Com prejuízo em suas operações, Ford vai deixar o Brasil?

Segundo a agência Bloomberg, principas dirigentes da empresa em Detroit estão preocupados com os colossais prejuízos na América do Sul

Fábrica de São Bernardo era uma das mais antigas do país
A informação vem da agência Bloomberg (Foto: Ford | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 02/08/2018 às 11h56
Atualizado em 27/05/2024 às 17h28

A Ford vai deixar o Brasil? A fabricante norte-americana está cansada de investir bilhões de dólares no mercado sul-americano sem perspectivas de retorno a médio prazo, o que prejudicaria até seus planos globais de investimentos.

Na semana passada, Bob Shanks,  diretor financeiro mundial da Ford declarou (ao analisar o balanço anual da empresa), que a marca “não possui uma forte posição competitiva”  e nem consegue “retorno apropriado sobre o investimento” na America do Sul. A informação vem da agência Bloomberg, que já tinha, no início deste ano, registrado a mesma observação pelo mesmo Bob Shanks. Ele disse, então, que a Ford amargava prejuízo de cerca de U$ 1 milhão diariamente no Brasil. Desta vez, afirmou que perdeu U$ 4,2 bilhões na região desde 2012.

O CEO da Ford, Jim Hackett, confirma o que disse o seu diretor financeiro, mas observa que “a venda não é a única alternativa cogitada”. Segundo a mesma Bloomberg, outras empresas do setor que operam na América do Sul – FCA (Fiat Chrysler) e Volkswagen entre elas – foram contatadas para se avaliar seu interesse por suas operações na região.

Indícios de que a Ford vai deixar o Brasil?

Uma análise do comportamento da Ford no Brasil poderia avalizar as informações da agência norte-americana. Para começo de conversa, não  há dúvidas de que a empresa reduziu significativamente seus investimentos locais. Já se prevê que – assim como a GM fez há muitos anos – deverá desativar sua operação de caminhões. É evidente que a venda de veículos pesados desabou no Brasil nos últimos anos, mas continua sendo promissor e suas concorrentes continuam investindo localmente.

Com relação aos automóveis, o faturamento da Ford está quase integralmente baseado em dois modelos, o Ka e o Ecosport. O primeiro está numa sólida posição e entre os cinco mais vendidos do mercado doméstico. O Ecosport viveu dias gloriosos desde seu lançamento, em 2003 ,como pioneiro no segmento e manteve-se como única opção entre os utilitários esportivos compactos. Entretanto, passou a ter que disputar cada pontinho do mercado com os inúmeros concorrentes que surgiram nos últimos cinco anos.

Ford vai deixar o Brasil? Ka apresenta boas vendas
Entre as opções de sedã para PcD: Ford Ka Sedan

O Fiesta já subiu no telhado, o Focus tem futuro incerto no Brasil, pois não há investimentos previstos na fábrica da Argentina para atualizá-lo em relação ao europeu. O Fusion deixará de ser produzido na América do Norte, de onde é importado para o nosso mercado. Será produzido na China e sua vinda para o Brasil é, portanto, incerta.

A picape Ranger é um bom produto da marca, mas também já teve dias melhores: está hoje em terceiro lugar no ranking, ameaçada de perto pela VW Amarok: vende pouco mais que metade da Chevrolet S10 em segundo lugar atrás da Toyota Hilux no alto do pódio.

Entre as marcas brasileiras, depois de muitos anos ocupando o quarto lugar em vendas distante das demais, ela hoje tem a Renault, Toyota e Hyundai em seus calcanhares e costuma ser rebaixada para quinta ou sexta posição no ranking.

Essa forte competição no mercado brasileiro traz outro inconveniente, a queda de rentabilidade para todos os players, mas a Ford, com investimentos minguados e reduzindo sua gama de modelos, sofre mais intensamente as consequências. Esses são alguns motivos que aumentam os questionamento se a Ford vai deixar o Brasil.

Autolatina

Não seria a primeira vez que a Ford pensa em deixar o mercado brasileiro. Ela, a rigor, passou a ser controlada para a Volkswagen em 1987, quando se anunciou a fusão das duas empresa numa terceira, a Autolatina. Entretanto, o controle da empresa estava nas mãos da alemã, que detinha 51% de participação acionária. As duas decidiram, em 1996, voltar a operar independentemente e a Autolatina foi extinta.

Nada parecido com o anúncio feito há dois meses pelas matrizes da Ford e Volkswagen de uma “aliança estratégica” para desenvolvimento conjunto de veículos comerciais, o que tornaria ambas mais competitivas no mercado em níveis mundiais. Mas, como os big-shots das duas gigantes multinacionais andam trocando figurinhas, nunca se sabe qual será o próximo anúncio.

Desde a primeira notícia da Bloomberg que os executivos da Ford no Brasil negam de pés juntos que a Ford vai deixar o Brasil. Até porque, se concordam com o que se diz nos EUA, seu faturamento entra em queda livre. Seus argumentos para defender a permanência são consistentes, mas os dos executivos de Detroit merecem atenção.

Fotos Divulgação

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42 Comentários
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Carlos lucas 14 de janeiro de 2021

O anúncio estava quase correto.

Ford DEIXA O territory encare a transformação.

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Igor 17 de novembro de 2020

Tem que sair mesmo…tudo que é americano tem que sair .fica explorando o Brasil .tem que falir

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Paulo Henrique 11 de janeiro de 2021

ue??? Então diga adeus à sua internet, porque nós usamos o resto da conexão dos satélites estadunidenses

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Deivis Voltani 2 de novembro de 2020

Eu tenho a solução para a FORD, demite a Diretoria.

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Alex 1 de junho de 2020

Cansada de investir???? Vai colocar a culpa no meecado brasileiro??? Pq nao coloca a culpa nas porcarias do cambio power shift que queimou o ford fiesta e focus, otimos carros mas que perderam a confiança por conta deste problema, isso a materia nao fala dos milhares de recalls e nada de resolver o problema

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Geday 19 de janeiro de 2021

PIOR PRESIDENTE DO BRASIL…
NEM MICHEL TEMER CONCEGUIU QUEBRAR A FORD. KKKKKK

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GEDSON 19 de janeiro de 2021

QUEBRARAM A FORD.
DATA DE NASCIMENTO 1919
FALECIMENTO 2021

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DIMAS PINTO PINTO 23 de agosto de 2019

A Ford não interessa em vender carro,sempre usei carros Ford Chevrolet e VW hoje no lugar do VW tenho dois da fita,fui sab dia 17 fui com uma Ranger velha de ano mais zero como a 2019,não entrei na fria de outra Ford poque ele valorizaram a minha 6 mil abaixo, de lá fui na frontier e o valor já foi mais alto 6 mil,todos que estavam nas duas concessionária ficam louco pela a minha ranger pois é um carro que só uso para viagem,eu gostava muito da frontier mais tirou os fecho de mola e estou fora,todas montadoras são donas de enfraquecer seus carro,a Ford é campeã,foi ela quem enfraqueceu os motores no brasil… fez bem eu ir na frontier, eu não sabia que a Ford estava falindo sabia dos caminhão .fez bem a NISSAN me avisar agora vou vender minha ranger pois é bastante cobiçada por está muito nova ,ela é a limite e vou fugir para Peugeot e seus parceiros,montagem 100% brasileiro e se não ficar mudando seus modelo e o povo gostar vai se sair bem. o povo do Brasil gosta de carros não bonito mais sim bom que não quebre e se quebrar que seja fácil de da um jeito para não ficar na estrada fabrica que vive mudando é bom sair do brasil,sim não vou para camionete Chevrolet por eles também mudar e não tirar aquele amassado de traseira que vem acabando com sua cabine dupla.

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Ayrton Pisco 12 de janeiro de 2021

Não dá para entender quase nada do que escreveu.

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PHiLip Robert mowreY 31 de maio de 2019

a ford dEIxA O LegADo DE TODOS OS AUTOMOveis E CAMINHOEs. enQuAntO a foRd aCAboU nO BrAsil, desPEDE NO BRAsiL. NAS gERAssoeS anTIgas, A auTOLAtiNA, teve fusao ford e volkswagen. para pensaR, FORD B-1618 TINHA SEMELHANSSA COM VOLKSBUS 16.210 Co. E pelo jeItO, cAMinHAO PEQUENO E GRANDE cargo TINHA mOtOR CUMMINS E MWM, PARA A MONTAGEm das pessaS do motOr. A AUTONOMIA NAO PAGA parcelAS de laraNJAS BASICAS.

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Eloi 29 de maio de 2019

Isso quer dizer que daqui pra frente os carros ford serao importados?

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David ferras 13 de maio de 2019

Na minha opinião a ford vai tirar alguns modelos, os que estão vendendo não vão tirar. Tanto e que eles anunciaram q iam fechar a fabrica no brasil e o novo ka já esta sendo rejeitado na Europa. Olha que o novo ka deles e o ecoboost.
Minha opinião a ford está nessa situação no brasil por que em outros paises eles vendem carros de última geração e no brasil so o refugo.
O ecoboost ja está uns 4 anos sendo vendido na europa e usa. E aqui no Brasil male mal chegou, aquele lixo de cambio powershift ninguém quer. Eles demoraram muito para atualizar ele. Agora q que não vão.
A ford está nessa situação por unica culpa deles e mais ninguém. Eu tenho um fiesta e o próximo concerteza não vai ser um ford…

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eustaquio 23 de março de 2019

não acredito logo agora que o ford cargo esta ganhando a confiança de mercado, como o cargo 816 e 1119 são excelentes caminhões. vai desistir do mercado?. E outra o brasil de agora com este novo governo vai melhorar com certeza.

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josé marques da silva 6 de março de 2019

No texto está escrito que “cansada de investir Bilhões no Mercado Sul Americano ” blá blá blá … , Amigos quem escreve isto só pode estar de brincadeira ou está ganhando tanto quanto a FORD já ganhou no Mercado Sulamericano , assim como em qualquer lugar que ela se instale , pois só não se instala onde não lucrar. ahh vá enganar outro amigão.

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eustaquio 23 de março de 2019

não acredito que a FORD agora que esta ganhando o mercado de caminhões ,principalmente o cargo 816 e 1119 que são excelentes caminhões, e com o novo governo brasileiro o Brasil com certeza vai melhorar muito a economia .A FORD vai desistir logo agora depois de enfrentar uns seis anos de turbulência, é brincadeira.

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GEDSON 19 de janeiro de 2021

INVESTIR NO BRASIL É QUEBRAR DUAS VEZES ??

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MARCOS 5 de fevereiro de 2021

Perderam para concorrência.. tecnologia deles ficou ANOS parada, com entrada de outras montadoras no Brasil e aumento da competividade eles ficaram para trás mesmo.. tempos dourados deles era época da F-1000 que praticamente não tinham concorrência neste segmento.. e nos veículos eram somente Fiat e VW praticamente…
Agora culpam o Brasil por não ter dado “incentivo fiscal” para eles… a competividade tem que partir deles e não depender de incentivos.

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Igor natan 5 de março de 2019

Uma pena pq o Brasil irá sofrer com isso se mais uma Impresa imensa dessas falir por aqui ……. lamentável dias piores vêm por aí tem QUI ter fé pq está cada vez pior a situação no Brasil

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Bruno Tavares Ferreira do Amaral 10 de março de 2019

porque meu amigo? a FORD saiu? outra vai tomar o lugar! Provavelmente Renault, Hyundai ou até a Citroen-Peugeot!

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Leandro 5 de março de 2019

Agora só trabalhadores tem vários direitos, só não tem trabalho, Brasil é uma jaboticaba.

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ademaranascimento1@gmail.com 12 de janeiro de 2021

Eu acho que eles querem trabalhar sem pagar impostos durante uns 10 anos!!!

Ai sim! Ta tudo Certo!

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Fernando Cesar Diogo 3 de março de 2019

Depois de muito lucro e subsídios do governo , no primeiro sinal de lucro menor abandonam, isso é o que o brasileiro merece, deixam as empresas de fora fazerem o que querem aqui,se os brasileiros fossem unidos as coisas seriam diferentes.
Essa é uma situação fácil de resolver é só ninguém comprar mais carro da Ford, e deixar os pátios lotados,já que querem ir embora que vá de vez, muitas empresas automobilística querendo crescer e investir no brasil, é só boicotar a Ford e não comprar nada deles, mas isso não vai acontecer pois o brasileiro gosta de ser escravizado.

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FABIO LACERDA ARAGAO DE PINA 27 de fevereiro de 2019

Collor já dizia: “quem não tem competência não se estabece”. E foi vítima do que ele mesmo disse. A Ford há tempos não se preocupa com a AL. Sua saída definitiva do Brasil não será surpresa alguma. Talvez até um alívio.

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Souza 26 de fevereiro de 2019

Quem quebrou a ford foi o sindicato sempre fazendo greve no Abc paulista,querendo aumento de salário para os operários.

Salário operador produção Ford :r$6200,00
Salário operador produção Fiat :r$2900,00

Plr ford : r$12,000.00
Plr fiat:r$4,000.00

Agora quero ver esse cabide de emprego que era a ford,

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Tiagocanteiro@live.com 19 de fevereiro de 2019

Na minha opinião os caminhões ford e muito ruim.

DIFÍCIL COMPETIR NO BRASIL COM
SCANIA
MERCEDES.
VOLVO

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Robson 14 de abril de 2019

Amigo caminhao da ford nao e ruim nao, ele nao quebra igual Mercedes..claro que com Scania e Volvo nao podemos comparar…Mercedes e
volks sao os mais fuleros que tem..vivem quebrando..

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Eliza Aparecida dos Santos 27 de janeiro de 2019

Só sei que nada sei

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Rondinelli Lima 20 de janeiro de 2019

Ford Ka da vida a mais de R$ 40 mil, como que não tem retorno? Isso aí é puro drama das montadoras… Todos nós sabemos muito bem que o Brasil é a galinha dos ovos de ouro das montadoras..

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paulo sergio palma 5 de dezembro de 2018

oque vcs cobram em uma revisão num carro podre que ja passou por 15 intervensões de defeitos de fabrica e melhor fechar as portas mesmo e um bem necessario fora o alto valor nos carros que cobram vamos partir pra outra marca cara porem nota 10 vcs não sustentam em pe oque falam sentado

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Paulo 6 de outubro de 2018

Resultado esperado depois da péssima administração. O pós venda da Ford é horroroso. A fábrica simplesmente despreza os clientes. Veículos com defeitos de fábrica não são sanados. Isso explica os muitos processos na justiça pedindo reparação e devolução do dinheiro. A derrocada era só questão de tempo.

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Jose Humberto 2 de outubro de 2018

Não acredito, tem mais cara de choradeira para ser acalentado com recursos do governo a juros subsidiados. Comprei uma Ranger zero, e com 5.000 km já estava prevista a primeira revisão, caríssima, por sinal. Achei muito dês necessário e não vejo como característica de empresa que enfrenta dificuldades de vendas.

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Diego Juan Bérgamo 14 de setembro de 2018

Vamos ver até onde isso é verdade! Não creio que, com a história que tem a Ford no Brasil, ela, sem mais nem menos, vai encerrar suas atividades por aqui.

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Maurício Fontana 22 de agosto de 2018

No Brasil o Fiesta tinha tudo para encarar de igual para igual, o VW Polo e o Yaris da Toyota, mas a Ford deitou em berço esplêndido e não atualizou o modelo na hora certa. Pior, matou o carro ao manter o nome daquele câmbio que mesmo reprojetado, manteve o mesmo nome queimado, além de não se comparar a simplicidade de um câmbio automático puro. No fundo isso pode ter sido até intencional haja visto os planos dela para o mercado americano. Lamentável.

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Denis 5 de agosto de 2018

Agradeça o nosso atraso a CLT, aos sindicatos, a maracutaia do serviço público, *, um pais com a carga tributaria e a oneração da folha e de quebra uma in”segurança” jurídica sem precedentes, nossa desindustrialização segue a passos largos, a massa de inúteis tende a aumentar com essa educação sofrível, oq eles estão fazendo com o nosso glorioso país oq estão fazendo com São Paulo? *.

EDITADO

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Renato 4 de agosto de 2018

Seria uma pena a Ford deixar o Brasil. Tenho um New Fiesta que comprei zero e o carro é ótimo. Tem um motor mais moderno que o do Onix e do Argo. Tinha esperança que a Ford começasse a produtor o Fiesta europeu, mas as notícias não são muito animadoras.

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Marcelo 2 de agosto de 2018

Caminhões pesados mesmo são, na ordem: Volvo, Scania e Mercedes. O resto é imitação barata. A Ford não progride com seus caminhões quanto a conforto do motorista, potência, torque, segurança. O resultado é: colhe o que planta, o mesmo ocorre com os veículos de passeio, importa o que presta e fabrica aqui carros com péssimo acabamento, inseguros e para completar, tem concessionárias vergonhosas e displicentes. Eu já fui super fã da Ford nas décadas de 80 e 90, tive vários carros dela, sou fã hoje do Fusion, mas este deve ter sua produção encerrada, desisti da marca…

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Antonio 2 de agosto de 2018

DESINDUSTRIALIZAÇÃO

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marcus mendes 2 de agosto de 2018

Estão querendo incentivos do governo. Trabalhei na Fiat em Betim, o que mais se ouvia em alguns momentos de economia ruim, era que a Fiat iria sair de Minas Gerais.
Querem dinheiro do BNDS à juros baixissimos ou se possível a fundo perdido também conhecido como subvenção.
Estão robotizando quase toda linha de produção, em 1999 a Fiat empregava diretamente 20 mil funcionários. E hoje, gera quantos postos de trabalho?

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Evandro 26 de fevereiro de 2019

O problema é que robôs trabalham humanos só.sabem reclamar arrumar atestado e pedir aumento e mais nada

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Milton Manzano de souza 9 de julho de 2019

Henry Ford para vender seus carros, pagava bem seus empregados, para que os mesmos comprassem. Se tá que os robôs vão comprar?

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Jeffther Lopes 2 de agosto de 2018

seria uma pena, haja vista o tempo de casa que a Ford tem no Brasil, mas isso não quer dizer que possua excelentes produtos, somente razoáveis para o público de hoje (outrora enganado e “feliz” com suas aquisições da ford) que não é burro e muda de marca pois procura um produto que agregue benefícios, não somente marca, contudo há em demasia muitos “fãn boys” que sequer tem carro/cnh e tem a ford como seu maior “símbolo de resistência” e são contra o progresso das outras marcas, mas continuam felizes com carros pelados, de cor imponente, cambio powershift da própria ford…lamentável

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Samarone 2 de agosto de 2018

Como uma empresa que tem um carro entre os mais vendidos pode estar ruim financeiramente? Administração muito ruim, com certeza.

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