50/50 é proporção ideal para misturar gasolina e etanol?
Tudo depende das pretensões e dos objetivos do motorista; abastecer com maior quantidade de um ou outro combustível traz diferentes vantagens
Tudo depende das pretensões e dos objetivos do motorista; abastecer com maior quantidade de um ou outro combustível traz diferentes vantagens
Uma das recomendações frequentes em relação ao carro flex é misturar gasolina e etanol na proporção 50/50. Ou seja, abastecer com os dois combustíveis, metade para cada um.
Pode ou não ser a melhor opção. Antes de mais nada, é preciso deixar claro: veículos flex podem funcionar com os dois combustíveis de modo separado ou com a mistura de ambos em qualquer proporção. Portanto, não há qualquer tipo de inconveniente técnico em misturar gasolina e etanol na proporção que for da preferência do proprietário. Ou ainda ao abastecer com um ou outro isoladamente.
Ademais, vale lembrar também que, por força da legislação, a gasolina brasileira tem 27% de etanol em sua composição. Desse modo, o consumidor nunca abastecerá, ao menos dentro do território nacional, com gasolina pura. A mistura entre ambos é feita diretamente nas refinarias e distribuída aos postos. Por outro lado, o álcool hidratado, disponível nas bombas, não traz adição de outro tipo de combustível, mas contém 7% de água.
Etanol: Abastecer apenas com etanol confere maior desempenho ao motor. Porém, aumenta o consumo. Outra vantagem do etanol é que seu percentual de carbono é cerca de 1/3 que o da gasolina. Por isso, sua combustão praticamente não deixa depósitos carboníferos no motor. Além do mais, emite menos gases nocivos à atmosfera. Como sua fonte, a cana-de açúcar, é renovável, os benefícios ambientais acabam sendo ainda maiores.
Gasolina: Não há aumento de potência, porém o motorista perde menos tempo no posto para abastecer, pois o consumo é menor.
Se, por outro lado, o objetivo do motorista é financeiro, ou seja, obter o menor custo por km rodado, deve-se então avaliar qual combustível reduz este custo. Esse cálculo é obtido a partir de um índice que varia de 70% a 75% de diferença de consumo entre os dois combustíveis num mesmo motor.O motorista precisa fazer as contas e descobrir este índice para, então, calcular se é mais vantajoso abastecer com gasolina ou etanol.
O mercado adotou – há tempos – como padrão uma diferença mínima de 70% para que o combustível vegetal seja vantajoso em relação ao derivado do petróleo. Ou seja, se o litro de etanol custar até 70% do valor da mesma quantidade de gasolina, é melhor optar por ele. Entretanto, estudos recentes indicaram que este percentual pode variar até 75% em função dos aperfeiçoamentos dos motores flex e do próprio etanol.
Esclarecidos esses pontos, destaca-se que podem existir vantagens em misturar gasolina e etanol.
Em primeiro lugar, ao se adicionar 30% de gasolina no etanol, o proprietário terá mais facilidade em fazer o carro pegar em manhãs frias. Pois, quando as temperaturas estão abaixo de 15ºC, o etanol tem dificuldade em se vaporizar e dificulta a partida do motor. Nos EUA, o etanol já é comercializado com 15% de gasolina e por isso é chamado de E 85. No inverno, contudo, a proporção é aumentada para 30%.
Finalmente, quanto à dica de abastecer com partes iguais dos dois combustíveis, a ideia é de se obter um pouco mais de desempenho perdendo apenas um pouco da autonomia. Um pouco da vantagem de cada um na mistura de 50/50 de gasolina e etanol, numa posição do tipo “em cima do muro”.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Se for colocar mais etanol na gasolina, o preço da gasolina tem que baixar certo
Nao faz sentido misturar 50/50. A nao ser que seja considerado a taxa de compressao do motor que nao eh 12/1… pois usando so etanol nao vai ser eficiente como um carro puro Etanol. Se considerarmos isso talvez faça sentido usar 50/50.
E os 5% de água do etanol? Quando misturados (na verdade não se misturam) à gasolina, não causam danos aos componentes do motor?
Isso porque, quando abasteço “meio-a-meio” (a gasolina trás 27% de etanol anidro), tenho mais de 1 litro de água no tanque, e cerca de 18 litros de gasolina para cerca de 31 litros de etanol (puro).
Em tese(quando as distribuidoras seguem a regra)o alcool adicionado a gasolina deve ser alcool anidro,este é um alcool “seco”sem nada de agua,quando vc adiciona etanol na gasolina,trata-se de alcool hidratado que deveria ter apenas 7% de agua na sua composiçao,logo a mistura deveria ser muito boa pra queima no motor.Dificil é as distribuidoras e postos de gasolina seguirem as regras ao “pé da letra”.
O Onix 1.0 por exemplo é o carro mais econômico do Brasil com gasolina. Porém no álcool ele seca o tanque rapidinho
Tenho um Corsa clássic ,estava dando partida sempre na primeira vez,de uns dias pra cá está difícil a partida estou usando gasolina,e a bateria é nova, que está acontecendo?
O melhor combustível é a gasolina. Tenho um polo 2006 flex. Já fiz todos os teste de autonomia no meu carro. Com gasolina eu tenho uma autonomia de aproximadamente 600km. Lembrando que o manual do carro diz que o tanque é de 45 litros, mas quando vou viajar coloco 50L no tanque, já coloquei 55Lts.
Na estrada a 100km por hora em média, ele faz 15km/L. Resumindo, Álcool só na ultima opção, em caso de falta de GASOLINA, ou falta de dindin. Pena que nosso país não ajuda muito. A quem possa interessa. Abraços.
Gostaria de saber etanol e gasolina misturado no carro flex qual combustível queima primeiro???
Se quer 50/50 então tem que por mais gasolina do que etanol pra compensar os 27% de etanol embutido na gasolina..
Boa tarde!
Tenho um gol trend 1.0
Eu coloco 70 reais de álcool e 30 reais de gasolina e o carro roda bem.
o Álcool e a Gasolina tem taxa de estequiometria e calor especifico diferentes. O motor flex não queima perfeitamente a Gasolina e o Álcool, fica ali um meio termo. Deve existir sim um % de mistura que deixa a queima do motor Flex próxima da perfeição (na questão de consumo e desempenho). Essa % de mistura, acho que é informação sigilosa das montadoras e do governo. o consumo e desempenho com uma mistura de, por exemplo, de 50%/50% não tem como ser igual a 80%/20% ou 60%/40%. Se soubese-mos esta informação, teriamos uma busca frenética por x % de Gasolina e y % de alcool durante o abastecimento. acho que isso não é dejesado pelo Governo, Usineiros e pela Petrobras.
Tem que ir testando no carro até achar a proporção exata.
eu coloco na proporção 3:2 ( etanol/gas) e vario conforme temp e uso.
inverno e cidade + gasolina
calor e br + etanol
exemplo na semna vou mais ao trabalho ( cidade e esfria) + quantidade gasolina. exemplo
Ref 10Km/l etanol. 180Km => 18L (3/2) ,=> 10,8 et / 7,2 g
essa seria ideal. mas tem outras proporções em L verao br( 18:0, 15:2, 12:4, 9:6, 6:8, 3:10, 0:12) inverno cidade. Uso 9:6 normal, br 12:4, inverno 6:8.
_ 1⁰: Você, escolhe, o total de litros, no tanque.
Ex: ( 50 L ).
_ 2⁰: a)- Você, opta, em colocar, 74%, de álcool.
B)- Você, já sabe, que será, ( 37 L de álcool.
Obs: O, Frentista, agora, vai completar os “50” L,
com : 26% de gasolina = 13 L
TOTAL : 74% + 26% = 100%
TOTAL : 37 L + 13 L = 50 Litros.
eu coloco na proporção 3:2 ( etanol/gas) e vario conforme temp e uso.
inverno e cidade + gasolina
calor e br + etanol
exemplo na semna vou mais ao trabalho ( cidade e esfria) + quantidade gasolina. exemplo
Ref 10Km/l etanol. 180Km => 18L (3/2) ,=> 10,8 et / 7,2 g
essa seria ideal. mas tem outras proporções em L verao br( 18:0, 15:2, 12:4, 9:6, 6:8, 3:10, 0:12) inverno cidade. Uso 9:6 normal, br 12:4, inverno 6:8.
Com o álcool na faixa de 80/85% do preço da gasolina. não adianta inventar mistura. Os usineiros embarcaram na onda da dolarização e cotação internacional de petróleo e derivados.
