O Gordini que era tão doido que deixou o guarda sem palavras

O velho Gordini chegou ao final da descida a mais de 110 km/h, um feito para o Gordini no curto espaço que atingiu essa velocidade

renault dauphine
Por Douglas Mendonça
Publicado em 09/03/2020 às 21h00

Esse fato notório ocorreu lá pela metade dos anos 70. Os protagonistas desse episódio foram um Renault Gordini ano 1962 na cor verde-claro ou, quem sabe, azul-claro, não me lembro mais, e de outro lado um grande amigo meu que não vejo há décadas, o Antônio João Gonçalves, ou simplesmente Português.

Conheci o Português fazendo um curso de mecânico de automóvel na escola Senai no Ipiranga, em São Paulo. De boa índole, o Português se esmerava e estudava para entender em detalhes toda a mecânica de um automóvel.

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Na escola nos conhecemos e logo ficamos muito amigos, graças principalmente ao fato de gostarmos muito de carro e de mecânica. Lutando na vida, sempre com empregos simples e de baixa remuneração, meu amigo acabou comprando um Gordini 1962.

Já nessa época, o Gordini já era um carro de 15 anos de uso. Bem sambado. Mas eu e o Português vivíamos desmontando e montando o pobre e velho Gordini, consertando nele tudo o que o tempo havia desgastado.

Mas, na época, nós eramos metidos: não bastava consertar, nós queríamos modificar e envenenar o velho carro para que ele andasse mais. O Português tinha um tino admirável para procurar raridades nos ferros-velhos de carros em São Paulo. Encontrava pistões maiores, carburador de corpo duplo, comando de válvulas especial, coletor de escapamento dimensionado e por aí vai.

Nos fins de semana, pegávamos essas tranqueiras e metíamos tudo dentro do motor do velho Gordini e, claro, não tinha dinheiro para peças novas e, dessa forma, juntas, velas e os demais componentes do motor eram todos velhos e usados: nós os buscávamos em latas onde separávamos as peças velhas.

Rápido feito notícia ruim!

Gordini era o mesmo carro que Renault Dauphine

Na realidade, não sei nem como aquilo funcionava. Mas a verdade é que funcionava, e muito bem, pois o tal Gordini andava rápido feito notícia ruim. Um belo dia, Português estava experimentando um desses motores monstro que havíamos feito literalmente nas coxas: colocávamos o minúsculo motor entre as pernas e íamos montando até que ficasse pronto para ser colocado no carro.

Português morava perto da Via Anchieta, rodovia que liga a cidade de São Paulo à cidade de Santos, no litoral paulista. Logo no início da Via Anchieta, há um posto da polícia rodoviária estadual e, depois disso, a rodovia tem uma bela decida. Português passou pelo posto de vistoria da polícia e, na descida, apertou o pé até o fundo do acelerador.

O velho Gordini chegou ao final da descida a mais de 110 km/h, um feito devido ao curto espaço em que ele atingiu essa velocidade. O que o meu grande amigo lusitano não sabia é que havia um radar controlando a velocidade dos apresadinhos no final da descida.

O limite de velocidade naquele trecho era de 80 km/h e nosso amigo passou a mais de 110 km/h. O guarda do radar, pelo rádio, avisou o comando a frente que, imediatamente, parou o Português. O guarda rodoviário, educadamente pediu ao Português sua carteira de motorista e os documentos do combalido Gordini.

Sem documentos

Português entregou sua habilitação e, do minúsculo porta-luvas, começou a retirar papéis amarelados e meio rasgados pela idade. A cada papel ele abria no colo, esfregava a mão para ver se era aquilo que o guarda estava pedindo.

O oficial rodoviário, ainda de maneira polida e educada, foi logo dizendo: “Pelo jeito, o senhor não tem documentos desse carro. Além disso, eu estou vendo que os pneus estão carecas e o senhor passou pelo radar em excesso de velocidade. Gostaria de saber do senhor, se eu apreender esse carro, o senhor vai retirá-lo no pátio e pagar as multas?”

Prontamente meu amigo Português fez o sinal negativo com a cabeça. E o guarda rodoviário continuou: “Então este será mais um carro apodrecendo no pátio e ocupando lugar e, pelo que estou vendo, ele já está bem podre e não vai durar muito tempo por lá. Ou seja, se eu apreender esse seu carro, que é o que deveria ser feito, arrumarei uma dor de cabeça, estou correto?”

Português novamente fez sinal afirmativo com a cabeça e o educado guarda, já meio sem paciência, disse: “Tome a sua habilitação e leve esse troço daqui, porque de dor de cabeça eu já estou cheio! Vá devagar e respeite os limites de velocidade e espero não encontrar mais o senhor e essa porcaria andando na estrada!”

Português, mais do que depressa, ligou o velho Gordini, que também estava com medo de terminar os seus dias com outros carros apodrecendo em um pátio e pegou de pronto, e o português se mandou daquela situação de quase degola. Por pouco não voltou a pé para casa.

Só para terminar, o Gordini não foi muito adiante: na própria Anchieta o motorzinho mexido cuspiu uma biela, abrindo um buraco no bloco do motor.

Sabe como o criativo Português arrumou isso? Foi a uma farmácia em que conseguiu chegar a pé e comprou bastante gaze e esparadrapos. Pelo buraco aberto, tirou a biela quebrada, fechou aquele rombo com muita gaze e esparadrapo, colocou óleo no cárter e voltou para casa com apenas três cilindros.

E não é que o danado chegou em casa?

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3 Comentários
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Felipe dasi 4 de setembro de 2021

Boris e o gordini existe ainda? Ta bwm carinho esse magnifuco carro abracao

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Robson José Vieira de Carvalho 21 de maio de 2020

Excelente história automobilística!!!!! Parabéns!!!!! Ri muito… cuspir uma biela foi muito boa… KKKKK….

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ademir moia uliani 2 de agosto de 2020

Não ria não Robson José, isso já aconteceu comigo, o pistão da Kombi que eu viajava fêz um buraco na carcaça do motor e saiu pra fora, tive que trocar a mesma e mandar soldar o bloco do motor

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