Qual o melhor SUV para a cidade? Veja 27 modelos até R$ 150 mil

Os utilitários esportivos nasceram para ser o meio-termo entre asfalto e terra, mas hoje são verdadeiros aventureiros urbanos

ilustra suvs1
Quem quer um SUV tem, atualmente, diversas opções no mercado (montagem: Fabiano Azevedo | AutoPapo)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 09/03/2021 às 18h30

O maior argumento – ou a maior desculpa – de quem compra um sport-utility (SUV) é a altura mais elevada para encarar os buracos nos maltratados asfaltos em qualquer canto do país. Mas, será que só o porte de utilitário esportivo é o suficiente para encarar buracos, valetas e quebra-molas (lombadas)? Com tantos modelos no mercado, vamos te mostrar os melhores modelos para a cidade.

VEJA TAMBÉM:

Selecionamos os crossovers até R$ 150 mil, considerando sempre o preço inicial para destrinchar a linha. E levantamos, além de informações básicas de conjunto mecânico, dados importantes para saber se o SUV é bom para a cidade, ao encarar esses obstáculos urbanos. Consideramos números de vão livre do solo e os ângulos de ataque e de saída.

O que é altura do solo?

Chamado ainda de vão livre, é a distância entre o chão e o assoalho do carro. Quanto mais alta a medida, maior a facilidade de o carro passar por buracos, quebra-molas e valetas sem raspar a base. Desta forma, melhor será a capacidade do veículo de passar por esses “obstáculos” sem danificar a parte de baixo.

O que é ângulo de entrada?

Também conhecido como ângulo de ataque, é a medida entre o para-choques e a roda dianteiros. Mostra o grau máximo que o carro pode passar por um obstáculo, como quebra-molas ou valetas, sem raspar ou bater a parte mais inferior da frente do veículo.

O que é ângulo de saída?

Aqui é a medida desde o para-choques até a roda traseiros. Mostra a angulação máxima possível para o carro sair de um obstáculo sem acertar o fundo posterior do veículo.

Classificação: Qual o melhor SUV para a cidade?

Em cada veículo listado, trazemos o “Índice AutoPapo para Encarar a Buraqueira”, com classificação de uma (ruim) a cinco (bom) estrelas para você conferir qual o melhor SUV para a cidade.

Caoa Chery Tiggo 2

caoa chery tiggo 2
Caoa Chery | Divulgação
Classificação
3 ★★★☆☆
  • Preços: de R$ 68.690 a R$ 88.190
  • Motor: 1.5 16V de 115/110 cv
  • Câmbio: manual de cinco ou automático de quatro marchas
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 18,6 cm
  • Ângulo de ataque: 23° (AT) e 24° (manual)
  • Ângulo de saída: 32°

Caoa Chery Tiggo 5x

tiggo 5x 2021 dianteira reestilizacao 5
Caoa Chery | Divulgação
Classificação
2 ★★☆☆☆
  • Preços: de R$ 101.790 a R$ 117.390
  • Motor: 1.5 16V turbo de 150/147 cv
  • Câmbio: automatizado de seis marchas de dupla embreagem
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 15 cm
  • Ângulo de ataque: 23°
  • Ângulo de saída: 30°

Caoa Chery Tiggo 7

caoa chery tiggo 7 17
Caoa Chery | Divulgação
Classificação
3 ★★★☆☆
  • Preço: R$ 129.990
  • Motor: 1.5 16V turbo de 150/147 cv
  • Câmbio: automatizado de seis marchas de dupla embreagem
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 16 cm
  • Ângulo de ataque: 25°
  • Ângulo de saída: 30°

Chevrolet Tracker

chevrolet tracker premier 2021 azul dianteira
Alexandre Carneiro | AutoPapo
Classificação
2 ★★☆☆☆
  • Preços: de R$ 92.850 a R$ 126.830
  • Motores: 1.0 12V turbo de 116 cv e 1.2 12V de 133/132 cv
  • Câmbio: manual ou automático de seis marchas
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 15,7 cm e 16,1 cm (versões LTZ e Premier)
  • Ângulo de ataque: 17°
  • Ângulo de saída: 28°

Confira a avaliação do novo Chevrolet Tracker!

Citroën C4 Cactus

Citroen C4 Cactus Fotos Alexandre Carneiro
Alexandre Carneiro | AutoPapo
Classificação
4 ★★★★☆
  • Preços: de R$ 96.490 a R$ 122.990
  • Motor: 1.6 16V de 118/115 cv e 1.6 16V turbo de 173/165 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 22,5 cm
  • Ângulo de ataque: 22°
  • Ângulo de saída: 32°

Confira a avaliação do Citroën C4 Cactus 

Honda WR-V

honda wr v 2021 3 1
Honda | Divulgação
Classificação
4 ★★★★☆
  • Preços: de R$ 86.900 a R$ 98.600
  • Motor: 1.5 16V de 116/115 cv
  • Câmbio: automático do tipo CVT
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 20,7 cm
  • Ângulo de ataque: 21°
  • Ângulo de saída: 30,1°

Honda HR-V

honda hr v 2021 na estrada 3
Honda | Divulgação
Classificação
3 ★★★☆☆
  • Preços: de R$ 107.500 a R$ 150.300
  • Motores: 1.8 16V de 139/140 cv e 1.5 16V turbo de 173 cv
  • Câmbio: automático do tipo CVT com opção de sete marchas simuladas
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 17,7 cm
  • Ângulo de ataque: 20,1°
  • Ângulo de saída: 29,7°

Hyundai Creta

hyundai creta smart plus 1 6 at 2
Hyundai | Divulgação
Classificação
3 ★★★☆☆
  • Preços: de R$ 80.490 a R$ 115.990
  • Motores: 1.6 16V de de 130/123 cv e 2.0 16V
  • Câmbio: manual ou automático de seis marchas
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 19 cm
  • Ângulo de ataque: 21°
  • Ângulo de saída: 28,4°

Hyundai ix35

hyundai ix35: Listamos os SUVs sem controle de estabilidade que ainda são vendidos - o equipamento de segurança se tornará obrigatório em breve!
Hyundai | Divulgação
Classificação
3 ★★★☆☆
  • Preço: R$ 122.990
  • Motor: 2.0 16V de 167/157 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 17 cm
  • Ângulo de ataque: 28,1°
  • Ângulo de saída: 26,9°

JAC T40

t40 cvt 67
JAC | Divulgação
Classificação
2 ★★☆☆☆
  • Preços: de R$ 82.990 a R$ 92.490
  • Motores: 1.5 16V de 127/125 cv e 1.6 16V de 138 cv
  • Câmbio: manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 18 cm
  • Ângulo de ataque: 18°
  • Ângulo de saída: 23°

JAC T50

jac t50 2021 cinza visto de frente
JAC | Divulgação
Classificação
3 ★★★☆☆
  • Preços: de R$ 105.490 a R$ 109.990
  • Motor: 1.6 16V de 138 cv
  • Câmbio: automático do tipo CVT com seis marchas simuladas
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 19,6 cm
  • Ângulo de ataque: 18°
  • Ângulo de saída: 29°

JAC T60

jac t60 2020 estrada
JAC | Divulgação
Classificação
2 ★★☆☆☆
  • Preços: de R$ 120.990 a R$ 124.990
  • Motor: 1.5 16V turbo de 168 cv
  • Câmbio: automático do tipo CVT com seis marchas simuladas
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 20 cm
  • Ângulo de ataque: 21°
  • Ângulo de saída: 20°

Jeep Renegade flex

jeep renegade limited 010
Jeep | Divulgação
Classificação
4 ★★★★☆
  • Preços: R$ 84.590 a R$ 128.490
  • Motor: 1.8 16V de 139/135 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 18 cm
  • Ângulo de ataque: 27°
  • Ângulo de saída: 31°

Jeep Compass flex

compass na estrada
Jeep | Divulgação
Classificação
3 ★★★☆☆
  • Preços: de R$ 135.990 a R$ 172.990
  • Motor: 2.0 flex de 166/159 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 20,6 cm (Sport), 20,9 cm (Longitude) e 21,1 cm (LImited)
  • Ângulo de ataque: 15,8° (Sport) 16,2° (Longitude e Limited)
  • Ângulo de saída: 30,8° (Sport), 31° (Longitude e Limited)

Kia Sportage

kia sportage 2020 5
Kia | Divulgação
Classificação
2 ★★☆☆☆
  • Preços: de R$ 139.990 a R$ 199.990
  • Motor: 2.0 16V de 167/156 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 18,2 cm
  • Ângulo de ataque: 17,5°
  • Ângulo de saída: 24,6°

Mitsubishi ASX

2020 mitsubishi asx 3
Mitsubishi | Divulgação
Classificação
4 ★★★★☆
  • Preço: R$ 125.990
  • Motor: 2.0 16V de 170/160 cv
  • Câmbio: automático do tipo CVT com seis marchas simuladas
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 21,5 cm
  • Ângulo de ataque: 23°
  • Ângulo de saída: 32°

Mitsubishi Outlander Sport

mitsubishi outlander sport 2021 cinza frente
Mitsubishi | Divulgação
Classificação
4 ★★★★☆
  • Preços: de R$ 136.990 a R$ 153.990
  • Motor: 2.0 16V de 170/160 cv
  • Câmbio: automático do tipo CVT com seis marchas simuladas
  • Tração: dianteira ou integral sob demanda
  • Vão livre do solo: 21,5 cm
  • Ângulo de ataque: 23°
  • Ângulo de saída: 32°

Nissan Kicks

nissan kicks 2022 exclusive azul 26
Nissan | Divulgação
Classificação
2 ★★☆☆☆
  • Preços: de R$ 90.390 a R$ 119.890
  • Motor: 1.6 16V de 114 cv
  • Câmbio: manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 20 cm
  • Ângulo de ataque: 18°
  • Ângulo de saída: 28°

Peugeot 2008

Peugeot 2008 Allure
Alexandre Carneiro | AutoPapo
Classificação
3 ★★★☆☆
  • Preços: de R$ 84.990 a R$ 116.490
  • Motor: 1.6 16V de 118/115 cv e 1.6 16V turbo de 173/165 cv
  • Câmbio: automática de seis marchas
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 20 cm
  • Ângulo de ataque: 23°
  • Ângulo de saída: 29°

Confira a avaliação do Peugeot 2008

Renault Duster

novo duster 2021 11
Renault | Divulgação
Classificação
5 ★★★★★
  • Preços: de R$ 85.090 a R$ 102.890
  • Motor: 1.6 16V de 120/118 cv
  • Câmbio: manual de cinco ou automático CVT com seis marchas simuladas
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 23,7 cm
  • Ângulo de ataque: 30°
  • Ângulo de saída: 34,5°

Renault Captur

renault captur bose tem opção de câmbio automático AT4
Renault | Divulgação
Classificação
3 ★★★☆☆
  • Preço: R$ 113.990
  • 1.6 16V de 120/118 cv
  • Câmbio: automático do tipo CVT com seis marchas simuladas
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 21,2 cm
  • Ângulo de ataque: 23°
  • Ângulo de saída: 31°

Suzuki Jimny

suzuki jimny forest agua
Suzuki | Divulgação
Classificação
4 ★★★★☆
  • Preços: de R$ 100.990 a R$ 119.990
  • Motor: 1.3 16V de 85 cv
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Tração: traseira, com 4×4 e reduzida
  • Vão livre do solo: 20 cm e 26,8 cm (Sport Forest)
  • Ângulo de ataque: 35° (4All), 45° (4Sport), 37° (4Work) e 47° (Sport Forest)
  • Ângulo de saída: 27° (4All), 32° (4Sport), 27° (4Work) e 34° (Sport Forest)

Suzuki Jimny Sierra

novo suzuki jimny sierra
Suzuki | Divulgação
Classificação
5 ★★★★★
  • Preços: de R$ 133.990 a R$ 153.990
  • Motor: 1.4 16V de 108 cv
  • Câmbio: manual de cinco ou automático de quatro marchas
  • Tração: traseira com 4×4 e reduzida
  • Vão livre do solo: 21 cm
  • Ângulo de ataque: 37°
  • Ângulo de saída: 49°

Suzuki Vitara

suzuki vitara 4sport 9
Suzuki | Divulgação
Classificação
2 ★★☆☆☆
  • Preços: de R$ 114.990 a R$ 158.990
  • Motores: 1.6 16V de 126 cv e 1.4 16V turbo de 146 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Tração: dianteira ou 4×4 sob demanda
  • Vão livre do solo: 18,5 cm
  • Ângulo de ataque: 20°
  • Ângulo de saída: 29°

Suzuki S-Cross

suzuki sx4 s cross
Suzuki | Divulgação
Classificação
3 ★★★☆☆
  • Preços: R$ 149.990 e R$ 162.990
  • Motor: 1.4 16V turbo de 146 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Tração: 4×4 sob demanda
  • Vão livre do solo: 20,5 cm
  • Ângulo de ataque: 20°
  • Ângulo de saída: 30°

Volkswagen Nivus

volkswagen nivus highline 2021 cinza dianteira
Alexandre Carneiro | AutoPapo
Classificação
2 ★★☆☆☆
  • Preços: R$ 94.290 e R$ 107.990
  • Motor: 1.0 12V turbo de 128/116 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 17,6 cm
  • Ângulo de ataque: 18°
  • Ângulo de saída: 26,1°

Confira a avaliação do Volkswagen Nivus!

Volkswagen T-Cross

vw t cross 200 tsi at alexandre carneiro 8
Alexandre Carneiro | AutoPapo
Classificação
3 ★★★☆☆
  • Preços: de R$ 102.550 a R$ 134.050
  • Motor: 1.0 12V turbo de 128/116 cv e 1.4 16V de 150 cv
  • Câmbio: manual ou automático de seis marchas
  • Tração: dianteira
  • Vão livre do solo: 19,1 cm
  • Ângulo de ataque: 20,7°
  • Ângulo de saída: 30,1°

Confira a avaliação do Volkswagen T-Cross

SUV compacto não é compra racional: assista ao vídeo com a análise de Boris Feldman!

Acompanhe o AutoPapo também no YouTube!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
20 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Luciane Brito Barbosa 7 de novembro de 2021

Gostei muito das indoemacoea prestadas. Me ajudaram muito. Muito obrigada.

Avatar
fausto 27 de junho de 2021

Tenho uma Captur …motor 1.6 Sce,automatica , completa, após ter uma Tucson 2.0 , ambas compradas 0km. São carros equivalentes em espaço e conforto, a diferença de desempenho é nula, pois o cambio da Captur é mais eficiente fo que o automatico de 4 marchas da antiga Tucson2.0. Muito satisfeito com a Renault quanto ao atendimento nas revisões, pois o carro NUNCA APRESENTOU NENHUM DEFEITO ATÉ HOJE. EXCELENTE CARRO , DE ALTA CONFIABILIDADE.

Avatar
Linéia 28 de maio de 2021

O Hilux é um carro em espaçoso e bonito.

Avatar
CLAUDIO 28 de maio de 2021

Eu gosto muito do Creta e do Kwid o Kwid é um SUV compacto ? O Creta é um SUV ? muito confortável o Creta também tem o motor muito bom então eu gosto mais do creta .

Avatar
Leitor 10 de março de 2021

O melhor para a cidade é o carro da Uber kkk ?
Ter um carro sai muito caro.
É combustível caro, IPVA caro, seguro caro, manutenção cara, financiamento caro, depreciação do carro, estacionamento caro, trânsito estressante, multas, licenciamento, seguro obrigatório, pedágio, assaltos etc… Ufa! Acho que é bem
melhor andar de Uber kkk

Avatar
Douglas 10 de março de 2021

Estranho, pq nenhum Subaru entrou ? por ex, dá de 10 a zero no Honda HRV, ASX,etc… o Subaru XV. mas estranhamente eles nunca aparecem em reportagem nenhuma. por que?

Avatar
victor 11 de março de 2021

No caso dessa reportagem, são carros ate R$150.000,00, os Subaru XV custa mais que isso

Avatar
DOUGLAS JOSE GARCIA MIRANDA 11 de março de 2021

Mas tem vários carros acima de 150 no artigo.

Avatar
Rubens Filho 22 de setembro de 2021

Exatamente. Cadê o XV?

Avatar
Sir.Alves 10 de março de 2021

Prezados, o Jimmy e o Sierra nao considerados Suv, e sim legitimos off-roads, assim com o Troller. O nivus nao eh considerado Suv nem pela Vw, eh um polo cupeh. Alem do mais no inicio da reportagem mostram muitas opcoes chinesas, e automatizados…, Deus me livre. Fiquem na paz.

Avatar
Luiz Claudio Stefani 10 de março de 2021

O Cactus classificado com 4 estrelas, é uma boa opção?
Eu considero um dos mais bontos, tamanho bom, câmbio , motor 1.6 confiável, qual sua opinião, Boris, Jeremy e imternautas do Auto Papo, podem me informar mais sobre o Cactus? Por favor,
Obrigado!

Avatar
Emerson Glacir Garcez Cezar 24 de dezembro de 2021

Cactus THP, possivelmente, o melhor custo benefício da lista, sem contar que anda muuuuiito e não dá problemas. Com certeza indico.

Avatar
Eddie 10 de março de 2021

Não posso acreditar que o critério utilizado pra ranquear esses SUVs foi angulo de ataque, tem carro aí bem ranqueado que não foi projetado pra cidades, enquanto que outros verdadeiramente urbanos foram mal avaliados. Com gasolina a 6 bozos, o consumo urbano foi avaliado?

Avatar
Leitor 10 de março de 2021

O melhor para a cidade é ir de Uber kkk ?
É combustível caro, IPVA caro, seguro caro, manutenção cara, financiamento caro, depreciação do carro, estacionamento caro, trânsito estressante, multas, licenciamento, seguro obrigatório, pedágio, assaltos etc… Ufa! Acho que é bem
melhor andar de Uber kkk

Avatar
Esfolado 9 de março de 2021

aventureiro urbano? Qual a aventura em uma cidade? Ir no mercado, filhos na escola? ir trabalhar no escritório? Não é necessário um SUV para tal.

Avatar
Rodolfo 9 de março de 2021

Essa comparação ficaria muito legal se também levasse em conta:
– consumo de combustível;
– aceleração de 0 a 100 km/h.

Avatar
Alessio 9 de março de 2021

Gostei desse levantamento das SUV´s, a minha curiosidade é “Como foi levantada a classificação das estrelas, para cada modelo”?

Avatar
Gustavo 9 de março de 2021

Fiquei com essa dúvida também, pois chega a ser patético o único com 5 estrelas ser o Duster…

Avatar
ailton jacinto silverio junior 9 de março de 2021

Tá lá em cima, “Consideramos números de vão livre do solo e os ângulos de ataque e de saída.”

O Duster é o com melhor número nesses três dados. O Traçar é o pior

Avatar
Sérgio 10 de março de 2021

Já tive duas Duster. Achei um excelente carro no quesito suspensão, espaço, consumo está na média da categoria. Não tem motor turbo por enquanto mas não deixa a desejar, ao contrário torna a manutenção mais em conta. Falam tanto do acabamento, mas a T-cross que estou é puro plástico e com reservas. Só tem mais tecnologia, mas cobra no preço por isso. É para minha surpresa o atendimento do pós venda na Renault foi superior.

Avatar
Deixe um comentário