Golf GTI x Civic Si: embate entre os esportivos da década
Desde as gerações anteriores, Volkswagen e Honda disputam os bolsos e os corações dos entusiastas no Brasil. Qual deles é o melhor? Veja no comparativo
Desde as gerações anteriores, Volkswagen e Honda disputam os bolsos e os corações dos entusiastas no Brasil. Qual deles é o melhor? Veja no comparativo
Algumas disputas tornam-se tão acirradas e duradouras que acabam ganhando tradição. No caso dos carros esportivos do mercado brasileiro, a concorrência mais ferrenha da última década é, provavelmente, a do VW Golf GTI ante o Honda Civic Si.
Os dois têm proposta familiar, embora não sejam rivais diretos, em suas versões convencionais, mas suas personalidades mudam por completo nas configurações “quentes”. Essas sim são concorrentes. E ferrenhas! Ambos são feitos para entusiastas e conseguem fazer o condutor sorrir após alguns minutos ao volante.
O modelo da Volkswagen se mantém mais fiel ao mesmo tipo de carroceria desde que foi lançado. Um dos precursores do segmento de hot-hatches, concilia esportividade à praticidade das quatro portas e a um estilo discreto. Já o concorrente da Honda abandonou a tipologia dos sedãs há algum tempo e se tornou um cupê. Consequentemente, seu banco traseiro tem acesso pior, mas seu estilo é muito mais agressivo e chamativo. Ao circular com eles, fica bem claro que o japonês ousado atrai muito mais olhares que o alemão tradicional. Isso não é necessariamente uma qualidade: vai da personalidade e das ambições do motorista.
Essas diferenças na personalidade dos dois veículos são notadas também em outros aspectos. O Golf GTI é equipado com um câmbio automatizado com duas embreagens banhadas a óleo e seis marchas, capaz de fazer trocas rapidíssimas. Ela ainda traz recursos como modo Sport e paddle-shifts no volante e pode emitir até sons de “pipocos” durante as trocas.
Já o Civic Si traz uma caixa manual com o mesmo número de velocidades, com engates justinhos e extremamente precisos. Escolher entre uma e outra é, novamente, questão de gosto, mas é fato que a solução adotada no cupê é mais purista que a do hatch.
Na suspensão, os dois esportivos utilizam sistemas independentes nas quatro rodas, McPherson na frente e multilink atrás. Em ambos, a calibragem mais firme que a das versões convencionais, sendo que a do Civic Si é nitidamente a mais rígida. Isso faz com que ele tenha melhor estabilidade, com menos inclinação da carroceria em curvas. Também pesa para a boa dirigibilidade do modelo a presença de um diferencial de deslizamento limitado.
O Golf GTI também é equilibrado, mas nem tanto como o concorrente. Ele “esfrega” um pouco a dianteira em trajetos sinuosos, apesar de dispor de um mecanismo de vetorização de torque. Ao menos seu rodar é um pouco mais suave.
Até aqui, o Civic Si vem revelando um comportamento mais latente e uma receita mais raiz. O Golf GTI, honrando sua premissas de hot hatch, fica em um meio-termo, sem permitir que a dirigibilidade afiada prejudique demais sua vocação para o uso diário. Todavia, o modelo da Volkswagen supera o Honda em um quesito primordial quando se fala em carros esportivos: o desempenho. Em uma reta, o japonês, com seu motor 1.5 turbo de 208 cv e 26,5 kgfm, não é páreo para o 2.0 turbo de 230 cv e 35,7 kgfm do alemão. Não que ele seja lento, pelo contrário: trata-se de um automóvel muito rápido. O caso é que o adversário é ainda mais e consegue superá-lo com relativa facilidade em uma arrancada.
Com exceção da diferença de cilindrada, que desequilibra o desempenho em favor do Golf GTI, os dois esportivos adotam soluções mecânicas semelhantes. Ambos têm injeção direta de combustível, quatro cilindros e 16 válvulas com duplo comando variável.
Direção elétrica direta e bastante progressiva e ótimos freios, com discos nas quatro rodas, também estão presentes tanto em um quanto no outro.
Se é mais lento, ao menos o Civic Si consome menos combustível. O Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro informa médias de 11,2 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada. Por sua vez, ainda segundo o PBE, o Golf GTI faz 9,9 km/l no ciclo urbano e 12,2 km/l no rodoviário. Os números foram obtidos com gasolina, até porque nenhum dos dois esportivos tem sistema flex.
Por dentro, a história se repete: mais esportividade no Civic Si, mais sobriedade no Golf GTI. O motorista senta-se em posição mais baixa no modelo da Honda, no qual a alavanca de marchas está posicionada bem ao alcance da mão direita. Nele, os bancos também seguram melhor o corpo em curvas. No Volkswagen, a postura é mais convencional, mas também correta. Ambos contam com volante de ótima pegada e múltiplas regulagens da coluna de direção e da poltrona do condutor.
