New Fiesta Hatch: conheça a trajetória do compacto da Ford

Fiesta da Geração Y corresponde à sexta geração do modelo compacto, que foi lançado mundialmente em 1976 e chegou ao Brasil em 1995

New Fiesta Hatch 2014 26
Por AutoPapo
Publicado em 01/04/2016 às 17h55
Atualizado em 23/10/2018 às 20h31

O Fiesta começou a ser vendido no Brasil em 1995 e está na sexta geração. Chamado de New Fiesta Hatch conta com duas opções de motores Sigma, ambos flex, com bloco, cabeçote e cárter de alumínio e sistema de partida a frio Ford Easy Start: o 1.6 TiVCT, com duplo comando de válvulas variável, de 130 cv, e o 1.5 DOHC, de 111 cv. Além da transmissão manual IB5, oferece a automática sequencial de seis velocidades e dupla embreagem.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Os dois motores da família Sigma foram os primeiros da marca com sistema de partida a frio Ford Easy Start, que dispensa o tanquinho de gasolina. O 1.6 conta com a opção da transmissão automática PowerShift de seis velocidades e traz sistema de conectividade SYNC com tela multifuncional e comandos de voz.

O New Fiesta Hatch conta com duas opções de motores Sigma, ambos flex, com bloco, cabeçote e cárter de alumínio

O design do New Fiesta Hatch é sua principal marca, segue o que a Ford chama de Kinetic 2.0, com a dupla grade dianteira e a traseira curta marcantes. Oferece sete airbags, incluindo um de joelho para o motorista, na versão Titanium. Controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e chave programável MyKey, opcionais, são outras tecnologias para a segurança e dirigibilidade.

A linha é produzida em oito fábricas espalhadas pelo mundo. Além do Brasil, na planta de São Bernardo do Campo, é fabricada no México, Alemanha, Índia, Vietnã, Tailândia e em duas instalações na China.

Marcos históricos da linha Fiesta

1995 – Início das vendas do Fiesta no Brasil (terceira geração global).

1996 – Modelo Hatch começa a ser produzido no Brasil, na fábrica de São Bernardo do Campo, SP.

1999 – Introdução do motor Zetec Rocam 1.0 e 1.6

2000 – Lançamento versão Sport.

2001 – Introdução da versão básica Street.

2002 – Lançamento da nova geração do Fiesta com conceito de design New Edge, produzida no Complexo Industrial Ford Nordeste, na Bahia.

2004 – Início de produção do Novo Fiesta Sedan com motor RoCam 1.6 Flex, o primeiro bicombustível da marca.

2006 – Linha introduz o motor 1.0 Flex.

2007 – Introduzida a versão Trail.

2010 – 1 milhão de unidades da Linha Fiesta (Hatch e Sedan) produzidas na Bahia. Também renovou o design e o conteúdo com a chegada da linha 2011. Lançamento do New Fiesta Sedan global no Brasil, importado do México com motor 1.6 Sigma brasileiro.

2011 – Início das vendas do New Fiesta Hatch global no Brasil, importado do México.

2013 – Início da produção do New Fiesta Hatch em São Bernardo do Campo, com nova reestilização e transmissão automática. É, pelo segundo ano consecutivo, o compacto mais vendido do mundo.

2014 – Produção do New Fiesta 100.000º no Brasil.

2015 – Linha Fiesta soma mais de 1,8 milhão de veículos vendidos no País, incluindo 240.000 unidades do New Fiesta.

Foto Ford | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário