Propaganda enganosa? Latin NCAP cobra posição de Fiat e Renault
Marcas publicaram em seus sites oficiais imagens de airbags laterais dos modelos Cronos e Kwid que não correspondem à realidade
Marcas publicaram em seus sites oficiais imagens de airbags laterais dos modelos Cronos e Kwid que não correspondem à realidade
O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin Ncap) questionou as fabricantes Fiat e Renault por utilizarem imagens de airbags que não correspondem à realidade dos modelos Cronos e Kwid.
Os primeiros anúncios foram feitos pela página do órgão nas redes sociais, mas o Latin NCAP afirmou ter contatado oficialmente Fiat e a Renault pedindo que as marcas fossem mais verdadeiras com os consumidores.
Confira, abaixo, os textos publicados pelo Programa de Avaliação:
“Na página oficial do Fiat Cronos, mostra-se sacos de ar laterais grandes que cobrem a cabeça e o peito. Este não é o equipamento opcional que o modelo oferece, uma vez que os airbags laterais do sedã só protegem o peito. O Latin NCAP pede que a Fiat corrija a publicação para oferecer uma informação transparente e clara aos consumidores da região”.
“Nos sites oficiais da Renault Argentina e Colômbia, o modelo Kwid também mostra sacos de ar laterais que cobrem a cabeça e o tórax, quando os airbags laterais que oferece o modelo são apenas de peito. O Latin NCAP apela a que a Renault Colômbia e Argentina retifiquem a informação para oferecer informações transparentes e claras aos consumidores.
Cabe destacar que no site da Renault do Brasil, a imagem que eles usam em referência aos sacos de ar laterais do modelo é a certa”.
Apesar da imagem utilizada no site da Renault do Brasil atualmente ser correta, o internauta Anderson Gomes afirmou que a foto de divulgação do modelo já foi a divulgada na Argentina e Colômbia.
Em resposta ao questionamento do Latin NCAP, a Fiat retirou a imagem do airbag lateral do ar. O AutoPapo entrou em contato com a marca, que disse que a situação está sendo analisada pelo jurídico.
“A Fiat retirou do ar a imagem de caráter meramente ilustrativa relacionada ao posicionamento do airbag lateral do modelo Cronos para análise e possível mudança. Com isso, a Fiat reitera seu posicionamento de respeito ao cliente e apoio à melhoria constante da segurança veicular.”
Recentemente os modelos Fiat Argo e Cronos foram testados pelo Latin NCAP. Os veículos alcançaram três das cinco estrelas para a proteção do ocupante adulto e quatro estrelas para a proteção do ocupante infantil. As notas, apenas razoáveis, foram alvo de críticas.
De acordo com os artigos 6 e 31 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), as propagandas devem ser claras. Por essa razão, o questionamento do Latin NCAP às fabricantes Fiat e Renault faz sentido.
Confira o texto da lei na íntegra:
Art. 6º São direitos básicos do consumidor:
III – a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem.
Art. 31. A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |