Ford New Fiesta Hatch

Fiesta da Geração Y

Por AutoPapo01/04/16 às 17h55

O Fiesta começou a ser vendido no Brasil em 1995 e está na sexta geração. Chamado de New Fiesta Hatch conta com duas opções de motores Sigma, ambos flex, com bloco, cabeçote e cárter de alumínio e sistema de partida a frio Ford Easy Start: o 1.6 TiVCT, com duplo comando de válvulas variável, de 130 cv, e o 1.5 DOHC, de 111 cv. Além da transmissão manual IB5, oferece a automática sequencial de seis velocidades e dupla embreagem.

Os dois motores da família Sigma foram os primeiros da marca com sistema de partida a frio Ford Easy Start, que dispensa o tanquinho de gasolina. O 1.6 conta com a opção da transmissão automática PowerShift de seis velocidades e traz sistema de conectividade SYNC com tela multifuncional e comandos de voz.

O design do modelo é sua principal marca, segue o que a Ford chama de Kinetic 2.0, com a dupla grade dianteira e a traseira curta marcantes. Oferece sete airbags, incluindo um de joelho para o motorista, na versão Titanium. Controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e chave programável MyKey, opcionais, são outras tecnologias para a segurança e dirigibilidade.

A linha é produzida em oito fábricas espalhadas pelo mundo. Além do Brasil, na planta de São Bernardo do Campo, é fabricada no México, Alemanha, Índia, Vietnã, Tailândia e em duas instalações na China.

MARCOS HISTÓRICOS

1995 – Início das vendas do Fiesta no Brasil (terceira geração global).

1996 – Modelo Hatch começa a ser produzido no Brasil, na fábrica de São Bernardo do Campo, SP.

1999 – Introdução do motor Zetec Rocam 1.0 e 1.6

2000 – Lançamento versão Sport.

2001 – Introdução da versão básica Street.

2002 – Lançamento da nova geração do Fiesta com conceito de design New Edge, produzida no Complexo Industrial Ford Nordeste, na Bahia.

2004 – Início de produção do Novo Fiesta Sedan com motor RoCam 1.6 Flex, o primeiro bicombustível da marca.

2006 – Linha introduz o motor 1.0 Flex.

2007 – Introduzida a versão Trail.

2010 – 1 milhão de unidades da Linha Fiesta (Hatch e Sedan) produzidas na Bahia. Também renovou o design e o conteúdo com a chegada da linha 2011. Lançamento do New Fiesta Sedan global no Brasil, importado do México com motor 1.6 Sigma brasileiro.

2011 – Início das vendas do New Fiesta Hatch global no Brasil, importado do México.

2013 – Início da produção do New Fiesta Hatch em São Bernardo do Campo, com nova reestilização e transmissão automática. É, pelo segundo ano consecutivo, o compacto mais vendido do mundo.

2014 – Produção do New Fiesta 100.000º no Brasil.

2015 – Linha Fiesta soma mais de 1,8 milhão de veículos vendidos no País, incluindo 240.000 unidades do New Fiesta.

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário