Até no porta-malas o pneu careca leva multa
A lei prevê infração de natureza grave e retenção do veículo para o motorista que rodar com o pneu careca - e o mesmo vale para o estepe
A lei prevê infração de natureza grave e retenção do veículo para o motorista que rodar com o pneu careca - e o mesmo vale para o estepe
Diversos motoristas estão vulneráveis à multa por pneu careca, mesmo que não saibam disso. De acordo com Luciana Mascarenhas, advogada especialista em trânsito, a penalidade pode ser dada se a profundidade dos sulcos dos pneus for menor que 1,6 milímetro. Além disso, más condições do estepe também podem levar à multa.
Como conta Mascarenhas, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não traz definições específicas sobre a multa por pneu careca. Ao contrário, a lei o inclui no inciso 18º do artigo 230, que prevê infração de trânsito para quem “conduzir o veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança”.
Entretanto, a resolução 558 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) faz a determinação técnica do que é um pneu careca, possibilitando sua fiscalização. De acordo com o texto, os pneus devem ter sulcos com a profundidade mínima de 1,6 milímetro. Ou seja, se os pneus estiverem muito gastos, mesmo antes de ficarem totalmente carecas, o motorista já pode ser multado.
“A multa por pneu careca não é dada apenas se a banda de rodagem estiver completamente lisa, tem a profundidade mínima que o sulco tem que ter”, explica a especialista.
Em caso de dúvida durante a fiscalização, o agente de trânsito pode fazer uso de um dispositivo que mede a profundidade dos sulcos da banda de rodagem. Essa medida se chama TWI, da sigla em inglês Tread Wear Indicator, ou Indicador de Desgaste da Banda, em tradução direta.
Se o fiscal constatar que a profundidade é menor que 1,6 milímetro, ele pode aplicar a multa por pneu careca. A penalidade é de natureza grave, o que implica em cinco pontos na carteira de motorista, e tem valor de R$ 195,23.
Por ser grave, essa infração não pode ser convertida para advertência.
Luciana lembra que o estepe em más condições também pode ser causa de multa. “O mesmo vale para o pneu sobressalente, ele também tem que estar em bom estado de conservação”, diz ela. A especialista explica, contudo, que no caso de um estepe careca, a multa é prevista no inciso 9º do artigo 230 do CTB.
Neste caso, a lei prevê como infração “conduzir o veículo sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante”. O pneu sobressalente é entendido, pela legislação, como um equipamento obrigatório.
Apesar de estar previsto em outro inciso, a multa por estepe careca tem a mesma natureza que a multa por pneu careca, já que os dois se enquadram no artigo 230. Assim, a infração também é de natureza grave, e equivalente a cinco pontos na carteira e R$ 195,23.
Em conclusão, se o motorista estiver circulando em um carro com um ou mais pneus carecas, com um estepe careca instalado, ou com um estepe careca no porta-malas, ele pode ser multado, de acordo com o artigo 230.
Além de ser multado, o motorista que circular com pneus carecas também pode ter seu veículo retido. “A retenção não deve ser confundida com a remoção ou a apreensão”, observa Luciana. No caso de um carro com pneus desgastados, o veículo será impedido de circular enquanto o motorista não providenciar uma reposição.
No caso de uma remoção, o carro seria guinchado e levado para o pátio. Isso não ocorre por causa de pneus carecas, mas o condutor pode ter seu veículo retido no local em que for abordado.
“O objetivo do Estado é de garantir a segurança do condutor e do cidadão”, lembra Luciana. Assim, a multa por pneu careca não deve ser a única preocupação do motorista que circula com um carro nessas condições. A pouca profundidade dos sulcos nos pneus ocasiona riscos em diversas condições de condução.
Os sulcos da banda de rodagem, parte do pneu que toca o solo, foram projetados para garantir que o condutor não perca o controle do veículo em determinadas situações. Eles ajudam no comando da direção durante as curvas e, se estiverem desgastados, podem levar à derrapagem.
Outra situação perigosa para carros com pneus carecas é de uma pista molhada. Uma lâmina de água sobre a via pode levar à aquaplanagem, quando os pneus perdem o contato com o solo. Se isso ocorrer, não há nada que o motorista possa fazer para controlar a direção em que o veículo está indo. Se os sulcos estiverem em bom estado, com 1,6 milímetro de profundidade ou mais, o líquido vai escoar por eles, diminuindo as chances de ocorrer a aquaplanagem.
Alguns especialistas indicam, inclusive, que a profundidade mínima do TWI seja de 3 milímetros, para aumentar a segurança.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Pergunto:
O que caracteriza pneu envelhecido, será o mesmo que vencido. Sei que o Pneu possui data de fabricação, mas não tem data de vencimento, então o que define um pneu envelhecido e por quem, baseado em que?
Um pneu de estepe com dez anos de uso em bom estado pode ser considerado envelhecido? Tenho um veiculo e seu estepe foi muito pouco usado, apesar de 10 anos da data de fabricação esta em perfeito estado, nesse caso pode ser considerado envelhecido e nesse caso caberia multa, poderia também aplicar a retenção ou remoção???
tem é que tirar essa história de cota de multas a cumprir e até as bonificações para quem multar mais, senão no pente fino não passa um carro sem ser multado
Meu veículo foi para o pátio, por estar com pneus em mal estado pela PRF, mas eles só libera se levar os pneus novos no pátio, mas como trocar no pátio,como levar uma borracharia ou tirar as rodas do veículo para fazer a substituição se o carro está aprendido no pátio e só pode entrar uma pessoa, que é a autorizada? Alguém pode ajudar nessa questão?
Que absurdo na matéria constar que alguns especialistas dizem que a profundidade de segurança é 3 mm, sabendo que um pneu de navio custo não chega a 7 mm de profundidade iremos ter que trocar pneu com 50% já considerando que perde 1,6 mm por causa do TWI. De especialistas estes caras não tem nada querem é lucrar com as vendas.
Tive o meu veículo preso por estepe furado e o restante tudo ok o q devo fazer será q compensa recorrer ou não adianta nada , porque essa lei de merda só apreende pessoas trabalhado no local tinha um monte de vagabundos rodando com veículos de farol apagado e motocicleta s placas etc. E agente do bem documentos ok eles aprendem e os marginal eles não fazem nada não dá pra entender essa lei vagabundos desses políticos covarde q não direcionam as leis corretas com esses PM mal preparados covardes q só atrasa o lados das pessoas de bem….
Meu carro foi apreendido apenas por 1 Pneu careca!! O Policial tão bonzinho e honesto cumpriu o papel dele ferrando com uma família apreendendo a única ferramenta de trabalho que eu tinha! Lindo né….de vez prender bandido,sem ferrar com cidadão de bem trabalhador se aproveitando desse lei porca de apreensão de carro,eles se aproveitam dessa lei para encher os cofres dos políticos e ferrando com nós o povo de bem!!! Canalhas! Mas Deus há de fazer justiça,se não for nessa vida,que seja na outra cobrado!!!
Só por 1 pneu careca? kkkkk Ainda culpa o agente que está cumprindo a lei… se toca.
O Policial estava cumprindo o papel dele certo? Mas poderia apenas dar uma multa pelo Pneu, mas apreender, não querer saber, bom, eu jamais iria aceitar trabalhar nessa area, que trabalho mais sujo, fazer isso com pessoas de baixa renda e honestas, não sou contra eles fiscalizarem, tem que fiscalizar, para prevenir acidentes, mas chegar ao ponto de apreender um carro apenas por causa de um Pneu, ai é sacanagem pura!!! Poderiam apenas dado um ultímato dizendo: vá ate a borracharia ai e troca o Pneu agora, dai lhe damos apenas um agravante e você pode ir embora… mas preferiram apreender o veículo, cobrar multa + o guincho + dias de apreensão e taxas…. é pra ferrar com o cidadão de bem totalmente!!!
Oi Robson, aconteceu comigo nesta semana ..
Eu saí da garagem, virando a esquina, parei no farol..aí percebi um policial começando a circular entre os carros parados no farol (depois soube que era o comandante), até então estava tranquila pois achei que estavam procurando algum carro suspeito..Aí ele veio na minha direção e me pediu para dar a ré me tirando da via em que estava e me levando para a via ao lado onde estava tendo a blitz, pediu para um outro policial averiguar os pneus e documentos. Esse policial pediu as chaves do carro, ele deu a volta no carro viu os pneus, me explicou que o pneu direito precisava ser trocado e disse que iria me multar mas que eu poderia ir para casa…disse que eu estaria liberada para providenciar a troca o mais rápido possível, pediu para aguardar para me entregar os documentos, porém para o meu espanto ele voltou e disse que infelizmente não podia mais me liberar, pois o Comandante dele, queria que o meu veículo fosse apreendido,guinchado..minha filha mais velha assustada começou a chorar..
Fiquei indignada..como assim? Eu ia ser liberada…o que aconteceu?
Fui conversar com o comandante, pedi a oportunidade de me liberar, eu estava a um quarteirão de casa com meus filhos no carro, prometendo à ele que iria para casa e providenciar a troca..ou que me deixasse chamar alguém para realizar a troca alí mesmo, na frente dele se fosse o caso..
Eu nem sabia que por conta do pneu meu carro poderia ser apreendido ..
Simplesmente ele disse: Senhora a Lei não funciona desta forma!
E levaram meu carro..por conta de 1 pneu…como consta na CRR e descobri depois que o meu carro só poderá sair do Pátio em que está, guinchado até a residência..Me senti humilhada…foi como se tivessem tirado de mim o direito de provar que sou uma cidadã do bem, que tinha entendido a orientação inicial e que só queria a oportunidade de trocar o pneu, mesmo que fosse necessário me apresentar novamente diante deles e apresentar a realização da troca.
Só acho que os policiais primeiramente deveriam orientar os cidadãos e dar a oportunidade dele providenciar o que for necessário..
Me deu a impressão, que este que se diz ser Comandante, simplesmente fez por que quis.. do contrário o outro policial não teria me dito que eu estava liberada..
Meu carro nem foi em cima do guincho porque já estava cheio de motos ..e logo depois do guincho sair puxando meu carro, os policiais entraram nas viaturas, guardaram os cones e foram embora do local ..
Não tenho conseguido dormir direito, meus filhos estão assustados ..isso nunca havia acontecido comigo..
Leonardo uma coisa e o agente PRF fazer a multa e apreensão que é lei ,outra coisa e o agente aproveitar da inflamação e humilhar o cidadão de bem,fazê-lo substituir o pneu do veículo aprendido dentro do pátio sem nenhum recurso, em uma região totalmente isolada, e simplesmente falar se vira o problema e seu. Muitos policiais fazem isso por prazer. E isso e abuso de poder! O policial que cometer isso deveria ser exonerado com pena de lei. Para que possamos também ser protegidos pela lei de políciais desonestos! Vc concorda?
nao pode apreender o animal, fala direito com as pessoas
nao pode apreender o veiculo apenas reter ate que seja sanado e reter o crlv, fala direito com as pessoas em suas respostas ainda mais quando nao entende da lei. o carro podia sair com auxilio de um guincho particular. por isso tem que privatizar tudo. policia, agentes de transito. ai fez *ou quiz abusar do “poder” é rua
Exatamente, hoje passei pela mesma coisa, trabalho muito e um pessoa honesta como o policial rodoviario nem me ouviu, multa também. Tanto vagabundo por que esses caras não vão atras, só querem ferrar quem trabalha.
Pois é Eder, é uma lei bem sem vergonha essa, o congresso deveria mudar isso, colocar apenas um últimato e dar chance pra pessoa arrumar não é mesmo? Pior que nem adianta discutir, se falar alguma coisa ainda vai preso.
Achei uma bosta. Tem mil dúvidas aqui embaixo, e ninguém pra responder nenhuma. Site de bosta.
Tomei a multa mas o carro não está no meu nome pra quem vai a multa??
A pontuação vai pra você ,se caso você foi notificado. e a multa vai para o proprietário do veículo.
