[Vitrine] BMW 118i 2010 traz requinte a bordo e na mecânica

Por valores que vão de R$ 35 mil a R$ 42 mil, é possível comprar o menor hatch da marca alemã de luxo, que tem bons trunfos

bmw 118i 1
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 24/12/2019 às 18h30
Atualizado em 10/03/2020 às 17h52

Quando se pensa em BMW, logo vem à mente um carro com pegada esportiva; só que esse não é bem o caso do Série 1, ao menos na configuração 118i. Nele, o desempenho não é arrojado, porém é mais que suficiente para andar na cidade e pegar uma bela estrada no fim de semana.

bmw 118i 1

Para quem está atrás de um seminovo que cabe em qualquer lugar, com dose de conforto acima da média e a excelência da mecânica alemã, o menor hatch da marca de luxo vai muito bem. Tudo com aquela pitada de sofisticação bávara.

Escolhemos o BMW 118i da linha 2010, segundo ano de sua importação. E vamos começar a destacar de cara o conjunto mecânico sempre elogiado da marca alemã. Falamos que não é um esportivo, mas nem por isso é um carro anestesiado. Pelo contrário: o Série 1 é para quem aprecia uma direção responsiva.

BMW 118i não é esportivo, mas anda bem

Sob o capô, o motor 2.0 de quatro cilindros garante saídas de semáforo convincentes e rodar suave. A performance que mescla disposição e conforto é ajudada pelo câmbio automático de seis velocidades. Muito bem escalonado, ele faz mudanças corretas, sem delays ou buracos entre as marchas.

  • Legal: dirigibilidade, comportamento dinâmico, conforto e acerto do câmbio
  • Ruim: calibragem da direção em baixa velocidade

O modelo se ressente de retomadas vigorosas, apesar do torque de 18 kgfm aparecer logo acima das 3.000 rpm. Mesmo assim, sabendo trabalhar bem o pedal do acelerador e ficar de olho no conta-giros, o 118i não esmorece em subidas ou ultrapassagens – ainda mais se você optar pelas mudanças sequenciais na manopla da transmissão. No modo Sport da caixa, o conjunto passa a trabalhar em rotações mais altas.

bmw 118i 2

A tração traseira deixa a viagem na estrada mais bacana. Especialmente nas curvas, com o Série 1 bastante obediente. A direção é precisa e a suspensão (independente nas quatro rodas, com jogo multibraço na traseira) tem acerto firme, o que deixa o hatch grudado no chão. Nos buracos da cidade, porém, o conjunto se ressente e reflete as imperfeições na cabine.

Interior ainda é sofisticado

Nada desesperador. Até porque conforto é majoritário no 118i. Com 2,66 m de entre-eixos, dois adultos e uma criança conseguem se acomodar no banco traseiro com certa folga para os pés e joelhos. Os assentos do motorista e carona ainda dispõem de suporte regulável para as coxas. Se sentir à vontade ao volante do Série 1 é tarefa fácil.

BMW 118i Nota
Desempenho 3 ★★★☆☆
Espaço interno 4 ★★★★☆
Equipamentos 3 ★★★☆☆
Segurança 5 ★★★★★
Liquidez 3 ★★★☆☆
Pós-venda 2 ★★☆☆☆

A ergonomia é funcional na maior parte do tempo. O isolamento acústico impecável e o acabamento traz o toque de requinte que se espera de um BMW. Só mesmo os porta-trecos das portas podem incomodar um pouco as pernas de quem vai na frente. E a direção com assistência eletro-hidráulica não é tão suave na hora de manobrar na vaga.

Em equipamentos, o 118i se destaca pelo nível de segurança – para um carro com quase 10 anos. São seis airbags, controles de estabilidade, tração e de frenagem em curvas, retrovisor eletrocrômico e Isofix para fixação de cadeirinhas infantis. Mas a idade também traz alguns poréns. Não há central multimídia, só um som simples com CD e entrada auxiliar – sequer tem USB -, e o ar-condicionado não é automático.

bmw 118i 3


Em contrapartida, a partida do motor é por botão e o volante é revestido de couro, com comandos multifuncionais. No mais, trio elétrico, tapetes de veludo, descansa-braço dianteiro, encosto traseiro bipartido, retrovisores aquecidos, sensores de chuva e de luminosidade, rodas de liga leve aro 16” e faróis de neblina.

Manutenção e revisões

O pós-venda de um BMW não tem jeito: os preços são salgados. Os componentes externos custam uma nota, assim como alguns itens da cesta de peças, como pastilhas de freio e velas. A marca, contudo, tem o chamado “BMW Fidelidade”, que pode conceder até 27% de desconto na manutenção – caso o carro esteja enquadrado nas regras do programa.

Cesta de peças BMW 118i 2010
Kit com 2 amortecedores traseiros R$ 2.000,80
Kit de velas R$ 836,30
Jogo com 4 pastilhas de freio dianteiras R$ 1.600,65
Farol dianteiro esquerdo R$ 3.116,00
Lanterna traseira direita R$ 1.407,94
Retrovisor externo esquerdo R$ 1.662,00
Revisões com preço fixo e mão de obra BMW 118i 2010
60.000 km R$ 1.179,49
70.000 km R$ 514,92
80.000 km R$ 2.077,13
90.000 km R$ 514,92
100.000 km R$ 1.474,04

Fotos BMW | Divulgação

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2 Comentários
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Leo egidio rodrigues de villa 28 de junho de 2021

Gostel muito proveitoso…

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ROVILSON CARIELO BUENO 12 de maio de 2020

boas informações . obrigado

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