Tratado de empurroterapia

As críticas que faço ao trabalho de alguns mecânicos são recebidas com incentivos. Às vezes, com pedrada...

mechanic 1106772 1920
Por Boris Feldman
Publicado em 21/10/2018 às 10h48

A reação dos mecânicos às críticas de empurroterapia são as mais diversas. Alguns incentivam e ressaltam a importância de se acusar as maracutaias. Um ou outro mecânico veste e carapuça e joga pedra…

Quando o carro é levado à oficina com sinais de fumaça mais colorida pelo escapamento, tem mecânico que logo sugere seja desmontado e enviado para a retífica. Tem o mais competente (e honesto) que, antes, verifica não se tratar de um mero retentor de válvula danificado.

Se chega fazendo fumaça pelo capô, tem o que vai direto direto na válvula termostática e a arremessa teatralmente para a lata de lixo. E, a seguir, o discurso de sempre: “Essa válvula só é necessária em países europeus que vivem congelados e com temperaturas abaixo de zero grau. No Brasil, país tropical, ela só serve para fazer a água ferver”. E diz ao atônito dono do carro que ele pode ir embora, sem nada cobrar pelo “serviço”. Admirado com a “competência” do mecânico, nem imagina que a água não vai mais ferver porém o motor vai trabalhar em temperatura abaixo da ideal, aumentando consumo e emissões. Ou será que a fábrica mantem o custo de um componente desnecessário?

O dono do carro com motor a gasolina reclama que seu custo sobe sem parar no posto e pensa em trocá-lo por um flex para abastecer com etanol. O mecânico tem pronta na gaveta uma opção muito mais em conta: um chip que “converte” o motor para etanol. Minutos depois o carro sai para abastecer com o derivado da cana. E o motor funciona sem problemas, pois o chip “engana” a central eletrônica. Mas não engana o sistema de alimentação que vai enferrujar, pois não foi projetado para receber água contida no etanol hidratado. E o motor terá baixa eficiência, pois a taxa de compressão não foi ajustada para aproveitar a elevada octanagem do álcool.

Fiz, há tempos, uma pesquisa sobre o comportamento de oficinas especializadas em alinhamento. Um carro apesar de novo (frota de fábrica), ainda foi levado à concessionária para conferir a geometria da direção. E correu, então, dez oficinas escolhidas aleatoriamente, para orçar um eventual serviço. Três delas não orçaram, pois o alinhamento estava correto. Outras seis emitiram orçamento, pois julgaram necessário o procedimento. Entre essas, a matriz de uma rede de oficinas. O carro foi levado também a uma de suas filiais que orçou um valor quase o triplo da matriz, alegando “eixo traseiro empenado”.

A troca da correia dentada revela quem é quem, pois muitos mecânicos defendem a troca simultânea do rolamento de seu tensionador. Não prevista em nenhum manual de fábrica pelo motivo óbvio de um componente de aço durar muito mais que um de borracha. Exceto se o rolamento apresentar um envelhecimento precoce, fácil de ser diagnosticado por um mecânico competente e honesto. Ou se o “especialista” for adepto da empurroterapia…

Empurroterapia: tem quem cobra e não faz

Por falar em empurroterapia, este é um capítulo recheado tantas as práticas discutíveis nas oficinas. Entre as mais cotadas no ranking, a limpeza de bicos, sonda lambda e até o tanque de combustível. Ou a lubrificação da suspensão e (acreditem) das maçanetas e dobradiças das portas. Descarbonização do motor que não está carbonizado é outra bem posicionada no ranking. E várias outras, de acordo com a criatividade e “esperteza” do brasileiro. Uma inacreditável: concessionária VW cobrou pela troca do fluido da direção hidráulica de um carro… Com direção elétrica!

Faturar desnecessariamente é mal que aflige indistintamente diversos setores da economia. Além de mecânicos, a ética nem sempre impera entre advogados, médicos, engenheiros, jornalistas…

Mas, ainda pior é a oficina que cobra pelo serviço não executado. São inúmeras as possibilidades, mas algumas podem ser classificadas como criminosas. Já vi anúncio de reparação de airbag deflagrado, absolutamente impossível de se fazer. O mecânico simplesmente cobre o espaço (vazio) dele com a tampa original. E inventa um sisteminha elétrico para fazer a luz de alerta do airbag no painel se acender e apagar para enganar o motorista. Pode?

Mecânico desonesto pratica empurroterapia
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Edson Horaguti 21 de outubro de 2018

E os Mexanicos estão sempre de plantão…….rsrs

Avatar
Samarone 21 de outubro de 2018

Prepare o escudo Boris, daqui a pouco chovem pedras, kkkkkk, eu obedeço sempre o manual, se não ta escrito no manual, fica difícil me convencer, o que me deixa mais p é a tal cambagem.

Avatar
Antonio Carlos 23 de outubro de 2018

Cambagem e Caster. Já cai varias vezes nesta maracutaia. Felizmente fiquei vacinado.

Avatar
Deixe um comentário