Garantia para carro usado: Saiba como ela funciona [Vídeo]

Boris explica como funciona a garantia para carros usados. Legislação garante pelo menos três meses de garantia para todo o produto

boris
Por Boris Feldman
Publicado em 10/10/2017 às 15h34
Atualizado em 24/01/2020 às 19h18

Cuidado! Tem muito vendedor de carro usado espertinho e faz uma interpretação errada do Código de Defesa do Consumidor para ludibriar os consumidores quando o assunto é garantia. Fique ligado nessa dica do Boris para não ser enganado.

A grana está curta para comprar um carro zero? O jeito é comprar um usadinho jóia?  Nesse caso qual garantia você tem da loja?

Diz o Código de Defesa do Consumidor, que qualquer produto, seja ele novo ou usado, tem três meses de garantia sobre todo produto.

Aí você vai na loja, gosta daquele possante, o carro está legal e um mês depois o freio apresenta problema. Volta na loja e diz que há um problema no freio. O dono da loja, por sua vez, argumenta, que infelizmente a garantia de carros usados cobre apenas motor e caixa.

É isso mesmo?

Claro que não é. O CDC é muito objetivo: Todos os produtos, novos ou usados, tem aval de três meses. Nada de restringir a motor e caixa.

garantia usado
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
52 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Faissal 8 de outubro de 2023

Comprei uma Mercedes c200 em uma loja aparentemente muito boa e no recibo de retirada está bem claro (chave reserva será entregue na semana seguinte) onde até hoje quase 3 meses e nada ,tenho tudo documentado em conversas e documentos o que fazer a garantia está acabando e a loja se recusa a entregar

Avatar
Vera 1 de maio de 2023

Veículo adquirido de particular, se aplica. Garantia?
Van 2012, apresentou problema no câmbio, embreagem e freios durante a primeira viagem ( não detectados no momento da compra)

Avatar
Leandro 27 de dezembro de 2022

É o que esta acontecendo comigo, comprei um uno vivace na concessionária, o carro vem dando vários problemas e me alegaram que a garantia é somente motor e caixa de marcha, carro deu problema até na parte elétrica, pintura do teto está cada vez rachando mais, pois o mesmo ja foi pintado

Avatar
Givaldo 21 de fevereiro de 2023

Artigo 26 o codico de defesa do consumidor determina que os objetos duráveis adquiridos em loja recebem uma garantia de 90 dias . A cobertura, em uma situação como essa vale para todas as partes do carro, e não somente motor e caixa, como alegam alguns estabelecimentos

Avatar
Clodoaldo Camilo neto 12 de dezembro de 2022

Carro usado tem garantia por quilometragem rodada de 3000 km ?

Avatar
Givaldo 21 de fevereiro de 2023

Só vc falar vai procon eles resove rapidinho

Avatar
Wilson Martins 5 de fevereiro de 2024

Quem deve escolher a oficina mecânica caso o carro comprado com garantia de 90 dias apresente um defeito?

Avatar
Kelly Todesco 28 de outubro de 2022

Olá, comprei uma caminhonete e após um mês começou barulho na frente e descobri que é o batente, Concessionaria informa que não cobre a garantia oque devo fazer? ?

Avatar
SAMARA 6 de setembro de 2022

Boa noite!
Eu adquiri um carro seminovo de uma empresa, com 33 dias o carro parou, o problema foi câmbio.
Acionei a garantia e a empresa me informou que a garantia é restrita para o Distrito Federal, mas isso não me foi passado, no Estado da Bahia tem uma autorizada, mas eles falaram que tenho que levar o carro para Brasília porque só cobre lá. Como proceder?

Avatar
Juliano da Silva Moreira 4 de agosto de 2022

Comprei um carro usado na revenda o dono da revenda disse que a garantia é durante três meses já troquei setor de direção pivôs e ponteiras óleo e filtro do motor pois já a avia 9 mês de uso e tensor da correia e coloquei quatro pneus novos os que estavam nele estavam fracionado troquei 2 amortecedor dianteiro sanfonas traseiras coxinhas traseiro troquei e é isto

Avatar
adilso roseno 1 de junho de 2022

ola…gostaria de saber até que ano de fabricação do de veiculo a garagem tem que dar garantia,pois fui em uma garagem e me disseram que so dava garantia em veículos de 2012 acima e comprei um abaixo e com 1 mais antiguinho e com um mes de uso estouro o comando e gastei uma grana e eles falam que nao tem garantia de nada

Avatar
ANTONIO PETROVICHI 21 de março de 2022

O vendedor de veículo honesto nasceu morto.mas o governo deveria tomar a frente com urgência na questão venda veículos usado,comprei uma palio weekend 05 na estrada Real betim MG, saindo fumaça na descarga quando ligava o veículo fui lá reclamar na agência, o vendedor falou que era o conbustivel, me empurrou com a barriga e a garantia acabou tive que arcar com tudo ,emtao os donos de agências tem que ser notificado com mais rigor sr bolsonaro.

Avatar
José ilton pereira 14 de março de 2022

Boa tarde
Se eu quiser trocar em outro veículo eu posso trocar?

Avatar
Comprei um carro usado na agência de carros 21 de janeiro de 2022

Comprei um carro e no mesmo dia que peguei da loja a chave do carro estava totalmente estragada, quando ligamos o carro e andamos um pouco o carro parou e a chave abriu e a loja não tinha uma chave reserva tivemos que fazer outra pagamos 320,00 o que fazer ?

Avatar
Luiz Andrade 31 de dezembro de 2021

A garantia cobre defeito de pintura? Quatro dias ao sol o carro carro ficou com cores diferentes.

Avatar
Sarah Ayrê Barbosa 1 de dezembro de 2021

Olá, gastei 1.300 reais para trocar vela, bobina e cabo retire da loja particular a menos de 3 meses e disseram que a garantia era apenas motor e câmbio! O que faço para ter meus direitos reconhecidos?

Avatar
Salesio 8 de novembro de 2021

Olá!
Alguém pode me tirar uma dúvida, na troca de um veículo a revenda também tem garantia do veículo dado na troca?

Avatar
Rudinei da Rosa 17 de setembro de 2021

Boa tarde , minha prima comprou um veículo e logo de cara apresentou problema e demoraram a ser solucionado , com isso os 3 meses passaram , o revendedor (garagem) tem que arcar com as despesas ? O problema começou o veículo ainda estava na garantia ! Obrigado .

Avatar
Matheus 14 de janeiro de 2022

Se o problema ocorreu durante a garantia e foi relatado ao revendedor durante a garantia, o revendedor é responsável.
Isso também é comum em casos em que a revenda “conserta” o problema na garantia, mas dias após a garantia acabar, o problema volta exatamente igual. Eles devem resolver o problema, pois fica claro que ele não foi consertado corretamente como solicitado durante a garantia.

Avatar
Givaldo 21 de fevereiro de 2023

No máximo e trinta dia para eles entregar o carro pra se passar trinta dia ou vc vc pode pegar dinheiro corrigindo ou atroca do carro por otro

Avatar
Marcio Rodrigues 1 de agosto de 2021

E quando e de particular vendi um carro perfeito e agora o comprador está dizendo que ta com problema no motor

Avatar
Natan 29 de julho de 2021

Meu carro estragou o motor antes dos nove meses a loja disse que só vai arcar com os custos do motor, alegando que a garantia não cobre oleo e filtro por que é desgaste natural. Isso é certo?

Avatar
Matheus 14 de janeiro de 2022

Sim, itens que desgastam com o uso, como pastilhas de freio, não são cobertos pela garantia, pois não tem como provar que o desgaste não foi pelo uso.
Cabe ao comprador checar se esse itens estão adequados para uso durante a compra.

Avatar
Gustavo Alexandre 14 de maio de 2021

Comprei um veículo semi novo e ele apresentou poblemas no bloco do motor mais a garantia expirou a um mes o que eu faço

Avatar
JANILDO BRANDAO DA CONCEICAO 3 de maio de 2021

Boa noite comprei um semi novo mas o meu mecânico falou que bloco está com vazamento e tem 7 dias eu posso pedi um bloco novo

Avatar
Jonas 8 de abril de 2021

Troquei meu veiculo por um veiculo mais velho ,meu veiculo não apresentava defeito estava em perfeito estado a pessoa que comprou andou 7000Km,já tem quase três meses ,estourou uma mangueira o motor parou por super aquecimento,que vai ter que trocar o motor ,o próprio mecânico dele disse que foi uma fatalidade.Gostaria de saber se tenho alguma responsabilidade com este problema

Avatar
Matheus 14 de janeiro de 2022

A garantia de 3 meses se refere a venda feita por revendedora/garagem. Em venda entre pessoas físicas não se aplica o código do consumidor.
Não sou especialista. Porém, acredito que ainda se aplica o código penal, para alguns casos extremos, como sabotagem etc (que acredito não ser o caso, não é mesmo…hehe).

Avatar
Wagner Almeida 22 de março de 2021

Boa noite, a 4 meses comprei um carro em uma revenda, desde que comprei o revendedor arcou com tudo que vem ocorrendo com o carro, porém pela terceira vez consecutiva em 4 meses o cabeçote do carro queima, porém agora ele não quer mais arcar com a despesa, pqueposso fazer?

Avatar
Benedito José 9 de março de 2021

É muito bom agente saber e ficar por dentro de nosso direitos parabéns pelo assunto. Eu gostaria de saber se um veículo de outras pessoas que não possui loja eu também tenho os mesmos três de gargantia.poo lei

Avatar
Matheus 14 de janeiro de 2022

Não. O código do consumidor se aplica somente a vendas feitas por revendas/concessionárias/garagens. Por isso que em compra de pessoa física é preciso ter atenção redobrada. Não que em revenda seja perfeito, mas pelo menos existe um pouco de garantia.

Avatar
Luiz Carlos 3 de março de 2021

Olá comprei um carro usado na concessionária e o vendedor me disse que não tem garantia nenhuma pois o veículo é ano 2011 e que só dão garantia a veículos a partir do ano 2013, o que fazer se der problema??

Avatar
Givaldo 21 de fevereiro de 2023

Só vc e no Procon eles resolveram rapidinho

Avatar
Luiz Carlos Caldeira 26 de fevereiro de 2021

Vendi um carro particular para outro particular.
Com 17 dias o carro deu um problema. Sou obrigado a dar garantia, já que na compra o comprador levou n mecânico da escolha dele?
Obrigado
Aguardo resposta.

Avatar
Alexandre conde 14 de abril de 2021

Se você vendeu sem nota fiscal e não vendeu como pessoa jurídica, a garantia não vale

Avatar
Ailton 15 de fevereiro de 2021

Comprei 1 siena 2014 fquei com ele 5 dias ele ferveu a loja não quer arcar com os custos da manutenção oque eu faço???

Avatar
Gilson José de Matos 10 de janeiro de 2021

Tive um problema com o coxim, o vendedor da concessionária não quer dar a garantia disso, faz 2 meses que estou com o carro.
O que eu devo fazer?

Avatar
Wilson pires ferreira 1 de julho de 2021

Comprei carro na revendedora Prima em Florianopolis mes de marco carro agora deu problema na caixa direcao estive conversando me disseram nao tem garantia tudo bem , tem um porem nao me deram a nota fiscal iam manda ate agora nada isto significa sonegacao

Avatar
Andressa 30 de dezembro de 2020

Olá, com 100 dias de uso do carro,o mesmo estourou cambio. Existe algum recurso que posso tentar requerer garantia?

Avatar
Maria Elizete Daniel 26 de outubro de 2020

Comprei um carro de agência e menos de um mês tá soltando toda a pintura,oque devo fazer

Avatar
Cristiano Santos Dias Novaes 18 de abril de 2023

Comprei um carro de agência e apresentou defeito no câmbio mas ele alega que passou km que deram na garantia que foi 3.000,quero saber se existe ou se depende e só os 90 dias,me ajudem por favor.

Avatar
Silvia Alves de Carvalho Magalhães 16 de outubro de 2020

comprei um carro e ccom 15 dias pegou fogo.quantos dias ele tem para mim dar outro veiculo.eles estao mim enrolando muito.o que fazer.

Avatar
Mizael Silva Mascarenhas 26 de dezembro de 2020

Se não tiver pego fogo por causa de acidente ele tem que te pagar agora se caso sofreu alguma colisão ou avaria por sua parte e venho a pegar fogo ele não tem garantia

Avatar
Willian Silva 15 de maio de 2020

Comprei o carro a três meses sendo esse já esteve parado na oficina por 4 vezes totalizando 1 mês e 15 dias o motivo queimando óleo e o carro continua queimando sou obrigado aceitar que levem somente no mecânico deles sabendo que o mesmo não se mostrou competente para realizar o serviço?

Avatar
Dr. José Amilton 29 de maio de 2020

A garantia renovada a cada dia na oficina se o problema for.o mesmo.

Avatar
everton 3 de maio de 2020

Comprei um carro ta com dois meses e a bateria ja acabou …e o vendedor disse que não pode fazer nada .

Avatar
Givaldo 21 de fevereiro de 2023

Se eles não der bateria pra vc vc vai proncon rapidinho eles dão otra

Avatar
Rafael 8 de abril de 2019

Comprei uma caminhonete e nao rodei mil quilômetros e o motor fundiu passou mais de tres meses será q tenho garantia

Avatar
Moacir Tussi 26 de janeiro de 2019

Comprei uma camionete ,deu 3 meses de garantias, ai nesse tempo andei pouco depois comecei a andar + logo foi bico e uotrs coisas + gastei muito .Tenho algum direito?

Avatar
Ricardo Luís Borges 6 de novembro de 2018

Bon dia. Adquiri um veículo em um revenda multimarcas awui em Jacareí (SÃO PAULO). Reclamei de alguns problemas. Por exemplo amortecedor traseiro com vazamento. Ele disse que tem que efetuar a troca na oficina dele e que não pide ser com o mecânico de minha confiança. Neste caso como agir se ele fizer a chamada “gambiarras” e colocar peças recondicionadas??

Avatar
Jhon Jairo botero 17 de novembro de 2020

Oi boa noite gostaria de saber que posso fazer no meu caso eu compre um carro y desde que compre so da problema o carro tem 30 dias e aun não me entregarem todos os dias me falam que van me entregarem y nada me ajudan por favor já quê não conheço as lei já quê eu só estrangeiro

Avatar
Erisvaldo 6 de setembro de 2018

Carro usado tem garantia por quilometragem rodada de 3000 km

Avatar
Carlos 5 de novembro de 2020

Comparei um carro faz nove meses deu problema água, vazamento óleo, Correia dentada.
Que fazer??

Avatar
Deixe um comentário