Vai para o proprietário
Minha dúvida é se meus 2 pneus da frente, na parte d dentro estiver gasta, é motivo de remoção do meu veículo até o pátio? Faço essa pergunta por que os guardas de trânsito na cidade de Gravataí-RS estão recolhendo vários carros com pneus com desgaste,alegando estarem careca.
Fizeram isto comigo hj , sem chances de sanar o.problema no local …irei judicializar contra eles
Como o artr 230 diz nao pode ser guinchados mais pode ser retido isso quer dizer que onde vc for parado seu carro tem qur ficar ate vc providenciar os pneus ou assessórios comprometidos.
Aconteceu ontem comigo na segunda .. apreenderam o carro e ainda se enrolaram falando que estávam sem sistema para poder pagar enfim mais um dia de diária e ainda tenho que trocar a placa do carro
Boa noite Aconteceu o mesmo com meu filho levarão o carro por pneus carecas e deixarão um pai de família a pé vindo de uma consulta médica com a filha de 3 anos a pé , deveria ter um a pouco de censo a policia que a vida está difícil . desse uma chamada e mandasse para casa porque era o que ele estava fazendo para poder dormir e ir trabalhar a noite. Fica uma dica mais bom censo .
Comigo foi assim: eu e meu pai e irmãos tavamos indo para o DENTISTA era longe de casa, na avenida, eles simplesmente não queriam saber, apreendam e a gente que se dane… voltamos a pé pra casa, quase 1hr andando… muita covardia, eu preferia virar mendingo do que aceitar uma profissão tão covarde dessas!
No meu caso aqui em SP, eles apreenderam por causa de 1 Pneu apenas, um!
Bons dias, pfv, me orientem, sei que multa por pneu careca sao 5 pontos na habilitacao e de natureza grave. A duvida é: fui multado e o PM anotou 4 pneus careca TWI abaixo do limite numa tacada só; vou ser multado uma vez ou 4 vezes? Ou seja vou pagar 195,00 merreis uma vez só e pegar 5 pontos ou 195,00 conto vezes 4 e pegar 20 pontos e ter a habilitacao suspensa ou cassada e nao dirigir mais? Obrigado
Sou motorista de entrega e vejo vários assaltos diariamente por moto , a polícias faz bloqueios e param veículos julgam e apreeedem o trabalhador enquanto os bamdidos fazem a festa roubando livremente ., falta vergonha na cara de polícias que ao meu ver estão só enchendo o bolso do DETRAN ., e que se dane os trabalhadores , multam por um pneu desgaste .,etc e atém recolhem o carro sendo que não dá os tempo de reparar no local ., a verdade é que é que existe neste país uma máquina de caçar níquel dos trabalhadores ., toda vez que o cidadão fosse roubado poderia descontar não salários destes policiais uma percentual por eles prestarem péssimo serviço a população está e a mais pura e cristalina verdade que deveria ser imediatamente colocada em pratica ., pois polícia tem que fazer seu papel não ficar angariando misérias dos motoristas para encher cofres públicos , tem muitas coisas que deveria ser advertidas e dar um prazo para adequação e vistoria do DETRAN e só após este prazo aí sim dar multa ou aprender o veículo ., polícias do Brasil uma vergonha.,
Na verdade o TWI, não é um aparelho de medição, mas sim uma característica presente no própio pneu, se você observar vai localiza-lo dentro dos sulcos do pneu, é como se fosse uma “verruguinha” que mede exatamente 1,6 mm, logo quando o desgaste começa a atingi-lo, tá na hora de se efetuar a troca.
Olá boa noite fui multado por pneus carecas mas eles não tinham nenhum aparelho de medição ou twi como acabei de ler neste caso o que devo fazer ?
Bom dia fui parado por policiais no aeroporto de Guarulhos , os mesmos disseram que o pneu do lado direito estava em péssimas qualidade de uso , e que meu veículo ia ser recolhido ao pátio sem nem me dá a oportunidade de corrigir o problema no local ,
muito bem, gostei das informações pra ficar seguro diante dos fatos, das pessoas sem personalidades