No painel, o Civic Si repete sua fórmula de maior ousadia, com formas menos convencionais. Os instrumentos têm fundo vermelho e uma tela central exibe o velocímetro e o conta-giros. O do Golf GTI tem design mais convencional, mas os instrumentos são um capítulo à parte. É que só ele tem o Active Info Display, que reúne todos os mostradores em uma tela de 12,3 polegadas. Totalmente configurável, ela pode exibir, por exemplo, mapas de navegação GPS.
Além do mais, apesar de menos ousado, o hot hatch tem um acabamento um pouco mais esmerado, com maior quantidade de material emborrachado no painel e nas portas dianteiras. Já o cupê também é muito bem-montado, mas tem mais componentes em plástico comum.
Espaço interno é item secundário em carro esportivo. De qualquer modo, a vantagem nesse quesito é do Golf GTI, graças à maior área útil no banco traseiro. No Civic Si, só crianças ou pessoas de baixa estatura conseguem se acomodar sem raspar a cabeça no teto. Em capacidade do porta malas, os dois modelos empatam tecnicamente: são 338 litros no esportivo alemão e 334 litros no rival japonês.
Quando o assunto é o bolso do comprador, o Golf GTI abre ampla vantagem. Ele custa R$ 143.790, ante R$ 162.900 do rival. Seria justificável se houvesse diferença proporcional em relação ao nível de equipamentos, mas não é o caso.
Os dois vêm de série com ar-condicionado digital e central multimídia com tela de toque e conectividade com sistemas Apple CarPlay e Android Auto. O equipamento da Honda inclui câmera lateral direita, que elimina pontos cegos. O da Volkswagen, por sua vez, tem tela maior: são oito polegadas, uma a mais que a do adversário.
O Civic Si vem com rodas de 18 polegadas e teto solar, que são opcionais no concorrente. Vem ainda com um exclusivo freio de mão eletrônico. Por outro lado, só o rival tem sete airbags (um a mais que o Honda, para os joelhos do motorista), além do já citado painel configurável.
Além disso, enquanto o Civic Si é vendido com pacote fechado de equipamentos, o Golf GTI pode receber opcionais. São dois pacotes: o primeiro agrega rodas de liga leve de 18 polegadas e bancos em couro com regulagem elétrica para o condutor (os do cupê são sempre manuais e em tecido). Já o segundo agrupa controlador adaptativo de velocidade, sistema autônomo de estacionamento, faróis de LED e lanternas em LED com acionamento automático do facho alto, sistema de proteção ativa dos ocupantes e sensor de fadiga do motorista. O teto solar é um equipamento adicional livre. Com todo o conteúdo extra, o preço vai para R$ 163.690. Ou seja, praticamente empata com o do concorrente.
O Civic Si é um carro cativante. Fato! Mas o Golf GTI também entusiasma, e ainda por cima, não assusta tanto na hora de fechar o negócio. O melhor desempenho proporcionado pelo motor mais potente e, principalmente, o preço mais baixo dão a vitória ao hot-hatch da Volkswagen.
Ficha técnica | Volkswagen Golf GTI |
---|---|
Motor | Dianteiro, transversal, a gasolina, 1.984 cm³, com quatro cilindros, 16 válvulas, injeção direta de combustível e turbocompressor. |
Potência | 230 cv entre 4.700 rpm e 6.200 rpm |
Torque | 35,7 kgfm entre 1.500 rpm e 4.600 rpm |
Transmissão | Automatizada de dupla embreagem e seis velocidades, tração dianteira |
Suspensão | McPherson na dianteira e multilink na traseira |
Freios | Disco ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, com ABS |
Direção | Assistida eletricamente |
Dimensões | 4,255 m de comprimento, 1,468 m de altura, 2,630 m de distância entre-eixos, 1,799 m de largura |
Peso | 1.368 kg |
Tanque de combustível | 51 litros |
Porta-malas | 338 litros |
Ficha técnica | Honda Civic Si |
---|---|
Motor | Dianteiro, transversal, a gasolina, 1.498 cm³, com quatro cilindros, 16 válvulas, injeção direta de combustível e turbocompressor. |
Potência | 208 cv a 5.700 rpm |
Torque | 26,5 kgfm entre 2.100 rpm e 5.000 rpm |
Transmissão | Manual de seis velocidades, tração dianteira |
Suspensão | McPherson na dianteira e multilink na traseira |
Freios | Disco ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, com ABS |
Direção | Assistida eletricamente |
Dimensões | 4,522 m de comprimento, 1,421 m de altura, 2,700 m de distância entre-eixos, 1,799 m de largura |
Peso | 1.321 kg |
Tanque de combustível | 47 litros |
Porta-malas | 334 litros |
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