Peças compradas pela internet têm garantia? E os veículos?

Consultamos o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB para esclarecer dúvidas sobre compras realizadas em lojas online

pecas carro oleo
Por Laurie Andrade
Publicado em 04/09/2019 às 14h31

A internet abre infinitas possibilidades para os consumidores. Se um motorista precisa de uma peça para seu carro, por exemplo, pode pesquisar em diversos sites para encontrar a melhor opção. Isso considerando preço, proximidade e disponibilidade. Mas será que as peças do Mercado Livre e de outras páginas têm garantia?

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Bruno Burgarelli, explica que as relações de compra na internet são um pouco complexas. É que dentro do Mercado Livre existem vários tipos de vendedores.

Apenas quando uma loja anuncia no site a questão fica mais simples. Se você está comprando de uma empresa que apenas utilizou a plataforma como meio para conseguir clientes, não há a menor dúvida de que há uma relação de consumo. Assim, o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que prevê a responsabilidade da garantia, é referência para aquela transação.

No caso da compra de peças pelo Mercado Livre na mão de pessoas físicas, fica bem mais difícil conseguir a garantia. Isso porque a relação passa a ser regida pelo Código Civil (Lei 10.406/2002) e não pelo Código de Defesa do Consumidor. Apesar de haver a possibilidade da cobertura, é mais difícil provar a má fé do vendedor. O processo na Justiça também é mais custoso.

Vale lembrar que o consumidor que compra um produto pela internet tem sete dias para se arrepender. Confira o trecho do CDC que descreve a determinação:

Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto, ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.

Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB esclarece dúvidas sobre garantia na compra de peças pelo Mercado Livre e outros sites.

Negociação de um veículo

Burgarelli argumenta que a lógica para as peças do Mercado Livre e outros sites vale também para os veículos. Se você é consumidor, dê preferência às lojas, e não às pessoas físicas. Isso porque, se for preciso, será mais fácil requisitar a garantia.

O especialista chama atenção, ainda, para uma segunda situação: para evitar problemas futuros, se você quer vender um carro pela internet, faça um laudo descritivo antes de oficializar a transação.

A lógica é a seguinte: o correto é que a garantia seja ofertada. Para tanto, é preciso comprovar as condições do bem que está sendo vendido. Isso porque não é justo cobrir defeitos pré-existentes e expostos para o comprador.

Se o proprietário avisa que o carro estava parado, por exemplo, está implícito que alguns ajustes mecânicos serão necessários para que o veículo rode com segurança. Registrando esse fato, e cada um dos componentes que podem ter sido danificados no tempo ocioso, o comprador não pode exigir que o automóvel esteja em perfeitas condições.

Vale lembrar que problemas que aparecem em decorrência do mau uso do consumidor não são cobertos pela garantia. A máxima vale para negociações entre pessoas físicas e jurídicas.

O que diz o Mercado Livre sobre garantia

De acordo com a plataforma, com o programa de Compra Garantido, o dinheiro do consumidor está garantido por 28 dias, se o produto não chegar, e por 30 dias, caso o comprador se arrependa ou o produto apresente alguma falha.

O processo de garantia das peças do Mercado Livre, ainda segundo a plataforma, é o seguinte:

O cliente reclama, o site pede ao vendedor para e resolver o problema é, se a pessoa ou empresa não solucionar a reclamação, o site intervém e devolve o dinheiro.

A questão é que a garantia não é segura quando:

Foto Shutterstock | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Flávia Faria de Sales Alves 18 de junho de 2021

Minha máquina de solda parou de funcionar como faço agora para resolver??

Avatar
Fabio 16 de junho de 2021

Comprei uma central multimídia First áudio 710h e tá com problema como faço pra ter garantia

Avatar
Adriana Carla Marques 22 de fevereiro de 2021

COMPREI UMA Fritadeira Elétrica Sem Óleo Mondial Family Iii Af-29 3.5l Preta 127v TEM 5 MESES E ELA ESTÁ DESCANCADO TODA POR DENTRO, SOLTANDO FERRUGEM, COMO PROCEDER ?

Avatar
Carlos 5 de janeiro de 2021

Olá ! Tem um vendedor que está dando até 40 dias uteis para o prazo de entrega,o mercado pago tbm cobre esse prazo para entrega do produto ?

Avatar
Deixe um comentário