Quais os melhores porta-malas entre os SUVs compactos para PcD?
Avaliamos os porta-malas dos SUVs para PcD levando em conta, além do tamanho, a acessibilidade ao compartimento
Avaliamos os porta-malas dos SUVs para PcD levando em conta, além do tamanho, a acessibilidade ao compartimento
Na hora de comprar um carro, quem usa cadeira de rodas ou algum outro aparelho para se locomover deve levar em consideração o tamanho do porta-malas. E se tiver filhos, precisa de espaço em dobro, pois bagagem de criança nunca é pequena – eles querem levar tudo que tem quando viajam.
Neste contexto, os SUVs vem a calhar para pessoas com deficiência, pois seus porta-malas costumam ser mais altos e sua tampa removível, o que possibilita, muitas vezes, colocar uma cadeira de rodas sem desmontar, rebatendo apenas seu encosto – no caso das monobloco.
Porém, o que dita se vai caber ou não uma cadeira ou outro aparelho não é somente o tamanho, mas principalmente o formato. Os que são mais “quadrados” e que não tem revestimento volumoso nas laterais facilitam sua acomodação.
VEJA TAMBÉM:
Há que se considerar ainda a altura da base do porta-malas em relação ao chão, pois se for muito alta, precisará fazer mais esforço para elevar os objetos que forem ser acomodados lá dentro. Se for uma cadeira de rodas, maior será a dificuldade.
Neste ranking, eu elegi os melhores porta-malas dos 10 SUVs compactos disponíveis para PCD hoje no mercado nacional com isenção total, ou seja, de IPI e ICMS, baseado na experiência que tive ao fazer test drive em todos eles, quando pude testar com minha cadeira de rodas, uma TiLite ZR monobloco tamanho 44.
Quem não usa cadeira terá nesta lista uma boa noção do que comportam estes modelos. Confira a lista, do melhor para o pior!
O melhor SUV para acomodar uma cadeira de rodas é também o que tem o maior porta-malas entre os SUVs compactos. O Duster tem 475 litros, cabe uma cadeira de rodas montada e ainda sobra bastante espaço para bagagem embaixo da cadeira e nas laterais.
Sua base é um pouco alta em relação ao chão, mas nada que dificulte a colocação e retirada da cadeira.
O segundo da minha lista é outro Renault, o irmão de plataforma do Duster, e que tem também o segundo maior porta-malas. São 437 litros e o formato ajuda para caber tranquilamente vários modelos de cadeira, deixando ainda um bom espaço para bagagens.
O porta-malas do Kicks tem as mesmas boas características do carro anterior, bom tamanho e formato. Por isso seus 432 litros acomodam com facilidade uma cadeira monobloco rebatendo apenas o encosto e ainda deixa um bom espaço em volta dela para levar bagagens.
Além disso, a base baixa não demanda muito esforço para elevar a cadeira até lá dentro.
Com 420 litros, o porta-malas do Tiggo 2 está acima da média da categoria e oferece uma boa litragem, e ainda um bom formato, que permite colocar uma cadeira monobloco montada.
Porém a base da tampa do porta-malas é alta, o que dificulta a colocação da cadeira, sendo necessário elevar bastante a cadeira para colocar, e a mesma dificuldade aparece para retirá-la. Mas não dá para negar que sobra um bom espaço para bagagem.
Apesar de não ser dos maiores – é o terceiro menor, com apenas 355 litros – o formato do porta-malas do Peugeot 2008 favorece a colocação de uma cadeira de rodas, que mesmo sendo grande (tamanho 44 de largura) cabe inteira, sem retirar as rodas, rebatendo somente o encosto.
Com a cadeira montada, o espaço embaixo dela e nas laterais pode ser melhor aproveitado. Por isso o SUV francês leva o quinto lugar.
Um dos pontos fracos do Renegade como SUV é a baixa litragem do porta-malas, de apenas 320 litros, a menor do segmento.
Porém, devido ao formato mais “quadradinho” da carroceria do Jeep, é possível colocar uma cadeira de rodas monobloco tamanho 44 retirando apenas uma roda e encostando-a no banco traseiro. E a roda retirada cabe facilmente atrás da cadeira, deixando um bom espaço embaixo e na outra lateral para bagagem.
Cadeiras menores cabem inteiras! Por isto ele fica num bom sexto lugar.
Apesar de ter o quarto maior porta-malas da categoria com 431 litros, seu formato e a cobertura plástica interna da tampa não ajudam na colocação de uma cadeira de rodas, sendo necessário desmontar as duas rodas e rebater o encosto.
Com a cadeira nesta configuração, o espaço que sobre fica bem mais limitado para bagagem. Ainda assim, devido à boa litragem, o Creta encabeça a lista dos porta-malas que só cabem cadeiras desmontadas.
Com uma litragem modesta, mas expansível, o último SUV compacto para PcD lançado no mercado nacional tem como ponto fraco a litragem do porta-malas.
Mas seus 373 litros originais podem chegar aos 420 litros se a posição do banco traseiro for alterada. Ainda assim não cabe uma cadeira monobloco 44 montada, nem tirando apenas uma roda, e com as duas rodas sobre a cadeira o volume para bagagem fica reduzido.
Conhece o T-Cross? Avaliamos a versão top de linha, a Highline. Confira:
Empatado em último lugar em litragem com o Renegade, com 320 litros, o Cactus tem o mesmo problema do Tiggo 2 na hora de guardar uma cadeira, e, na verdade, qualquer bagagem: base muito alta, sendo necessário elevar qualquer coisa que for colocar lá dentro.
E com uma litragem tão modesta, não sobra muito espaço além da cadeira. Só não fica em último lugar porque o formato permite deixar as rodas sobre a cadeira.
O quarto menor volume de porta-malas entre os SUVs compactos, com 356 litros, não ajuda na hora de guardar uma cadeira de rodas. É preciso desmontar ela toda, e o formato não permite nem mesmo guardar as rodas sobre a cadeira, elas precisam ficar empilhadas, dificultando a visibilidade do motorista.
A forma de abrir o porta-malas, para o lado, ao invés de para cima, não ajuda na hora de guardar a cadeira porque pode dificultar ao estacionar em uma vaga para deficientes, estendendo o espaço necessário atrás do veículo. Por estes motivos, o Ecosport fica em último lugar no ranking.
Fotos Alessandro Fernandes | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
o melhor porta mala para cadeira de roda e do doblo.
Não e necessário desmontar, nem fechar a cadeira.
Bom dia, boa a reportagem mas faltou com o Chevrolet Tracker. Precisaria saber se cabe uma cadeira
Boa matéria, principalmente para cadeirantes
NMO, a Spin tem o melhor porta-malas, sem dúvida nenhuma. Faltou testar com as cadeiras dobráveis em X.
Excelente matéria,mostrando os melhores porta malas para as cadeiras de rodas, tenho uma EcoSport e a cadeira tm 42 cabe sem desmontar.
Nenhum desses se compara ao SPIN 5 lugares que não é SUV, tudo bem, mas é o mais prático de todos. O único defeito é que o porta malas tem um ressalto que obriga a levantar a cadeira de rodas um pouco mais para encaixar a cadeira. Examinei todos esses aí de cima e optei pelo SPIN em 2018 e agora quando for trocar vou comprar outro SPIN. O ideal mesmo seria o DOBLÔ, mas além de estar muito além dos R$ 70 mil, só tem manual e está também saindo de linha.
No Creta coloco minha cadeira monobloco sem desmontar
Excelente matéria, parabéns
Obrigado Eduardo! Cadeiras menores cabem na maioria dos porta malas de SUVs.