo e Cronos com motor 1.6.” Em que mercado o Argo tem motor 1.6? Não ser iludam, o câmbio automático virá somente com a versão Turbo quando será abandonada a versão 1.8 e só na topo de linha.
Caro Ernesto,
Você está certo quando diz que Argo e Cronos não têm opção de motor 1.6. O correto é dizer que ambos têm opção de motor 1.8. Todavia, esse motorização já pode ser associada a uma transmissão automática de seis marchas, totalmente diferente do conjunto automatizado que acompanha as opções 1.3. O texto já foi corrigido.
Obrigado!
O foda é para quem comprou o Argo e outros com o câmbio GSR, vão se gerar quando forem vender esses carros.
Eis a minha preocupação…
A Fiat gosta sempre de inovar e isso é muito bom. Se ela colocasse câmbio automático na strada cabine simples ficaria muito bom porque iria atender pessoas que só pode dirigir carro assim é que trabalha normalmente ou a possibilidade de uma Fiat Toro cabine simples e automática. Essa possibilidade iria atender pessoas que deficiência física que dirige carro apenas automático.
Essas marcas estão deixando de lado o automatizado de 1 embreagem. Os câmbios de 2 embreagens continuam aí, vide nova Tiguan e golf GTI.