Argo e Cronos são apenas razoáveis em proteção para adultos

Modelos da Fiat conquistaram três estrelas para proteção de adultos nos testes do Latin Ncap e quatro para a de crianças; Toyota Etios melhorou

Por AutoPapo16/07/19 às 12h00

O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin Ncap) apresentou, nesta terça-feira (16), os resultados dos testes de impacto realizados com os modelos Fiat Argo e Cronos, e Toyota Etios hatch e sedã. Os modelos da Fiat apresentaram resultados razoáveis para proteção de adultos. Os veículos da Toyota, por sua vez, apresentaram melhora.

Os Fiat Argo e Cronos alcançaram três das cinco estrelas para a proteção do ocupante adulto e quatro estrelas para a proteção do ocupante infantil.

O Argo, equipado com dois airbags frontais padrão, apresentou proteção fraca no peito do adulto no impacto lateral. A estrutura foi considerada instável no limite da estabilidade; contudo, foi percebido que o modelo tem boa projeção e desenvolvimento na sua concepção, fato que deveria permitir melhorias.

Latin Ncap revelou os resultados dos testes de imapcto dos modelos Fiat Cronos e Argo; eToyota Etios. Proteção para adultos e crianças não é excelente.

A ausência do lembrete do uso do cinto de segurança (SBR) padrão para o passageiro, bem como a falta do controle eletrônico de estabilidade (ESC) explicam a classificação apenas razoável do hatch e de seu respectivo sedã.

A proteção oferecida para o ocupante infantil foi boa e quase atinge a classificação máxima no teste dinâmico, demonstrando os benefícios de um bom desempenho dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI) junto com as ancoragens Isofix.

Latin Ncap revelou os resultados dos testes de imapcto dos modelos Fiat Cronos e Argo; eToyota Etios. Proteção para adultos e crianças não é excelente.

Embora Argo e Cronos permitam a desconexão do airbag se houver um SRI voltado para trás no assento do passageiro, a sinalização dele não atende aos requisitos do Latin Ncap. A sinalização das ancoragens Isofix também não atende aos regulamentos do órgão, o que explica a qualificação obtida para a proteção do ocupante criança.

O Latin Ncap recomenda que os consumidores da região comprem apenas veículos que ofereçam ESC.

“A última plataforma da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) mostrou bons conceitos e trabalho em segurança quanto a seu desenvolvimento, em resposta à pressão dos consumidores. Porém, é preocupante que um fabricante como a FCA, ainda não ofereça ESC padrão em carros novos como o Argo e Cronos. Além disso, é uma preocupação que veículos populares como esses dois modelos ainda não ofereçam proteção padrão de cabeça para impacto lateral”, analisou Alejandro Furas, Secretário Geral do Programa.

Vale ressaltar que o ESC é equipamento de série para Argo e Cronos a partir da versão Drive GSR. A proteção padrão de cabeça para impacto lateral, por sua vez, é opcional na configuração Precision, do Cronos, por R$ 2.647. No Argo, o equipamento pode ser adicionado na versão HGT por R$ 2.550.

Toyota Etios

O Toyota Etios, fabricado no Brasil, conquistou quatro estrelas para proteção de ocupantes adultos e infantis. O modelo atualizado é equipado com dois airbags frontais e controle eletrônico de estabilidade.

A estrutura do veículo e a área dos pés foram consideradas instáveis. No entanto, mostrou-se marginal a boa proteção em ambos os ocupantes adultos na batida frontal e lateral. Isso, o SBR em ambos os assentos dianteiros e o ESC conseguiram que o Etios alcançasse as quatro estrelas para a proteção do ocupante adulto.

Latin Ncap revelou os resultados dos testes de imapcto dos modelos Fiat Cronos e Argo; e Toyota Etios. Proteção para adultos e crianças não é excelente.

A Toyota recomendou instalar os SRIs virados para trás, acompanhando as melhores práticas globais e confirmando a obtenção de uma pontuação completa no teste dinâmico do ocupante criança.

O Etios não alcançou a pontuação máxima de estrelas em segurança infantil, devido à falta da sinalização adequada exigida pelo Latin Ncap, notando a presença de um airbag no banco do passageiro, à falta do dispositivo de desconexão do airbag do passageiro e à falta da sinalização adequada das ancoragens Isofix.

O resultado é válido para as versões do Etios Hatchback e Sedã.

“As melhorias de segurança desses dois modelos populares são bem recebidas e mostram, mais uma vez, o potencial dos programas independentes de informação ao consumidor. Os fabricantes estão reagindo aos testes do Latin Ncap, proporcionando segurança para além dos requisitos regulamentares. Foi comprovado, mais uma vez, que os SRIs voltados para trás,para crianças de três anos, têm benefícios muito importantes” finalizou Furas.

O Etios tinha sido testado pelo Latin Ncap em outubro de 2012. Na época, ganhou apenas duas estrelas para proteção de crianças.

Confira, no vídeo abaixo, os crash-tests dos modelos Cronos, Argo e Etios

Fotos Latin Ncap | Divulgação

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