Gasolina rendendo pouco no flex? Cuidado com a maracutaia do posto!

Alguns donos de carros flex preferem abastecer só com gasolina. Porém, se de repente o rendimento com esse combustível diminuir, é bom ficar atento ao posto

capa portal gasolina com alcool
Por Boris Feldman
Publicado em 22/01/2019 às 16h00

Se você que sempre abastece o seu carro flex com gasolina começar a notar que esse combustível não tem rendido tanto, saiba que pode estar sendo enganado.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

[TRANSCRIÇÃO]

Toda vez que você abastece o seu carro flex, tem um bom costume de anotar o consumo: andei tantos quilômetros, gastei tantos litros. Divide um pelo outro, tá aí quantos quilômetros o carro faz por litro. Se você tem um carro flex e só abastece com gasolina, para aproveitar a maior autonomia, aproveitar que o consumo da gasolina é menor do que o do etanol, você sabe perfeitamente quantos quilômetros o seu carro faz por litro.

De repente, e não mais que de repente, você roda com o carro, vai fazer as contas e percebe assustado que…”ué, o consumo subiu muito! O meu carro fazia 12 quilômetros por litro, agora fez  9,5 ou fez 10. Eu não botei mais peso no carro, eu não estou andando em outras estradas, não mudou a topografia da cidade onde eu rodo com ele. Por que subiu o consumo? Tem alguma coisa errada”.

Sabe o que pode estar errado? Você pode ter abastecido num posto cujo dono é desonesto: ele pegou o álcool e acrescentou na gasolina. Ou seja, ao invés daqueles 27%  de etanol previstos pelo governo, o dono do posto jogou, não sei mais quantos litros no tanque e a gasolina passou a ter 35%, 40% e 50% de álcool.

Mas o seu carro não vai protestar? Não vai falhar? Não vai tossir? Não, o seu carro é flex, ele pode ser abastecido só com gasolina, só com etanol ou com a mistura dos dois. Então, o que faz o dono do posto? Ele mesmo já faz o flex, sabe como é? Joga etanol no tanque subterrâneo de gasolina. Porque o seu carro não vai protestar, mas o seu bolso vai, no final do mês.

Muito cuidado: se de repente consumo de gasolina do seu flex subir, pode começar a duvidar do posto onde você abasteceu da última vez.

gasolina
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Antonio Donizeti Martins 11 de fevereiro de 2019

Quando o seu carro é flex, a reclamação fica por conta do seu bolso. Agora se o seu carro é a gasolina, você paga gasolina, leva etanol e de brinde acaba com o carro.
Tudo isso é fruto da impunidade.

Avatar
Cristiano Neto 22 de janeiro de 2019

Olá! Pq meu Ford Ka class dica mais potente quando abastecido com etanol aditivado?
Obrigado!

Avatar
Deixe um comentário