[Vitrine] Nissan Kicks 2017 é SUV seminovo valorizado

Com conjunto mecânico que preza o conforto e custo de manutenção baixo, SUV da Nissan se tornou seminovo valorizado

Por Fernando Miragaya 23/09/19 às 15h30
Especial para o AutoPapo

O Nissan Kicks veio na leva tardia de SUVs compactos que foram beber na fonte na qual o EcoSport nadou por mais de uma década. Com desenho meio futurista, o Nissan vende bem e se tornou seminovo recente e bem visto – ainda mais na versão topo de linha, o Kicks SL 2017. Mas seus predicados vão além.

O custo de manutenção do Kicks usado salta mais aos olhos do que suas linhas ousadas. Tem as revisões com preço fixo mais baixas do segmento – só duas visitas passam dos R$ 500. Além disso, a cesta de peças tem custo muito competitivo. Algumas razões para o SUV da Nissan estar bem na cola em vendas de Honda HR-V, Hyundai Creta e Jeep Renegade.

Preço das revisões do Nissan Kicks 2017

Quilometragem Valor
20.000 km R$ 549
30.000 km R$ 439
40.000 km R$ 579
50.000 km R$ 439
60.000 km R$ 549

**Acima dos 60.000 km as revisões da Nissan não incluem mão de obra, que pode variar conforme a região

nissan kicks 2017 sl 2

Consumo do SUV da Nissan

O conjunto mecânico do Nissan Kicks também agrada, mais pelo conforto do que pela “pegada”. O motor 1.6 16V de 114 cv é competente para o anda e para da cidade, porém só trabalha melhor em altas rotações. O que resulta em um bom consumo: 8,1 e 9,6 km/l com etanol e 11,4 e 13,7 km/l, com gasolina, nota A no Inmetro e Selo Conpet de eficiência energética.

Cesta de peças do Kicks SL 2017

Peça Preço
Jogo com 2 amortecedores traseiros R$ 484,80
Jogo com 4 pastilhas de freio dianteiras R$ 318,00
Farol dianteiro direito R$ 946
Retrovisor externo esquerdo R$ 733
Lanterna traseira esquerda R$ 339
Jogo de velas R$ 428
Bomba de combustível R$ 1257

Nesse bolo todo, o câmbio do tipo CVT – continuamente variável – é tradicional, ou seja: proporciona comportamento linear, que parece monótono, mas sem trancos. A questão é que não há simulação de marchas e opção de mudanças sequenciais, algo comum nos principais rivais.

Tudo bem porque na estrada o SUV Nissan deslancha e se mostra algo divertido e algo comportado. A direção é precisa, o que empresta certa pitada de esportividade. Nas curvas, a carroceria torce dentro da normalidade, sem pregar sustos. Ao mesmo tempo, a suspensão (McPherson na frente e eixo de torção, atrás) filtra bem os buracos e garante uma cabine sem muitos solavancos.

O acabamento se mostra superior aos colegas de vitrine e de plataforma March e Versa. O Nissan Kicks também usa muito plástico duro, mas os encaixes são bastante corretos, não há frestas irregulares e nem sinais de rebarbas.

Na frente do SUV da Nissan, motorista usufrui de posição alta de dirigir, ergonomia funcional na maior parte do tempo e espaço esperado para pernas e joelhos.

O banco traseiro, contudo, é mais limitado. Há pouco espaço para ombros e o ambiente só acomoda bem mesmo dois adultos e uma criança pequena. Em compensação, o porta-malas de 432 litros leva duas bagagens grandes mais pequenos volumes.

  • Legal: custo de manutenção, posição de dirigir, estabilidade e consumo
  • Ruim: espaço no banco traseiro e ausência de marchas simuladas no CVT

Equipamentos do Kicks SL

Na parte de equipamentos, o Nissan Kicks 2017 SL (que ainda vinha do México) era generosa na parte de segurança. Seis airbags, controles de tração e de estabilidade, câmeras 360º e de ré, assistente à partida em rampas e Isofix – o Kicks levou quatro estrelas em um máximo de cinco nos testes do Latin NCAP, tanto na proteção para adultos como para crianças.

No conforto, o SUV Nissan tem trivial para o segmento. Ar automático, direção elétrica, trio, bancos de couro, chave presencial, sensor de luminosidade, ajustes de altura e de profundidade do volante, encosto traseiro bipartido, rodas de liga leve aro 17” e faróis de neblina. A central multimídia com tela de 7” tem desenho antiguinho, mas reúne GPS, Bluetooth e entradas USB e para cartão de memória.

Nissan Kicks 2017 SL

Característica Nota
Desempenho 3 ★★★☆☆
Espaço interno 3 ★★★☆☆
Equipamentos 4 ★★★★☆
Segurança 4 ★★★★☆
Liquidez 3 ★★★☆☆
Pós-venda 5 ★★★★★
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (9 votos, média: 4,89 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Diogo 24 de setembro de 2019

    Materia parece comprada. Falou somente de pontos positivos.
    O kicks tem vicios ocultos.
    Alguns problemas com retentores que estragam frequentemente. A tampa do porta malas faz barulho, pode levar quantas vezes quiser e ajustar que ela volta a fazer barulho. Entra poeira pela parte inferior das portas da frente.
    Imagino que estes problemas sejam resolvidos nos próximos modelos.

  • Avatar
    Edson Oliveira 24 de setembro de 2019

    Um carro quase perfeito, no conjunto.

    Além de muito econômico e bonito.

  • Avatar
    teruang 24 de setembro de 2019

    O motor do sentra cairia bem no kicks.

Avatar
Deixe um comentário