Propaganda enganosa? Latin NCAP cobra posição de Fiat e Renault

Marcas publicaram em seus sites oficiais imagens de airbags laterais dos modelos Cronos e Kwid que não correspondem à realidade

airbags renault kwid verdadeitos x falsos
Por AutoPapo
Publicado em 12/08/2019 às 14h31

O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin Ncap) questionou as fabricantes Fiat e Renault por utilizarem imagens de airbags que não correspondem à realidade dos modelos Cronos e Kwid.

Os primeiros anúncios foram feitos pela página do órgão nas redes sociais, mas o Latin NCAP afirmou ter contatado oficialmente Fiat e a Renault pedindo que as marcas fossem mais verdadeiras com os consumidores.

Confira, abaixo, os textos publicados pelo Programa de Avaliação:

“Na página oficial do Fiat Cronos, mostra-se sacos de ar laterais grandes que cobrem a cabeça e o peito. Este não é o equipamento opcional que o modelo oferece, uma vez que os airbags laterais do sedã só protegem o peito. O Latin NCAP pede que a Fiat corrija a publicação para oferecer uma informação transparente e clara aos consumidores da região”.

airbag lateral fiat cronos falso
Imagem do airbag lateral divulgada no site da Fiat | Reprodução

“Nos sites oficiais da Renault Argentina e Colômbia, o modelo Kwid também mostra sacos de ar laterais que cobrem a cabeça e o tórax, quando os airbags laterais que oferece o modelo são apenas de peito. O Latin NCAP apela a que a Renault Colômbia e Argentina retifiquem a informação para oferecer informações transparentes e claras aos consumidores.

Cabe destacar que no site da Renault do Brasil, a imagem que eles usam em referência aos sacos de ar laterais do modelo é a certa”.

airbags renault kwid verdadeitos x falsos
Airbags do Renaut Kwid: à direita, do tamanho real, à esquerda, como são apresentados no site da Renault Colômbia | Reprodução

Apesar da imagem utilizada no site da Renault do Brasil atualmente ser correta, o internauta Anderson Gomes afirmou que a foto de divulgação do modelo já foi a divulgada na Argentina e Colômbia.

Em resposta ao questionamento do Latin NCAP, a Fiat retirou a imagem do airbag lateral do ar. O AutoPapo entrou em contato com a marca, que disse que a situação está sendo analisada pelo jurídico.

“A Fiat retirou do ar a imagem de caráter meramente ilustrativa relacionada ao posicionamento do airbag lateral do modelo Cronos para análise e possível mudança. Com isso, a Fiat reitera seu posicionamento de respeito ao cliente e apoio à melhoria constante da segurança veicular.”

Recentemente os modelos Fiat Argo e Cronos foram testados pelo Latin NCAP. Os veículos alcançaram três das cinco estrelas para a proteção do ocupante adulto e quatro estrelas para a proteção do ocupante infantil. As notas, apenas razoáveis, foram alvo de críticas.

De acordo com os artigos 6 e 31 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), as propagandas devem ser claras. Por essa razão, o questionamento do Latin NCAP às fabricantes Fiat e Renault faz sentido.

Confira o texto da lei na íntegra:

Art. 6º São direitos básicos do consumidor:

III – a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem.

Art. 31. A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário