McLaren Senna GTR: versão para as pistas tem 825 cv de potência

Ele acabou de chegar, mas todas as 75 unidades do esportivo inglês que homenageia Ayrton Senna já foram vendidas

Por AutoPapo12/03/19 às 08h30

Depois de aparecer em formato de conceito no Salão de Genebra do ano passado, o McLaren Senna GTR, versão exclusiva para as pistas, teve preço revelado. Foi também no ano passado que o Brasil viu, pela primeira vez, o esportivo inglês que homenageia nosso campeão.

O McLaren Senna GTR acabou de chegar, mas todas as 75 unidades do esportivo inglês que homenageia Ayrton Senna já foram vendidas.

Apesar de ter acabado de chegar e de custar £ 1,1 milhão de libras esterlinas, todas as 75 unidades do modelo já foram vendidas. O valor é equivalente a R$ 5,5 milhões em conversão direta. Com impostos, o esportivo importado de Woking (Reino Unido) deve mais que duplicar de valor no Brasil.

O McLaren Senna GTR tem 25 cavalos de potência a mais do que a configuração regularizada para andar nas ruas. O total é de 825 cv, sendo que o aumento dependeu de ajustes ao motor que já existia.

O McLaren Senna GTR acabou de chegar, mas todas as 75 unidades do esportivo inglês que homenageia Ayrton Senna já foram vendidas.

Um dos retoques foi a recalibração do controle do propulsor. Além disso, como não precisa seguir as regras de regularização veicular, ele perdeu o catalisador secundário, o que reduziu a contrapressão. Já o torque máximo do 4.0 V8 twin-turbo continua o mesmo que na versão para as ruas, 81 kgfm.

A carroceria do McLaren Senna GTR é feita quase inteiramente de fibra de carbono. Com o material leve e rígido, o esportivo tem 1.188 quilos. Dessa forma, a relação peso/potência é de 694 cv por tonelada, o valor mais alto de toda a gama da inglesa, segundo a própria.

McLaren Senna GTR conta com tecnologia para auxiliar o motorista

Assim como outros esportivos modernos, o propósito do supercarro é de ser fácil de dirigir. De acordo com a marca, 95% dos motoristas devem ser capazes de alcançar 95% do desempenho da versão exclusiva para as pistas.

Isso é alcançado com o uso de tecnologias de assistência à direção. O McLaren Senna GTR é equipado com controles eletrônicos de tração, estabilidade, velocidade e suspensão; sistemas de monitoramento da temperatura e pressão dos pneus; sensores de desgaste das pastilhas de freio; tecnologia de limpeza dos discos de freio; e sistemas anticolisão e de redução de arrasto na asa traseira (DRS).

Ao mesmo tempo, a versão para pistas perdeu alguns itens que o Senna de rua tem, como o sistema de infotenimento, incluindo o aparelho de som e a tela sensível ao toque. No lugar deles, aparecem uma tela central para a câmera traseira, um rádio de comunicação entre a cabine e o pit e duas câmeras de bordo. Uma delas mostra a cabine e a outra a visão dianteira.

O McLaren Senna GTR acabou de chegar, mas todas as 75 unidades do esportivo inglês que homenageia Ayrton Senna já foram vendidas.

Os freios são de carbono-cerâmica, além de um sistema de freio a ar usando a asa traseira, desenvolvido para quando o veículo estiver com pneus slick. Já a transmissão do McLaren Senna GTR é automática de sete velocidades, a mesma usada na configuração comum.

Imagens McLaren | Divulgação

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