Kombi Last Edition hoje é um usado até disputado no mercado
Após micar como zero e colecionar polêmicas, a 'quase última' Kombi, hoje, tem preços que variam entre R$ 80 mil e R$ 90 mil
Após micar como zero e colecionar polêmicas, a 'quase última' Kombi, hoje, tem preços que variam entre R$ 80 mil e R$ 90 mil
A Velha Senhora merecia uma despedida menos conturbada. Pelo menos, tudo se resolveu para que a Kombi Last Edition se tornasse uma van seminova valorizada. Hoje, algumas judiadas são encontradas até por R$ 80 mil, mas o preço médio normal de modelos em bom estado fica nos R$ 95 mil – até uma zero persiste ainda na concessionária, só que por insanos R$ 150 mil.
Quem diria que a série final do cultuado modelo, após controvérsias, fosse estar tão bem no mercado de usados. Como recordar é viver, a Kombi Last Edition chegou para marcar a despedida da Kombi em 2013 após 56 anos. Era para ser imitada a 600 unidades e custava R$ 85 mil – quase o dobro da versão Standard na época.
O apelo por um preço tão salgado estava na exclusividade. A versão tem pintura saia e blusa: o azul com o branco pintado no teto, colunas, para-choques e rodas de 14”. Adesivos alusivos à série estão nas laterais. Por dentro, acabamento mais refinado, também bicolor, com bancos de vinil, braçadeiras com o nome da van bordado, cortinas de tear azul, entre outros.
A composição da cabine foi uma das primeiras polêmicas. Foi terceirizada, o que desagradou alguns fãs. Em conjunto com o preço, a Last Edition encalhou nas lojas. Um mês após o lançamento oficial, a Volkswagen bagunçou ainda mais o coreto, ao anunciar mais 600 unidades. Ou seja, a edição limitada agora teria 1.200 unidades.
Isso por si só rendeu processo na Justiça mineira que deu ganho de causa a um comprador da Kombi Last Edition – a Volks teve de indenizar o cliente. Só que a marca alemã ia dar outro jeito de estragar mais os últimos suspiros da Kombi. Foram produzidas mais 2.000 unidades da versão Standard da van após a Last Edition. Quase seis meses após o lançamento, a que seria a série derradeira do carro pegava poeira em muitas revendas.
O carisma da Kombi, contudo, foi mais forte. Alguns exemplares da Last Edition estão à venda hoje tinindo em anúncios e lojas, e com a mecânica indefectível dos últimos anos. O motor é o EA 111 1.4 de 80/78 cv que rende o desempenho suficiente para levar a van de uma tonelada. O câmbio manual de quatro marchas é o de sempre, que obriga o motorista a fazer uma ginástica pouco laboral na terceira e na quarta.
Peças | Preços |
---|---|
Jogo com 2 amortecedores traseiros | R$ 433,36 |
Jogo com 4 pastilhas de freio dianteiro | R$ 363,74 |
Bomba de combustível (completa) | R$ 700 |
Farol dianteiro direito (conjunto) | R$ 231,78 |
Lanterna traseira esquerda | R$ 117,78 |
Retrovisor externo esquerdo | R$ 294,63 |
A manutenção tem a fama de simples e tranquila. Mas o mais exigente pode fazer as revisões com preço fixo nas concessionárias com preços moderados. Em equipamentos, aquela simplicidade peculiar. Podemos citar as alças no teto, os bancos rebatíveis e o desembaçador traseiro. O único luxo é o som com rádio, Bluetooth, CD player e entrada USB. Mas isso pouco importa ao fã de Kombi.
Quesitos | Notas |
---|---|
Desempenho | 2 |
Espaço | 4 |
Equipamentos | 2 |
Segurança | 1 |
Liquidez | 4 |
Pós-venda | 3 |
O Boris dirigiu a Kombi do futuro, o I.D. Buzz. Veja o vídeo!
Quilometragem | Valor (R$) |
---|---|
50.000 km | R$ 436,44 |
60.000 km | R$ 893,99 |
70.000 km | R$ 437,87 |
80.000 km | R$ 754,92 |
90.000 km | R$ 683,39 |
100.000 km | R$ 623,64 |
Fotos Volkswagen | Divulgação
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