Investimento da Fiat de R$ 7,5 bi vai para novos SUVs
Novo SUV da italiana, derivado da picape Toro, foi confirmado para o Brasil e pode ser fabricado em Goiana junto a outros novos modelos
Novo SUV da italiana, derivado da picape Toro, foi confirmado para o Brasil e pode ser fabricado em Goiana junto a outros novos modelos
Um investimento da Fiat de R$ 7,5 bilhões foi anunciado, na semana passada, para o Brasil. O presidente da marca para a América Latina, Antonio Filosa, também afirmou que o aporte seria injetado no país até 2024.
E nós já temos alguma ideia do que a italiana planejou fazer com esse dinheiro no Brasil. Em primeiro lugar, parte dos fundos será injetado no complexo industrial de Goiana, próximo a Recife, em Pernambuco.
A fábrica, inaugurada em 2015, é uma das mais avançadas do grupo italiano. Ela também é, de certa forma, especializada em utilitários, pois só produz três modelos: os Jeep Compass e Renegade, e a Fiat Toro. Agora, o investimento da Fiat vai expandir essa gama fabril.
Um dos novos modelos será o SUV baseado na Toro, confirmado para chegar ao mercado em 2021. A novidade será baseada no conceito Fastback, exibido no Salão de São Paulo, em novembro.
Contudo, ao contrário do que se pensava, o novo SUV não vai seguir as já conhecidas linhas da picape. Como apurou o jornalista Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos, o projeto é um pouco diferente.
Internamente, o SUV da Toro é conhecido como Projeto 376. Ele já vai chegar com a nova cara da picape, que será reestilizada no ano que vem.
Além disso, segundo fontes consultadas pelo jornalista, o SUV da Toro pode acabar tendo um desenho mais tradicional, ao invés do recorte de cupê do conceito Fastback.
O utilitário também vai puxar outra novidade da marca, que é o novo 1.3 Firefly Turbo.
Esse motor será produzido na planta mais antiga da companhia no Brasil, em Betim, Minas Gerais. O investimento da Fiat também vai chegar até ela. Contudo, inicialmente, a única novidade no portfólio da mineira ficará por conta desse novo Firefly.
O SUV da Toro também terá uma opção com o já conhecido propulsor 2.0 a diesel.
Voltando à fábrica pernambucana, sabemos de mais uma novidade planejada para o investimento da Fiat, até 2024. Também de acordo com o Autos Segredos, está sendo desenvolvido um novo modelo da marca Jeep com espaço para sete ocupantes.
Conhecido como Projeto 598, ele ainda está em um estágio inicial de desenvolvimento. Se pensava que ele fosse derivado do Compass, com carroceria estendida. Entretanto, ele pode ser um projeto inteiramente novo, segundo fontes consultadas pelo Autos Segredos.
Os motores serão os mesmos que do SUV da Toro, o futuro 1.3 Firefly Turbo e o 2.0 diesel.
Por fim, o aporte divulgado pela FCA no Brasil será usado para uma nova picape média da Fiat. Por fim, o Jeep Renegade vai ganhar uma nova geração, com previsão de chegar ao Brasil em 2022, também segundo o Autos Segredos.
Apesar da renovação, o utilitário manterá a mesma plataforma.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Projeto 598 e para esse ano já estamos fazendo try out das peças, e esse projeto 376 que ainda não existe, o que tem e um projeto 1026 de umama pick up aqui em goiana
Gostaria de saber quando será o novo lançamento da Toro Ultra e qual será o valor.