New Fiesta Hatch: conheça a trajetória do compacto da Ford

Fiesta da Geração Y corresponde à sexta geração do modelo compacto, que foi lançado mundialmente em 1976 e chegou ao Brasil em 1995

New Fiesta Hatch 2014 26
Por AutoPapo
Publicado em 01/04/2016 às 17h55
Atualizado em 23/10/2018 às 20h31

O Fiesta começou a ser vendido no Brasil em 1995 e está na sexta geração. Chamado de New Fiesta Hatch conta com duas opções de motores Sigma, ambos flex, com bloco, cabeçote e cárter de alumínio e sistema de partida a frio Ford Easy Start: o 1.6 TiVCT, com duplo comando de válvulas variável, de 130 cv, e o 1.5 DOHC, de 111 cv. Além da transmissão manual IB5, oferece a automática sequencial de seis velocidades e dupla embreagem.

Os dois motores da família Sigma foram os primeiros da marca com sistema de partida a frio Ford Easy Start, que dispensa o tanquinho de gasolina. O 1.6 conta com a opção da transmissão automática PowerShift de seis velocidades e traz sistema de conectividade SYNC com tela multifuncional e comandos de voz.

O New Fiesta Hatch conta com duas opções de motores Sigma, ambos flex, com bloco, cabeçote e cárter de alumínio

O design do New Fiesta Hatch é sua principal marca, segue o que a Ford chama de Kinetic 2.0, com a dupla grade dianteira e a traseira curta marcantes. Oferece sete airbags, incluindo um de joelho para o motorista, na versão Titanium. Controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e chave programável MyKey, opcionais, são outras tecnologias para a segurança e dirigibilidade.

A linha é produzida em oito fábricas espalhadas pelo mundo. Além do Brasil, na planta de São Bernardo do Campo, é fabricada no México, Alemanha, Índia, Vietnã, Tailândia e em duas instalações na China.

Marcos históricos da linha Fiesta

1995 – Início das vendas do Fiesta no Brasil (terceira geração global).

1996 – Modelo Hatch começa a ser produzido no Brasil, na fábrica de São Bernardo do Campo, SP.

1999 – Introdução do motor Zetec Rocam 1.0 e 1.6

2000 – Lançamento versão Sport.

2001 – Introdução da versão básica Street.

2002 – Lançamento da nova geração do Fiesta com conceito de design New Edge, produzida no Complexo Industrial Ford Nordeste, na Bahia.

2004 – Início de produção do Novo Fiesta Sedan com motor RoCam 1.6 Flex, o primeiro bicombustível da marca.

2006 – Linha introduz o motor 1.0 Flex.

2007 – Introduzida a versão Trail.

2010 – 1 milhão de unidades da Linha Fiesta (Hatch e Sedan) produzidas na Bahia. Também renovou o design e o conteúdo com a chegada da linha 2011. Lançamento do New Fiesta Sedan global no Brasil, importado do México com motor 1.6 Sigma brasileiro.

2011 – Início das vendas do New Fiesta Hatch global no Brasil, importado do México.

2013 – Início da produção do New Fiesta Hatch em São Bernardo do Campo, com nova reestilização e transmissão automática. É, pelo segundo ano consecutivo, o compacto mais vendido do mundo.

2014 – Produção do New Fiesta 100.000º no Brasil.

2015 – Linha Fiesta soma mais de 1,8 milhão de veículos vendidos no País, incluindo 240.000 unidades do New Fiesta.

Foto Ford | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário