Fiat define câmbio automático para Argo e Cronos 1.3

Fabricante abandonará o controverso câmbio GSR, transmissão automatizada, que apresenta desempenho mediano e nunca agradou o mercado

mobigsr02
Por AutoPapo
Publicado em 18/09/2018 às 17h00
Atualizado em 19/09/2018 às 15h22

Os modelos da Fiat Chrysler Argo e Cronos 1.3 não serão mais equipados com câmbio GSR. A partir de 2020, segundo os parceiros do Autos Segredos, quem será responsável pela transmissão dos automóveis é o câmbio automático de seis marchas da Aisin. Há tempos o mercado faz duras críticas à transmissão automatizada utilizada pela marca e solicita o câmbio automático para Argo e Cronos.

A nova transmissão será associada ao motor 1.3 Firefly aspirado. A novidade deve aparecer primeiro no Argo, que passará por uma reestilização daqui a dois anos.

O propulsor 1.3 que equipa os Fiat Argo 1.3 e Cronos 1.3 rende potência de 101 cv a 6.000 rpm e torque de 13,7 kgfm a 3.250 rpm, rodando com gasolina. Com etanol, oferece 109 cv a 6.250 rpm e torque de 14,2 kgfm a 3.500 rpm.

Além do motor 1.3 8V Firefly, o câmbio automático para Argo e Cronos será associado ao futuro motor 1.3 16V Firefly Turbo Flex, que deve chegar ao Brasil entre 2020 e 2021. O motor turbo será usado na nova geração do Jeep Renegade e também nos modelos Argo e Cronos.

O câmbio GSR é o automatizado de uma embreagem da Fiat. Assim como as outras transmissões automatizadas, ele não passa as marchas suavemente. Pela má fama e desconforto, não só a Fiat, mas também Volkswagen e GM estão se desfazendo dos automatizados aos poucos.

Novo câmbio automático para Argo e Cronos chegará ao mercado em 2020. Com transmissão de seis marchas, caixa também será adotada pelo Renegade.
Foto Fiat | Divulgação

Recentemente a Volkswagen lançou o Gol e o Voyage com câmbio automático de seis marchas. A Fiat já adotou um câmbio automático para Argo e Cronos com motor 1.8. Restará com o GSR, depois de 2020, apenas o Mobi 1 litro de 3 cilindros.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
21 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Joana 3 de janeiro de 2023

Nossa! Eu estava pensando em comprar um algo mas lendo esses comentários , acho melhor pensar antes

Avatar
Nelson Friedrich 26 de janeiro de 2020

Tenho um Argo 1.3 câmbio gsr,já estive em varias situações com ele, estrada asfaltada, chão batido onde me aconselharam a não ir,os locais disseram que só passava camionete 4×4,eu fui, descidas subidas, controle de tração segurou bem o câmbio não vacilou nenhuma vez, atravessei rua alagada com água na atura da janela,passou tranquilo, não entendo porque tantas críticas.

Avatar
walter Henriques de Souza. 3 de maio de 2019

Fiat ARGO 1.3 cambio automático 1.3 o5 porta preço para deficiente físico com autorização desconto DETRAN B.H. Saber preço com desconto e entrada %. Aguardo resposta. Salinas. MG. Já comprei 02 carros zero na mâo de vocês . 01 FIAT. 01 UNO 2010.
WALTER HENRIQUES DE SOUZA.

Avatar
Carlos Farias 19 de fevereiro de 2019

Comprei um CRONOS GSR em agosto de 2019, em fevereiro 2019 levei para a revisão de 10.000km, até agora o que tenho a dizer é, o carro é show de bola, o câmbio automático pode ser (é) melhor, mas para quem tinha um câmbio manual a mudança para automatizado e muito, muito melhor.

Avatar
Erl.Fon 10 de outubro de 2018

A FIAT simplesmente está na posição que merece. Quando projetaram o Argo com este motor 1.3 já deveriam colocar um câmbio descente neste carro.
Já vi a curva de torque deste motor, simplesmente um de seis marchas manual ou automático casava muito bem com ele.
Se preferissem utilizar um de cinco marchas que colocassem as relações em 4+E pelo menos, pois na rodovia os motores ficam a mais de 3500 giros em 120 km/h, o que é absurdo nos dias de hoje.
Enquanto isto a GM com o Onix vai dando banho em todo mundo, mesmo que venda para locadoras

Avatar
Eduardo 19 de setembro de 2018

Gosto dos automatizados. Não sao ruins. De todas as solucoes aautomáticas é a mais econômica de consumo de combustível. Nesses tempos de gasolina a 5 reais ainda é a melhor solução de conforto e economia.

Avatar
Lucas 20 de setembro de 2018

Com certeza é muito bom, principalmente com a lerdeza na troca de marchas e melhor ainda quando o robô que faz a troca de marchas quebra e você precisa desembolsar 7500 reais em um novo, fora a mão de obra .

Avatar
Adriano 2 de outubro de 2018

E quando quebra um câmbio automático fica bem barato né…

Avatar
Claudia 8 de outubro de 2018

Tenho um Fiesta automatizado, e é uma droga, apesar do carro ser legal. Tive que trocar todo o mecanismo em menos de 1 ano garantia por problemas de performance e trepidacao, alem do stress com a Ford no fornecimento dessas peças. Só sei que com esse meu novo conjunto de cambio/embreagem o problema voltou a ocorrer. Boa sorte com seu automatizado.

Avatar
Fabio 21 de janeiro de 2022

O seu é powershift né Cláudia? Esse realmente é bem mais problemático do que os magnetti marelli (dualogic/imotion/gsr). Eu tenho um space i motion 1.6, tirando a indecisão na hora de subidas e descidas em lugar com muito morro de resto é bem parecido com um automático. E a manutenção tbm é compativel com a do cambio automático convencional.

Avatar
Fabio 21 de janeiro de 2022

É a mesma sensação que eu tenho com o meu, ainda mais agora que a gasolina já ta batendo 7 reais.
Mesmo tendo uma manutenção de 6 mil qdo fui trocar a embreagem pois tinha algumas peças avariadas se botar na ponta do lápis o custo do km rodado ainda tá em conta em relação aos automáticos viu….

Avatar
Nilson paulo schlichting 19 de setembro de 2018

E muito simples. Se a fiat acha que o povo o burro amigos que comprou estes modelos como eu comprei vamos entrar na justiça contra a fiat. Para eles aprender nao enganar o povo…não achamos nosso dinheiro no lixo.

Avatar
Roberto Borges de Souza 19 de setembro de 2018

A fiat mercenaria do Brasil tem muiiitas reclamacoes do site Reclame aqui. Um dos piores senao o pior pos venda . Ignoram totalmente os registros de reclamacoes dos clientes. Nao indico fiat pra ninguem

Avatar
Rene 19 de setembro de 2018

O que interessa hj um câmbio automático em 2020? Acham que alguém que o queira vai esperar até lá? Isso é encher linguiça c por não ter o que oferecer no momento.

Avatar
Geraldo Santos 19 de setembro de 2018

Isso é uma sacanagem com o consumidor..

Avatar
Ernesto 19 de setembro de 2018

“A Fiat já adotou um câmbio automático para Argo e Cronos com motor 1.6.” Em que mercado o Argo tem motor 1.6? Não ser iludam, o câmbio automático virá somente com a versão Turbo quando será abandonada a versão 1.8 e só na topo de linha.

AutoPapo
AutoPapo 19 de setembro de 2018

Caro Ernesto,
Você está certo quando diz que Argo e Cronos não têm opção de motor 1.6. O correto é dizer que ambos têm opção de motor 1.8. Todavia, esse motorização já pode ser associada a uma transmissão automática de seis marchas, totalmente diferente do conjunto automatizado que acompanha as opções 1.3. O texto já foi corrigido.
Obrigado!

Avatar
Alan 19 de setembro de 2018

O foda é para quem comprou o Argo e outros com o câmbio GSR, vão se gerar quando forem vender esses carros.

Avatar
Adriano 2 de outubro de 2018

Eis a minha preocupação…

Avatar
Alberes Luiz 19 de setembro de 2018

A Fiat gosta sempre de inovar e isso é muito bom. Se ela colocasse câmbio automático na strada cabine simples ficaria muito bom porque iria atender pessoas que só pode dirigir carro assim é que trabalha normalmente ou a possibilidade de uma Fiat Toro cabine simples e automática. Essa possibilidade iria atender pessoas que deficiência física que dirige carro apenas automático.

Avatar
Fábio 19 de setembro de 2018

Essas marcas estão deixando de lado o automatizado de 1 embreagem. Os câmbios de 2 embreagens continuam aí, vide nova Tiguan e golf GTI.

Avatar
Deixe um comentário