Tenho um excelente New Fiesta Titanium e não importa a mistura que eu fizer, o carro responde normalmente. Quando se abastece só com álcool é recomendável vez por outra encher o tanque só com gasolina. O motor agradece e isto não é muito.
Bom dia a todos! Utilizem o App GASOLETA. Ele será bem útil nessa conta sobre qual combustível. Cada carro possui seu comportamento. Não tomem como base os dados de outro veículo, até porque a conta tem que se levar conta praticamente tudo, preço, modelo do carro, seu estilo de guiar o veiculo, geografia da sua cidade etc. Utilizo esse App e me ajuda bastante. Fiz o teste de bomba e conferiu com o resultado do aplicstivo. ABS a todos!
Bom dia. Tenho um Ford Ka 2019 flex, peguei o carro zero hoje ele está com 16 mil km, sou bem criterioso na hora de abastecer, porém meu carro não quis pegar pela manhã. O mecânico informou que o combustível estava ruim, porém sempre abasteco no mesmo posto a anos. Enfim, ele me pediu para que eu não misturasse os combustíveis ( algo que sempre fiz sem nenhum tipo de problema), pois isso confunde a sonda lambda do carro. Quando for mudar de combustível tenho que esperar chegar na reserva para aí sim colocar outro combustível diferente.
Gostaria de saber se isso procede!!
Isso é vdd sim, já aconteceu comigo tbm e é bem chato!
Olá Claudinei tudo bem ?
Vamos lá…
O comentário está correto em partes (poucas). A sonda lambda de fato é a responsável em mandar informação de queima para central eletrônica identificando o combustível ou eventuais misturas. Atualmente os carros FLEX são perfeitamente preparados para trabalhar com QUALQUER mistura ou cada combustível de forma individual. Todavia, o problema que aconteceu contigo não é de fato um problema, mas uma consequência de um procedimento que traz nos manuais das montadoras e não são explicados aos proprietários….
Funciona da seguinte forma: Quando vc abastece com combustível diferente ou mistura diferente do abastecimento anterior, é fundamental rodar alguns km e manter o motor em funcionamento por um certo tempo, pois como no próprio início comentamos que a sonda lambda precisa ter tempo hábil de detectar a mudança de combustível e avisar o módulo para alterar os sistemas de injeção e ignição do automóvel. Precisamos lembrar que nossos automóveis hj são completamente eletrônicos.
Conheci casos de pessoas que não conseguiram nem ligar o automóvel devido à este (mudança drástica de alcool para gasolina ou inverso).
Parabéns, foi isso mesmo que o técnico da concessionária me disse quando retirei meu carro zero. Como eles abastecem carro zero só com um pouco de ETANOL, ele disse que: se eu fosse colocar gasolina, que eu rodasse uns 5 km ou meia hora, para a sonda reconhecer o combustível e para otimizar corretamente a queima.
Trabalhei na hyundai e ja vi sonda lambda queimar por esse motivo mesmo, recomendação é sim abastecer com álcool na reserva, e andar pelo menos uns 20 minutos para recolher a troca do combustível
Boa noite. Tenho uma strada 1.8 Locker 2010. Já fiz diferentes misturas e proporções de álcool e gasolina . Hoje devido ao alto custo da gasolina aqui no Rio comecei a rodar só com álcool, porém, meu carro ficou mais beberrão. Então fui misturando e anotando os consumos. Cheguei a seguinte conclusão: coloco R$40,00 de álcool ( R$3.29= 12.15 L ) e R $20,00 de gasolina ( R$ 4,69= 4.264L) proporção 74% /26% em media. Está sendo uma das melhores misturas que fiz, meu carro estava fazendo uma media aqui na cidade de 6/7 km só no álcool e 8/10 na gasolina . Agora com essa mistura ele faz uma média de 9/11 km/L. Por incrível que pareça, sendo assim obtive um menor custo pra abastecer e estou rodando mais. Espero ter ajudado alguém ai. Forte abraço.
Boa noite Yuri!
Pode, por gentileza, me explicar como chegou a 74% e 26%?
Meu nome é Fernando, moro em BH.
Forte abraço!
Você soma o total de litros que ele abasteceu: 12.15 + 4.26 = 16.41, e então verifica o percentual de litros de cada combustível: 12.15/16.41= 74%, e obviamente o outro será 26%.
