Investimento da Fiat de R$ 7,5 bi vai para novos SUVs

Novo SUV da italiana, derivado da picape Toro, foi confirmado para o Brasil e pode ser fabricado em Goiana junto a outros novos modelos

Stellantis, Hyundai e General Motors estão suspendendo produção no Brasil
Por AutoPapo
Publicado em 20/05/2019 às 17h00

Um investimento da Fiat de R$ 7,5 bilhões foi anunciado, na semana passada, para o Brasil. O presidente da marca para a América Latina, Antonio Filosa, também afirmou que o aporte seria injetado no país até 2024.

fabrica fiat fca goiana pernambuco 3
Fábrica da FCA em Goiana (Pernambuco) produz Jeep Compass, Renegade e Fiat Toro

E nós já temos alguma ideia do que a italiana planejou fazer com esse dinheiro no Brasil. Em primeiro lugar, parte dos fundos será injetado no complexo industrial de Goiana, próximo a Recife, em Pernambuco.

A fábrica, inaugurada em 2015, é uma das mais avançadas do grupo italiano. Ela também é, de certa forma, especializada em utilitários, pois só produz três modelos: os Jeep Compass e Renegade, e a Fiat Toro. Agora, o investimento da Fiat vai expandir essa gama fabril.

SUV da Toro será uma das novidades

Um dos novos modelos será o SUV baseado na Toro, confirmado para chegar ao mercado em 2021. A novidade será baseada no conceito Fastback, exibido no Salão de São Paulo, em novembro.

Novo SUV, derivado da picape Toro, foi confirmado para o Brasil e pode ser fabricado em Goiana junto a outros novos modelos com o investimento da Fiat. fiat fastback conceito salao sp 2018 7
Conceito Fastback, exibido no Salão de São Paulo: pensa-se que ele será a inspiração para um SUV da Toro

Contudo, ao contrário do que se pensava, o novo SUV não vai seguir as já conhecidas linhas da picape. Como apurou o jornalista Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos, o projeto é um pouco diferente.

Internamente, o SUV da Toro é conhecido como Projeto 376. Ele já vai chegar com a nova cara da picape, que será reestilizada no ano que vem.

Além disso, segundo fontes consultadas pelo jornalista, o SUV da Toro pode acabar tendo um desenho mais tradicional, ao invés do recorte de cupê do conceito Fastback.

Investimento da Fiat também vai para Betim

O utilitário também vai puxar outra novidade da marca, que é o novo 1.3 Firefly Turbo.

Novo SUV, derivado da picape Toro, foi confirmado para o Brasil e pode ser fabricado em Goiana junto a outros novos modelos com o investimento da Fiat. fabrica fiat fca betim minas gerais 5
Complexo industrial da FCA em Betim (MG)

Esse motor será produzido na planta mais antiga da companhia no Brasil, em Betim, Minas Gerais. O investimento da Fiat também vai chegar até ela. Contudo, inicialmente, a única novidade no portfólio da mineira ficará por conta desse novo Firefly.

O SUV da Toro também terá uma opção com o já conhecido propulsor 2.0 a diesel.

Jeep vai ganhar modelo de sete lugares

Voltando à fábrica pernambucana, sabemos de mais uma novidade planejada para o investimento da Fiat, até 2024. Também de acordo com o Autos Segredos, está sendo desenvolvido um novo modelo da marca Jeep com espaço para sete ocupantes.

Conhecido como Projeto 598, ele ainda está em um estágio inicial de desenvolvimento. Se pensava que ele fosse derivado do Compass, com carroceria estendida. Entretanto, ele pode ser um projeto inteiramente novo, segundo fontes consultadas pelo Autos Segredos.

Novo SUV, derivado da picape Toro, foi confirmado para o Brasil e pode ser fabricado em Goiana junto a outros novos modelos com o investimento da Fiat. fabrica fiat fca goiana pernambuco 4
Veículo sendo produzido em Goiana (PE)

Os motores serão os mesmos que do SUV da Toro, o futuro 1.3 Firefly Turbo e o 2.0 diesel.

Outros destinos para o investimento da Fiat

Por fim, o aporte divulgado pela FCA no Brasil será usado para uma nova picape média da Fiat. Por fim, o Jeep Renegade vai ganhar uma nova geração, com previsão de chegar ao Brasil em 2022, também segundo o Autos Segredos.

Apesar da renovação, o utilitário manterá a mesma plataforma.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Willians 15 de janeiro de 2021

Projeto 598 e para esse ano já estamos fazendo try out das peças, e esse projeto 376 que ainda não existe, o que tem e um projeto 1026 de umama pick up aqui em goiana

Avatar
giancarlo Zanarotto 28 de dezembro de 2020

Gostaria de saber quando será o novo lançamento da Toro Ultra e qual será o valor.

Avatar
Deixe um comentário