Tenho um carro uno flex colocava gasolina a dois dias estou colocando alcool so que ele esta demorando a pegar e demora demais as vezes nem pega o que devo fazer um amigo falou que como troquei para alcool ele nao esta reconhecendo o que faco
Troca de a gasolina do reservatório de partida a frio. A gasolina tem média de validade de 6 meses.
Qual a melhor mistura gasolina/etanol pra deixar em carro que fica meses parado? Eu tava deixando só etanol, mas li que algumas peças podem criar gosma ou oxidar.
Mistura Magica 80% Etanol 20% Gasolina e fim de papo !
Tenho lido está coluna e sanado dúvidas. Obrigado pela seriedade. Tenho Aircross flexível uso etanol na estrada avaliando preços ele tem mostrado no computador de bordo 9km/l
Não vejo vantagem de se trabalhar esta proporção 50/50! O preço final a ser pago na bomba, ainda será alto e o carro ainda terá um consumo menor. Levando-se em consideração que no caso da gasolina, aproximadamente 3/4 do litro é gasolina e 1/4 é álcool, o consumidor terá que colocar mais 1/4 de álcool para se aproximar dos tais 50/50, ou 2/4 do tanque…pelo valor da gasolina e do álcool, não vejo vantagem nem financeira e muito menos de consumo. Hoje, no Rio, principalmente na região que eu moro, Grande Méier, o álcool está custando algo em torno de R$ 3,00…coloquei, na quinta-feira passada a R$ 2,87, preço promocional, no posto Shell, próximo ao Shopping Nova América, enquanto a gasolina, está com um preço médio de R$ 4,75, tendo uma razão média de 0,63…e o consumo no álcool, andando sempre na cidade, gira entre 6,5 a 7,5 km/l e na gasolina 8,5 a 10 km/l, resolvi usar o álcool.
Concordo com vc Ricardo, na escolha do combustivel, tb optei pelo Etanol 9aqui em SP está em torno de 60 % da Gasolina).
Porém como aqui o clima é mais frio, sempre adiciono 20 % de gasolina para facilitar a partida e funcionamento com o motor frio.
Também concordo com você José Ricardo. Porém me apavora a estória de que o etanol causa mais desgaste no motor que a gasolina. Especialmente com referência à produzir gomas dos acúcares e também pelos 7% de água. Porém mantém motor e óleo muito mais limpos; E só sentiremos esses desgastes após muitos anos… Quanto a gasolina, embora com preços mais altos, aparentemente sua queima provoca apenas o escurecimento das partes da combustão das peças e do óleo. Assim a gasolina não provoca grandes danos ao motor. Mas a economia é essencial. O carro é flex e é permitido rodar até com os dois combustíveis conjuntamente. A pergunta é: qual o melhor percentual de etanol e gasolina para se usar nos carros flex diariamente? Essa respota, se de fato for comprovável e verdadeira, talvez valha um milhão de dólares… Né?
Mas, se a gasolina já tem 27% de Etanol, ao abastecer 50/50 teoricamente teremos mais Etanol que Gasolina.
Basta descontar do volume a ser abastecido com álcool a porcentagem existente na gasolina. Aí você tem a proporção 50/50.
Então você estará no exemplo: 100litrosE + (73litrosG + 27litrosE). Isto é: Na proporção 50E/50G, você na verdade está usando 127E/73G. A minha pergunta é: Comprobatoriamente, como chegaram à essa conclusão que 50/50 é a melhor proporção?
Se vc abasteceu 100 litros de gasolina e nela há 27% de álcool, quanto falta de álcool para equalizar esta mistura? Portanto, temos 73 litros de gasolina pura, 27 de álcool embutido na gasolina comum que somando 46 litros de álcool ficará 73 litros de etanol pra mistura ser realmente 50/50. Resumindo, colocando 46% de adição de álcool em relação a gasolina comum dá a proporção de 50/50.
Bom dia tenho um carro Chevrolet a gosolina 1.8 ingecao não e flex posso misturar álcool na gasolina ??
Olá, Joelino
Não! Se o seu carro é a gasolina, ele terá problemas de detonação (batida de pino) se misturar álcool à gasolina. Além disso, o álcool vendido na bomba tem 7% de água, o que vai prejudicar o sistema de alimentação do automóvel.
Pode sim!